15 profissões do futuro: as tendências que merecem sua atenção – PROJETO PARCEIRO LUZ

O mercado de trabalho está mudando e você já deve ter percebido isso, certo? Hoje vamos falar sobre as tendências que devem ter atenção especial e como se adaptar à elas!

Você conhece as profissões do futuro?

Se você está no início de sua vida profissional, provavelmente tem dezenas de indecisões fervilhando em sua cabeça e já percebeu como os empregos tradicionais podem sofrer mudanças drásticas em alguns anos. Talvez tenha dúvidas se irá cursar uma graduação na faculdade ou se irá investir em outra carreira pela qual sente mais prazer.

Pode ser também que você já tenha uma carreira, mas quer se atualizar sobre as mudanças do mercado de trabalho.

Essa dúvida é comum e, inevitavelmente, deve ser considerada para todos aqueles que compõem a fatia da população economicamente ativa.

Se esse é o seu caso, hoje vamos falar sobre como as inovações podem afetar as profissões atuais e qual o melhor caminho a se seguir, pensando na nova onda tecnológica que nos atinge.

A tecnologia e o mercado de trabalho

Há alguns anos, muito se falava sobre as novas tecnologias e como o mundo mudaria drasticamente por volta do ano de 2020. Surgiram muitas previsões curiosas sobre como nossa vida seria afetada por todas as mudanças que estariam por vir. O fato é que já vivemos uma revolução tecnológica que, até então, só existia em histórias de ficção científica.

Se a Geração X buscava estabilidade e aquisição de bens, os Millennials buscam pela experiência, que não está, necessariamente, atrelada aos bens de consumo.

Cada vez  mais pessoas utilizam aplicativos de transporte particular.

Cada vez mais pessoas preferem alugar um imóvel para morar a comprar o seu próprio.

A lógica do mercado de trabalho sempre estará alinhada à medida que a ciência inova, a tecnologia se desenvolve e novas demandas vão surgindo no mundo.

Por isso, tanto se fala de empresas de inovação, que nada mais fazem, do que adequar-se à demanda social.

Empresas como AirBnb e Uber não surgiram com um palpite de sorte.

E é com base nessa análise de demanda do mercado que vamos agora às próximas previsões para as profissões que vão ser muito requisitadas no próximos anos!

15 profissões do futuro

Mesmo com a extinção de algumas carreiras, outras serão criadas para suprir novas necessidades. São elas:

1. Desenvolvedores de softwares: são e ainda serão, por muito tempo, profissionais valorizados no mercado, pois fazem parte do grupo que cria os novos sistemas que automatizam processos.

2. Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente: existem algumas variações para esse profissional no mercado, como Customer Success ou na tradução literal, Sucesso do Cliente. A função desse profissional é fazer com o cliente tenha toda a assessoria necessária de algum produto/serviço contratado. Já é comum encontrar esses profissionais em empresas de e-commerces e outras plataformas, que prezam pelo resultado e experiência positiva do cliente.

3. Creators: esses profissionais já estão em alta e prometem ficar nos próximos anos. São aquelas pessoas que vivem de produzir conteúdo para a internet, também conhecidos como digital influencers.

4. Assessor de creators: já existem agências/profissionais que cuidam das carreiras de influenciadores digitais e a tendência é que esse número aumente à medida que novos creators apareçam.

5. Professor online: o ensino EAD tende a se expandir nos próximos anos e os professores começaram a enxergar o modelo de sala de aula virtual, que possibilita maior alcance de alunos. Essa é uma grande aposta para escalar os ganhos dos profissionais que vivem de transmitir conhecimento.

6. Coaching: o coaching é o profissional que ajuda outras pessoas a evoluírem em diversas áreas de suas vidas, mas principalmente, em suas carreiras.

7. Profissional de marketing digital: apesar de ser uma profissão antiga, esse profissional vem se fortalecendo cada vez mais no meio online, criando uma especialização de carreira voltada para a internet.

8. Analista de Big Data: profissional que analisa todas as informações provenientes de um sistema que circula na internet e que pode influenciar em um negócio/empresa.

9. Gestor de comunidade: esse profissional é responsável por lidar com os consumidores e comunidade ao redor de uma empresa, a fim de recolher opiniões para melhorar o negócio e o posicionamento da empresa com essas pessoas. Alguns negócios já possuem profissionais focados nessa função, que irá se expandir nos próximos anos.

10. Engenheiro ambiental: o meio ambiente tem sofrido alterações drásticas nos últimos anos e esse profissional será cada vez mais essencial entre as profissões do futuro.

11. Engenheiro hospitalar: a tecnologia em hospitais também evolui e novos aparelhos surgem para facilitar tratamentos, cirurgias e o dia a dia de profissionais da saúde. E é por isso que o engenheiro hospitalar está escalado entre as profissões dos próximos anos.

12. Segurança da informação: será o profissional que assegurará que toda a informação digital de determinada empresa ou instituição não seja burlada ou invadida.

13. Gestor de resíduos: a produção de resíduos vem aumentando consideravelmente, principalmente do tipo sólido, gerando a necessidade de uma gestão dessa matéria sendo produzida massivamente.

14. Arquiteto e Engenheiro 3D: no setor de engenharia, arquitetura e urbanismo, será possível projetar ambientes em 3D e por isso, os profissionais deverão se especializar nesse ramo para entregar uma experiência cada vez mais real ao seu cliente.

15. Desenvolvedor de dispositivos wearables: em uma tradução livre, “weareable” significa “vestível”. São óculos, lentes, relógios e outros equipamentos que tenham algum tipo de tecnologia que facilite a vida das pessoas. E os profissionais capazes de desenvolver esses dispositivos estarão entre os mais procurados nos próximos anos.

A grande sacada para os próximos anos é pensar nas carreiras que envolvam criatividade e relacionamento.

Isso porque são funções que a inteligência artificial ainda não consegue reproduzir com precisão.

Estes últimos são profissionais que começaram a explorar a oportunidade que novos canais oferecem, como o Youtube, e descobriram uma maneira de obter lucro produzindo conteúdo. O mesmo acontece com blogueiros e produtores digitais, que transmitem conhecimento e debatem sobre temas relevantes para determinado público.

Essa profissão fará cada vez mais sentido, principalmente pensando na geração Y e Millennials, que já não têm mais o hábito de assistir televisão como nosso pais e avós ainda fazem. Se antes era preciso esperar a novela ou jornal passar no horário determinado pela emissora, hoje o usuário determina o que e quando deseja assistir.

O formato de distribuir conhecimento também vem evoluindo. Surgem cada vez mais professores, especialistas e instituições de ensino apostando na internet para educar a distância. A vantagem desse modelo é a possibilidade de alto alcance de pessoas sendo impactadas por aquele conteúdo, independente do dia ou horário.

Fonte: Site – https://www.hotmart.com/

 

Inovem!

Click Ideal Equilíbrio

   

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara

Silmara Regina Carlos – Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach – Instituto HOLOS – Certificação ICF International Coach Federation.