QUALIDADE DE VIDA E O MEIO AMBIENTE

Qualidade de vida e meio ambiente

Atitudes simples e escolhas conscientes em nossa rotina podem ajudar o meio ambiente e assim o nosso bem-estar e, portanto qualidade de vida. Para garantirmos um futuro melhor para nós e para nossa família, é importante que cuidem desde hoje do meio ambiente.Devemos adquirir uma postura diferente trazendo benefícios contra o aquecimento global, começando com os meios de transporte, dando caronas, andar a pé, bicicleta, aproveitando e fazendo um exercício físico trazendo benefícios a sua saúde e para o meio ambiente. A natureza, o planeta o nosso corpo precisam da minha, da sua e da nossa ajuda, dessa maneira ter uma melhor qualidade de vida.

Carvalho (2010) ressalta que é necessário incluir na agenda daqueles que se preocupam com a qualidade de vida, a questão da sustentabilidade entendida em suas diferentes dimensões: sociopolítica, econômica, cultural, ambiental, cultural, trazendo alterações de caráter comportamental e assumir compromissos de mudança para a Qualidade de Vida e para não ter comprometimento das possibilidades de sobrevivência das gerações futuras.

Campos (2010) aborda algumas condições básicas, tais como:

• ser ecologicamente correto – no sentido de analisar o impacto ambiental; as consequências sobre os seres vivos de hoje e os de amanhã e a repercussão que terá sobre o planeta;
• ser economicamente viável – discutir o custo-benefício das ações; a disponibilidade dos recursos econômicos; a questão do aumento excessivo de tributos para a população e os investimentos em infraestrutura e tecnologia;
• ser socialmente justa – considerar a questão das desigualdades socioeconômicas fruto de uma distribuição de renda extremamente injusta, deve-se assegurar que a população tenha acesso aos bens sociais o que, consequentemente, contribuirá para uma maior justiça social e desenvolvimento econômico;
• ser culturalmente aceita – respeitar a cultura da população, uma vez que a cultura de um povo reflete a sua natureza, sua história, sua alma, suas crenças, seus valores, seus mitos.

Cuidar do meio ambiente deve fazer parte do nosso dia a dia, comprometer-se com o respeito aos direitos e deveres individuais e coletivos, como diz “a cada ação corresponde uma reação”. Participe de um programa como esse da sustentabilidade para se sentir melhor, útil e melhorar sua qualidade de vida fazer que se sinta parte do meio ambiente.

Fonte: www.portaleducacao.com.br
Click Ideal Equilíbrio
   

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara

Silmara Regina Carlos – Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach – Instituto HOLOS – Certificação ICF International Coach Federation.