AS DIFERENTES HABILIDADES SE COMPLETAM

Sabemos que uma boa equipe de trabalho é composta por membros com diferentes habilidades, que se complementam para alcançar os objetivos da equipe.

Acontece que, muitas vezes esta mescla de habilidades diferentes também significa a mistura de personalidades diferentes, que  nem sempre convivem em harmonia.

No ambiente de trabalho geralmente não somos nós que escolhemos nossos colegas, e por isso, precisamos aprender a conviver com diferentes temperamentos e comportamentos.

Algumas diferenças que podem causar conflitos no ambiente de trabalho são os diferentes tipos de humor, as formas de comunicação, e o ritmo de trabalho.

Enquanto alguns profissionais gostam de bater papo, contar piadas e sair de mesa em mesa conversando sobre os resultados do futebol do final de semana, outros são mais introvertidos, e preferem se concentrar no trabalho. O profissional mais focado pode achar que o colega mais comunicativo é inconveniente e lhe tira a concentração, da mesma forma que sua postura mais retraída pode ser interpretada como falta de simpatia.

A forma de comunicação também pode gerar desconforto no ambiente de trabalho. Algumas pessoas usam uma linguagem mais direta e menos formal, e isso pode parecer ofensivo para alguns colegas que não estão acostumados com esse vocabulário diferente.

Vários tipos de personalidades e comportamentos convivem no mesmo ambiente de trabalho, por isso, é importante respeitarmos essas diferenças e sabermos que nossa forma de agir pode incomodar os colegas. Da mesma forma que queremos que respeitem nossa forma de agir e pensar, devemos respeitar as formas de agir e pensar dos nossos colegas. Claro que, tudo isso com bom senso.

Sejam quais forem essas diferenças, é importante que cada membro, da sua forma e com suas habilidades, trabalhe para que os objetivos da equipe sejam alcançados.

Imagine um time composto com onze atacantes habilidosos, com certeza teria na defesa um ponto fraco. Da mesma forma que um time com onze ótimos goleiros teria dificuldades para fazer gol.

O filme: Treze Homens e um Novo Segredo (Ocean´s Thirteen – Warner Bros) mostra como é importante que as equipes sejam compostas por membros com habilidades que se complementam. No filme, o objetivo só pode ser alcançado com a soma dos variados talentos e personalidade de cada um, e mesmo sendo muito diferentes uns dos outros, todos são indispensáveis para o sucesso do plano.

 

Para um líder é importante saber administrar e tirar o máximo dessa diversidade, e acima de tudo, entender que deve adaptar sua forma de liderar cada integrante da equipe.

Atualmente temos as Gerações Y, X e os Baby Boomers,  dividindo o mesmo espaço de trabalho, e isso faz com que as diferenças de personalidade e comportamento sejam ainda maiores. E a Geração Z também já está chegando.

Aproveite para aprender com a diversidade. Uma pessoa com uma visão diferente da sua pode lhe ensinar novas formas solucionar questões que para você pareciam complicadas.

Saber lidar com as diferenças no ambiente de trabalho é um ponto fundamental para seu sucesso profissional.

 talento-2

 CONHECENDO SUAS HABILIDADES

Conhecer suas habilidades é muito importante. Conhecendo quais são suas aptidões você pode desenvolvê-las e aprimorá-las. Desenho, mecânica, arte, falar em público, convencer outra pessoa sobre seus pontos de vista, todos estes são exemplos de habilidades e podem se transformar em um hobby prazeroso ou mesmo em uma segunda fonte de renda ou, quem sabe, a principal.

Da mesma maneira, conhecer suas habilidades também lhe ajudará a sentir-se mais à vontade na escolha de seus passatempos, programas em família e oportunidades de emprego.

As habilidades de cada um só podem ser descobertas por ele mesmo. Por isto, é importante que  responda algumas perguntas para que você possa fazer uma reflexão.

Estas perguntas devem ser respondidas em um momento em que você estiver sozinho (a).

Não tenha medo, seja sincero com você mesmo. 

– O que eu sei fazer?

– O que eu faço de melhor?

– Quais são minhas realizações?

– Qual área de conhecimento eu tenho maior facilidade de desenvolvimento?

Após identificar suas habilidades, olhe para a sua vida, reflita sobre as escolhas que tem feito:

 Será que você tem aproveitado suas habilidades?

 Será que tem respeitados os seus limites ou suas limitações?

Tem se focado em suas realizações e habilidades?

  talento-1

Habilidades para colocar no currículo

Como já disse, as habilidades para colocar no currículo variam de acordo com a sua personalidade, cargo e valores da empresa contratante. Algumas, no entanto, são muito apreciadas pelos empregadores e não podem faltar no seu CV para conquistar aquele emprego dos sonhos. Abaixo, você confere as principais.

Comunicação

Uma das primeiras características que entrevistador observará será suas habilidades de ouvir e falar bem. Saber se comunicar é primordial para qualquer negócio, afinal, empresas são feitas por pessoas. Nesse sentido, a comunicação de qualidade é o fator principal para estabelecer relacionamentos construtivos com os stakeholders.

Se você quer ser um profissional de sucesso, deve desenvolver a capacidade de se comunicar verbalmente e por escrito. O entrevistador avaliará isso o tempo todo  e você precisa demonstrar confiança para estabelecer uma boa comunicação pessoalmente, por telefone ou por e-mail. Venda essa característica em seu currículo, sempre de uma forma condizente com a sua personalidade.

Proatividade

As empresas valorizam muito os profissionais que saem de sua zona de conforto e fazem além do que as funções que lhe foram delegadas. Tomar a iniciativa e saber analisar as situações, prevendo possíveis problemas e mudanças para elaborar estratégias e soluções previamente são habilidades indispensáveis a qualquer profissional de sucesso. Por isso, se você quer ser um deles, trabalhar essa capacidade para colocá-la no seu currículo como uma de suas características é fundamental.

Senso de análise

Muito ligado à proatividade, o senso de análise é uma das habilidades mais solicitadas pelas empresas no mercado competitivo atual. O empregador que declara em seu currículo possuir essa capacidade é visto como aquela pessoa que sabe lidar com os desafios, que identifica oportunidades e corre atrás de informações mais precisas sobre o assunto para propor soluções e estratégias mais assertivas.

Gerenciamento do tempo

Independentemente da área em que você pretenda atuar, deve saber gerenciar o seu tempo para obter maior produtividade. As empresas valorizam profissionais que sabem realizar diversos projetos ao mesmo tempo, principalmente diante de deadlines curtos e uma supervisão constante. Eles são enxergados como pessoas que priorizam e hierarquizam melhor as suas tarefas, bem como proporcionam resultados satisfatórios em qualquer situação e circunstância. Por isso, não deixe de colocar essa capacidade em seu currículo.

Conhecimento em informática

Em plena a era da tecnologia, é fundamental ter conhecimentos sólidos nessa área. Isso não é um problema para profissionais mais novos, que apresentam intimidade com ferramentas sofisticadas. Se não é o seu caso, melhor começar a aprender pelo menos o básico. Cursos relacionados que você tenha realizado e softwares com os quais têm contato são informações que devem ser adicionadas ao currículo e abrem grande vantagem com relação a outros candidatos.

Flexibilidade e resiliência

Flexibilidade e resilência são habilidades valorizadas pelas empresas diante das constantes mudanças do mercado. Por esse motivo, é imprescindível que o profissional tenha facilidade de adaptação, abertura para novos desafios e saiba exercer suas atividades com excelência mesmo diante dos contratempos.

Bom relacionamento interpesoal

Saber trabalhar em equipe e manter um bom relacionamento com todos os colegas é fundamental para contribuir com a construção de um ambiente de trabalho positivo e a todos. Para isso, os profissionais precisam lidar de maneira saudável com os diferentes perfis, opiniões e perspectivas daqueles com os quais convivem durante o expediente. Demonstrar em seu currículo que você possui e é consciente dessa cultura colaborativa é um grande diferencial. As empresas procuraram por profissionais com essas características, porque eles contribuem para alcançar metas e resultados satisfatórios.

Liderança

Para ser líder não é preciso exercer um cargo de gestão, a liderança deve ser uma habilidade presente em todos os colaboradores, independente de sua função e nível hierárquico.  As empresas procuram por profissionais que saibam receber ordens sim, mas que ao mesmo tempo tenham saibam assumir projetos e lidar com imprevistos, além de  desempenha suas atividades focados em objetivos claros, tomar decisões estratégicas assertivas e exercer influência no ambiente.  Mencionar em seu currículo que você possui senso de liderança, dando alguns exemplos de atividades em que exerceu principalmente a capacidade de decisão deixará o empregador muito interessado em seu perfil.

Integridade e Coerência

As empresas não buscam apenas por habilidades técnicas, mas, principalmente, por profissionais com valores. No geral, os recrutadores tentarão encontrar em você os mesmos objetivos da companhia. Apesar de não compartilhar de todos eles, é importante deixar claro que você é uma pessoa íntegra, honesta e coerente, sendo capaz de seguir uma missão em comum com outros integrantes da organização.

Perceba que todas essas características envolvem ética e princípios, sendo importante não somente no meio corporativo, como também na vida em sociedade e em outros setores. Quando adicionadas em seu currículo, essas habilidades demonstram ao recrutador que você é um profissional transparente, que reconhece seus erros, atribui créditos aos seus colegas de trabalho e transmite confiança e comprometimento para com a empresa, suas atividades, seus pares, clientes e principalmente, consigo mesmo.

Autoconfiança

Conhecer a si mesmo é um fator determinante para superar suas limitações e fortalecer suas potencialidades. Autoconfiança, advinda do autoconhecimento, é primordial para que o profissional consiga assumir riscos, propor novas perspectivas, enfrentar o desconhecido, bem como, promover seu crescimento contínuo. Esses são elementos fundamentais para sair da zona de conforto e trilhar seu caminho para o sucesso.

Desenvolva as habilidades mais procuradas pelas empresas com o Coaching.

Acredite: todos possuem as habilidades citadas, apesar de geralmente destacarem mais algumas do que outras. Dessa forma, você pode aprimorar e despertar as capacidades profissionais mais valorizadas para se destaca no mercado de trabalho.

O processo de coaching é uma ferramenta que pode te ajudar a desenvolver e a descobrir suas verdadeiras habilidades. Entre em contato  e marque a primeira sessão. Ela não será cobrada. Clique:

http://www.clickidealequilibrio.com.br/contato/ e agende um horário.

 

Abraços

Coach Silmara

   

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara

Silmara Regina Carlos – Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach – Instituto HOLOS – Certificação ICF International Coach Federation.