Alimentos Calmantes

Uma das causas de mau humor, nervoso, irritabilidade, entre outras é a fome, ou seja, uma sensação estressante ao organismo, ao qual não fomos programados para ter.  Sendo assim, o ato de nos alimentarmos já promove um bem estar, um conforto, um prazer e comprovadamente dependendo de qual alimento consumimos também podemos ter uma ação calmante e relaxante.

Principalmente se estes alimentos forem fontes destes nutrientes:

BIOTINA: é uma vitamina hidrossolúvel (Vit. H) que faz parte do complexo B, bastante estável aos processos de cozimento e industrialização alimentar, porém suscetível à oxidação. Esta é parte essencial em várias reações do nosso organismo, sobretudo no metabolismo de carboidratos e proteínas. Além disso, ela ajuda bastante o sistema neurológico a funcionar melhor fortalecendo a capacidade neuronal. Há estudos que demonstram sua função importante no tratamento de Alzheimer.

Fontes: gema de ovo, fígado, soja, banana.

 

LACTUCINA: é uma substância calmante presente, principalmente na alface. Ela é semelhante ao ópio.

 

 

TRIPTOFANO: O triptofano é um aminoácido essencial. Devemos então ingerir este na dieta para manter o equilíbrio do corpo. Dentre as funções mais importantes do triptofano devemos destacar a produção de serotonina. A serotonina é produzida, principalmente com a ingesta de carboidratos, pois o carboidrato estimula a passagem do triptofano, diminuindo a ansiedade e promovendo a sensação de bem estar. A serotonina é uma substância do sistema nervoso que transmite mensagens entre células, podendo ser, também, considerada o “prozac” natural do ser humano, uma vez que é responsável pelo sentimento de bem-estar e atua diretamente no humor.

Fontes: banana, cacau, peixes, aves, cereais integrais, castanha do Pará, semente de abóbora, ervilhas, figo, iogurte natural, aveia.

 

Vitamina B9 – Ácido Fólico

ÁCIDO FÓLICO: proporciona o equilíbrio das funções cerebrais, saúde mental e emocional, por seu envolvimento na formação de tetrahidrobiopterina, que atua como coenzima na síntese de neurotransmissores.

Acido fólico + vitamina B6 + magnésio = síntese de triptofano

Porque possuem substâncias e vitaminas que atuam de forma eficiente no nosso sistema nervoso central fazendo com que nossos níveis de estresse e agitação se equilibrem. Claro que a simples ingestão do alimento pode não fazer qualquer efeito caso a pessoa esteja cercada de comportamentos estressantes, agitados. A alimentação é apenas um fator que pode auxiliar (bastante) para acalmar.

O triptofano é um dos principais aminoácidos percursor da serotonina que é responsável pela sensação de bem-estar. Fonte: banana, cacau, peixes, aves, cereais integrais, castanha do Pará, semente de abóbora, ervilhas, figo, iogurte natural, aveia.

As vitaminas do complexo B também são importantes ao funcionamento adequado do sistema nervoso e nos ajuda a lidar com o estresse. Fonte: carnes magras como peixes aves e carne vermelha, leguminosas, oleaginosas.

O magnésio também é um mineral que ajuda no relaxamento muscular e nervoso além de atuar no metabolismo dos ácidos graxos. Fonte: castanha do Pará, leguminosas, cereais integrais, vegetais verdes escuros.

O selênio também é outro mineral que ajuda bastante na conversão do triptofano em serotonina, e assim, acalma e melhora o humor. Fonte: castanha do Pará, carnes peixes e ovos.

A lactucina é uma substância que, presente principalmente na alface, pode ajudar a induzir o sono e a relaxar. Fonte: alface.

Os ácidos graxos são essenciais para a química cerebral e para os neurotransmissores que estão envolvidos no processo de modulação do estresse. Fonte: linhaça, oleaginosas, salmão, azeite de oliva, peixes de água fria.

As quantidades devem ser calculadas mediante as necessidades individuais, devem ser consumidas com freqüência e inseridos em uma alimentação saudável.

Como já dito, não basta só ingerir o alimento. A tranquilidade e a calma vem de dentro para fora principalmente e depende de uma série de outros fatores, além da alimentação. Caso a pessoa consuma todos os alimentos acima indicados mas continue sem controlar sua ansiedade, seu estresse, seus comportamentos e estilo de vida, em nada irá adiantar. A alimentação pode auxiliar bastante, mas sozinha não faz milagres!!!

(Fonte: Dra. Gillian McKeith, A Bíblia da Alimentação Saudável, Ed.Alegro, 2009)

CRÉDITO:

Dra. Juliana Rossi Di Croce – Nutricionista (CRN 40228)

Clínica Equilibrio Nutricional

Tel.:(11) 2672-7300 | WhatsApp (11) 97334-9847

E-mail: equilibrio@equilibrionutricional.com.br

Site: www.equilibrionutricional.com.br

   

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Dra Juliana

Dra. Juliana Rossi Di Croce

CRN 40228

Nutricionista formada pela Universidade Cruzeiro do Sul (CRN 40228).

Pós Graduada em Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica – FAPES.

É Sócia Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e Co- autora dos Livros: “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II.