ALIMENTAÇÃO NO VERÃO

VERÃO: CUIDADOS ALÉM DA BELEZA!

É nessa época que a maioria das pessoas se dão conta que o ano já está chegando ao fim e a pressa em obter um corpo bonito para o verão faz com que loucuras na alimentação sejam feitas em busca, muitas vezes, de um milagre. Um grande erro!

A exposição ao organismo a grande privação, sinaliza uma eficiência de armazenamento, gera um estresse metabólico, podendo ocasionar graves sintomas e sinais, muitas vezes irreversíveis e com grandes chances de um rebote de ganho de peso posteriormente, uma vez que é impossível manter esta situação por muito tempo.

Estas dietas da “moda” ou altamente restritivas, com grandes deficiências calóricas e nutricionais, dificilmente pode ser mantida. O foco é apenas a redução de peso corporal a qualquer preço, onde a estética e a vaidade se sobrepõem à saúde.

Os três aspectos importantes para redução e manutenção do peso, não são considerados:

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL, EXERCÍCIO FÍSICO E EQUILÍBRIO EMOCIONAL.

 

RESTRIÇÃO X REEDUCAÇÃO

RESTRIÇÃO ALIMENTAR

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Evite fazer várias refeições, afinal quanto menos alimentos, melhor

Procure se alimentar fracionadamente, de3 em 3 horas

Não coma gorduras

Restrinja o consumo de gorduras saturadas e trans, mas consuma as poliinsaturadas e monoinsaturadas

Nunca coma doces

Diminua o consumo de doces, podendo se deliciar com quantidades controladas se tiver vontade

Consuma alimentos  zero calorias e zero nutrientes

Reduza gradativamente o uso do açúcar, procure usar sucralose, stevia

Não consuma carboidratos

Consuma carboidratos sim! Mas opte pelos integrais e na quantidade recomendada

Consuma refeições monótonas (ex:salada  c/ frango grelhado)

Varie ao máximo os alimentos, pelas cores e formas de preparo, pois mais vitaminas e minerais serão fornecidos mais amplamente

Coma rápido e não fique na cozinha

Coma devagar, deguste, sinta o sabor de cada garfada. Faça de cada refeição um momento prazeroso…

Saia da mesa com fome

Acabe a refeição com a consciência de que ofereceu ao seu corpo alimentos saudáveis e na medida certa!

Verão nos remete à praia, sol, mar, viagens, encontros com amigos, corpo bonito, pele bronzeada, sim essa é a mágica do verão, mas os cuidados são redobrados uma vez que o clima propicia também maior desgaste ao organismo pelas altas temperaturas, desidratação, exposição solar, enfraquecimento do sistema imunológico.

Estas reações devem estar como prioridade na mente das pessoas para que o verão seja aproveitado como se deve, com saúde, equilíbrio e qualidade!

NÃO SUBSTITUA NENHUMA REFEIÇÃO

A troca de refeições por sucos, sopas ou shakes não oferecem à mente e ao corpo a sensação de real saciedade, pois esta é estimulada também pelo processo de mastigação dos alimentos, quando ocorre a liberação de hormônios que lhe farão sentir-se satisfeito e com a sensação de que se alimentou.

Além disso, substituir uma refeição como almoço, jantar por caldos, sopas, sucos, shakes não é possível por muito tempo por mais esforço que haja, pois o corpo sentirá falta de nutrientes e vitaminas que são essenciais à saúde e não são supridas apenas por essas fontes. Assim, não é um método duradouro.

HIDRATAÇÃO

Nosso corpo é formado de 70% de água, para um indivíduo chegar a desidratação, é porque não tem hábito de se hidratar regularmente, talvez não tenha uma alimentação rica em vegetais e frutas.

Dependendo do grau de desidratação o indivíduo poderá chegar ao óbito, pois todas as suas funções fisiológicas ficam comprometidas.

O consumo dos alimentos essenciais (verduras, frutas, legumes, cereais integrais) na forma de sopas, sucos, vitaminas, shakes, podem contribuir para a hidratação e fornecer e fornecerem nutrientes importantes como: carboidratos, vitaminas e minerais.

SISTEMA IMUNOLÓGICO

A exposição solar a qual nos submetemos nessa época propicia a formação de mais radicais livres em nosso organismo, pois o aumento da temperatura corporal além do habitual faz com que nosso corpo se desgasta e trabalhe mais para conseguir manter todas suas funções regularmente, assim, o excesso de sol pode se tornar mais um fator de estresse ao organismo.

Como todos radicais livres, devem ser combatidos com cargas de antioxidantes, pois a atuação livre deles podem afetar o sistema imunológico gerando infecções, aparecimento de vírus, resfriados. Assim, um antioxidante poderoso para fortalecer nosso sistema imune é a Vitamina C. Ela vem sendo associada a efeito protetor contra os radicais livres sob a ação da luz em fluidos ou tecidos oculares.

PROTEÇÃO SOLAR

Cada nutriente ou fitoquímico desempenham funções específicas em nosso corpo, porém há alguns que possuem maior propriedade funcional no que se refere a proteção e prevenção dos prejuízos  que podem ser causados pela maior exposição ao sol.

É importante o consumo de vitamina C para combater os radicais livres que aceleram o envelhecimento celular; a vitamina E que atua de forma sinérgica com a vitamina C na pele; o ômega 3 que mantém a hidratação da pele e tem ação anti-inflamatória. O ômega 6 também ajuda na hidratação porque fornece ceramidas que são as gorduras que lubrificam a pele. Essencial uma dieta que contenha polifenóis, presentes no caqui, no chá verde, que aumentam a resistência da pele contra os raios solares. Além, é claro  dos alimentos que são ricos em fitonutrientes com ação  fotoprotetora como, por exemplo, a luteína presente no espinafre.

 

Receita

Antes de se expor ao sol aposte neste suco!

Suco Visaderme

Rendimento: 1 porção

146 cal/porção

2 colheres de sopa de espinafre cru

½ copo de suco de laranja sem açúcar

¼ de cenoura crua

1 colher de sobremesa de semente de linhaça

1 colher de sopa de gérmem de trigo

2 cubos de gelo

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador.

 Sirva a seguir com as pedras de gelo.

Créditos:

Dra. Juliana Rossi – Nutricionista (CRN 40228)

Clínica Equilibrio Nutricional

Tel.:(11) 2672-7300 | WhatsApp 11 97334-9847

E-mail: equilibrio@equilibrionutricional.com.br

Site: www.equilibrionutricional.com.br

   

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Dra Juliana on FacebookDra Juliana on InstagramDra Juliana on WordpressDra Juliana on Youtube
Dra Juliana
Dra. Juliana Rossi Di Croce
CRN 40228
Nutricionista formada pela Universidade Cruzeiro do Sul (CRN 40228).
Pós Graduada em Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica – FAPES.
É Sócia Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e Co- autora dos Livros: "Saúde & Sabor com Equilíbrio" - Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II.