This page was exported from CLICK IDEAL [ http://clickidealequilibrio.com.br ]
Export date: Mon Nov 20 11:23:54 2017 / +0000 GMT

8 ATITUDES PARA TER MAIS ENERGIA




Diversos alimentos são responsáveis pelo fornecimento de energia, sobretudo os que elevam a glicemia sanguínea, como os carboidratos, já que a glicose é o combustível essencial para a produção de energia. No entanto, o impacto dos diversos alimentos sobre as taxas de glicose sanguínea é bastante variável, pois depende da velocidade com que esses alimentos são digeridos. Quanto maior Índice Glicêmico (G.I.) do alimento, mais rápido será sua absorção, causando maior impacto glicêmico – Carga glicêmica (C. G.).

Para fornecer energia ao longo do dia ou da prática de atividade física é de suma importância dar preferência aos alimentos fontes de carboidratos e com índice glicêmico de baixo a moderado, pois assim o açúcar é lentamente absorvido, mantendo mais os níveis glicêmicos. Dessa forma, a energia também se mantêm mais constante. Porém, se o objetivo for repor energia de forma rápida pode-se optar pelos carboidratos de alto índice glicêmico, do contrário a melhor opção são os de baixo e moderado I.G. Abaixo seguem alguns exemplos de alimentos energéticos:

1 - Arroz Integral: Além de ser fonte de carboidratos, também possui vitamina B6, que ajuda a manter os níveis de energia e promover maior resistência a fadiga.

2 - Aveia: Possui carboidratos complexos que são absorvidos lentamente pela corrente sanguínea, proporcionando energia e sensação de saciedade.

3 - Banana: Possui 3 açúcares naturais: a glicose, frutose e amido, que são fornecedores de energia. Há relatos de que o consumo de 2 unidades é suficiente para fornecer energia suficiente para 90 minutos de exercícios.

4 - Batata Doce: É uma excelente fonte de carboidratos, de índice glicêmico bastante inferior ao da batata inglesa, portanto fornece energia de maneira mais prolongada.

5 - Guaraná: Possui cafeína, substância que estimula o metabolismo e fornece energia.

6 - Quinua: É um alimento que oferece excelente reserva energética e contém altas concentrações de vitaminas do complexo B, sobretudo vitamina B6, que fornece energia e evita a fadiga.

7 - Levedo de cerveja: Facilita a conversão de carboidratos em glicose pelo organismo, que o organismo utiliza para produção de energia. Também é fonte de vitaminas do complexo B.

8 - Mel de abelha: Fonte de energia rápida, é um carboidrato simples, que ao chegar ao estômago é prontamente absorvido para a corrente sanguínea. É uma excelente indicação para atletas e esportistas que necessitam de energia extra. Pode ser consumido em torno de meia hora antes do exercício e também após a atividade.

Receita de Vitamina Energética:

Vitamina Power

Rendimento: 1 porção / 269,51 Kcal por porção

Ingredientes:

1 ½ de leite de soja light

1 colher de sopa de aveia em flocos grossos

1 colher de chá de levedo de cerveja

1 unidade de banana prata

½ colher de sobremesa de mel de abelha

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva a seguir.

Crédito:

Dra. Juliana Rossi Di Croce – Nutricionista (CRN 40228)

Clínica Equilíbrio Nutricional

Tel. (11) 2672-7300

E-mail: equilibrio@equilibrionutricional.com.br

Site: www.equilibrionutricional.com.br

 

 

 


Post date: 2017-10-09 19:17:48
Post date GMT: 2017-10-09 19:17:48
Post modified date: 2017-10-09 23:39:29
Post modified date GMT: 2017-10-09 23:39:29

Powered by [ Universal Post Manager ] plugin. MS Word saving format developed by gVectors Team www.gVectors.com