8 ATITUDES PARA TER MAIS ENERGIA

Diversos alimentos são responsáveis pelo fornecimento de energia, sobretudo os que elevam a glicemia sanguínea, como os carboidratos, já que a glicose é o combustível essencial para a produção de energia. No entanto, o impacto dos diversos alimentos sobre as taxas de glicose sanguínea é bastante variável, pois depende da velocidade com que esses alimentos são digeridos. Quanto maior Índice Glicêmico (G.I.) do alimento, mais rápido será sua absorção, causando maior impacto glicêmico – Carga glicêmica (C. G.).

Para fornecer energia ao longo do dia ou da prática de atividade física é de suma importância dar preferência aos alimentos fontes de carboidratos e com índice glicêmico de baixo a moderado, pois assim o açúcar é lentamente absorvido, mantendo mais os níveis glicêmicos. Dessa forma, a energia também se mantêm mais constante. Porém, se o objetivo for repor energia de forma rápida pode-se optar pelos carboidratos de alto índice glicêmico, do contrário a melhor opção são os de baixo e moderado I.G. Abaixo seguem alguns exemplos de alimentos energéticos:

1 – Arroz Integral: Além de ser fonte de carboidratos, também possui vitamina B6, que ajuda a manter os níveis de energia e promover maior resistência a fadiga.

2 – Aveia: Possui carboidratos complexos que são absorvidos lentamente pela corrente sanguínea, proporcionando energia e sensação de saciedade.

3 – Banana: Possui 3 açúcares naturais: a glicose, frutose e amido, que são fornecedores de energia. Há relatos de que o consumo de 2 unidades é suficiente para fornecer energia suficiente para 90 minutos de exercícios.

4 – Batata Doce: É uma excelente fonte de carboidratos, de índice glicêmico bastante inferior ao da batata inglesa, portanto fornece energia de maneira mais prolongada.

5 – Guaraná: Possui cafeína, substância que estimula o metabolismo e fornece energia.

6 – Quinua: É um alimento que oferece excelente reserva energética e contém altas concentrações de vitaminas do complexo B, sobretudo vitamina B6, que fornece energia e evita a fadiga.

7 – Levedo de cerveja: Facilita a conversão de carboidratos em glicose pelo organismo, que o organismo utiliza para produção de energia. Também é fonte de vitaminas do complexo B.

8 – Mel de abelha: Fonte de energia rápida, é um carboidrato simples, que ao chegar ao estômago é prontamente absorvido para a corrente sanguínea. É uma excelente indicação para atletas e esportistas que necessitam de energia extra. Pode ser consumido em torno de meia hora antes do exercício e também após a atividade.

Receita de Vitamina Energética:

Vitamina Power

Rendimento: 1 porção / 269,51 Kcal por porção

Ingredientes:

1 ½ de leite de soja light

1 colher de sopa de aveia em flocos grossos

1 colher de chá de levedo de cerveja

1 unidade de banana prata

½ colher de sobremesa de mel de abelha

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva a seguir.

Crédito:

Dra. Juliana Rossi Di Croce – Nutricionista (CRN 40228)

Clínica Equilíbrio Nutricional

Tel. (11) 2672-7300

E-mail: equilibrio@equilibrionutricional.com.br

Site: www.equilibrionutricional.com.br

 

   

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Dra Juliana on FacebookDra Juliana on InstagramDra Juliana on WordpressDra Juliana on Youtube
Dra Juliana

Dra. Juliana Rossi Di Croce

CRN 40228

Nutricionista formada pela Universidade Cruzeiro do Sul (CRN 40228).

Pós Graduada em Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica – FAPES.

É Sócia Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e Co- autora dos Livros: “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II.