6 FILMES QUE MOSTRAM O LADO SOMBRIO DO MUNDO DO TRABALHO

Dos jogos de poder no escritório ao drama do desemprego, veja filmes que ensinam lições marcantes sobre o lado obscuro do mundo do trabalho.

1- O Corte

O engenheiro Bruno (José Garcia) é demitido depois que a indústria onde trabalhava adere à terceirização. Dois anos mais tarde, e ainda desempregado, ele decide tomar medidas drásticas para eliminar a concorrência. Por que é sombrio? Segundo Barcaui, o filme explora os efeitos psicológicos do desemprego numa sociedade obcecada pelo trabalho. “Por conta da crença generalizada de que a profissão é a raiz de todas as realizações, o protagonista perde sua identidade e sua dignidade quando deixa de ter um emprego”, explica o professor da FGV. “Le couperet”
Diretor:
Costa-Gavras
Ano de lançamento:
2005

2- O sucesso a qualquer preço

Baseado em uma peça teatral homônima, o filme apresenta quatro vendedores submetidos a um método radical de “motivação” na empresa onde trabalham. Ao final de uma semana de treinamento intensivo, todos serão demitidos – exceto os dois que fecharem mais negócios. Por que é sombrio? O drama explora a dubiedade dos programas de motivação nas empresas. De acordo com Barcaui, o filme ainda mostra como a competição interna pode chegar às últimas consequências, sobretudo num clima de recessão econômica. “Glengarry Glen Ross”
Diretor: James Foley
Ano de lançamento: 1992

3- Um dia de fúria

 

Em meio à crise econômica do início da década de 1990, William (Michael Douglas) é dispensado. Furioso com a falta de perspectivas profissionais e o acúmulo de problemas familiares, o protagonista entra numa espiral de agressividade que o acompanha até as últimas consequências. Por que é sombrio? A professora Limongi-França explica que o filme aborda as consequências graves da falta de inteligência emocional. O drama do estressado William é um alerta sobre os riscos do acúmulo de conflitos no trabalho e na vida pessoal. “Falling Down”
Diretor:
Joel Schumacher
Ano de lançamento: 1993

 

4- O que você faria

Todo o filme se passa numa sala de reunião em que ocorre um processo seletivo. Em cena, há sete candidatos submetidos a uma série de testes psicológicos que vão se tornando cada vez mais sinistros. Entre os participantes está infiltrado um representante do RH da empresa contratante. Por que é sombrio? De acordo com Barcaui, o filme faz uma caricatura dos exigentes processos seletivos promovidos por algumas empresas. A competitividade é levada a tal ponto que os participantes esquecem os limites da ética e até do bom senso. “El método”
Diretor:
Marcelo Pyñeiro
Ano de lançamento: 2005

 

5- Wall Street: Poder e Cobiça

Para subir na carreira, o jovem Bud (Charlie Sheen) faz pactos ilegais e desenvolve uma relação pouco saudável com seu chefe Gekko (Michael Douglas).  Por que é sombrio? O espectador é exposto ao “lado B” de diversas situações corporativas, diz André Barcaui, professor da FGV. “Além de retratar a agressividade do mundo nos negócios, ele também mostra negociações por trás dos panos, práticas ilegais, entre outros aspectos obscuros da realidade de algumas empresas”, afirma. “Wall Street”
Diretor:
Oliver Stone
Ano de lançamento: 1987

 

6- Perfume de mulher

O drama conta a história de Charlie (Chris O’Donnell), um jovem estudante que é encarregado de cuidar do mal-humorado Slade (Al Pacino), ex-militar aposentado que perdeu a visão na guerra. Por que é sombrio? A relação com o mundo do trabalho é sutil, mas existe. Segundo Limongi-França, um dos temas do filme é o drama dos aposentados, que procuram desesperadamente preencher o seu cotidiano com algo significativo. “Também são abordadas as marcas que o trabalho deixa na vida de uma pessoa, desde as lesões físicas até as morais”, afirma a professora da FEA-USP. “Scent of a woman”
Diretor:
Martin Brest
Ano de lançamento: 1992

 

Fonte: Exame.com

 

Bom filme!

Click Ideal Equilíbrio

   

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara

Silmara Regina Carlos – Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach – Instituto HOLOS – Certificação ICF International Coach Federation.