BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Todos nós sabemos a importância da atividade física para o ser humano, mas porque esse assunto ainda gera discussão? Muitas pessoas não se importam com a saúde e isso pode gerar grandes problemas no futuro.

A atividade física engloba qualquer atividade que o indivíduo realiza em que realiza um movimento corporal, utilizando a sua musculatura, resultando em algum gasto energético. Complicado? E Se eu falar andar, correr, nadar, andar de bicicleta isso facilita o seu entendimento.

Pois é, a atividade física é exatamente isso. São atividades que são desenvolvidas com o objetivo de melhorar a saúde das pessoas promovendo um bem-estar. Mas essa atividade física não pode ser realizada de qualquer forma, portanto o acompanhamento de um profissional é fundamental.

Os principais benefícios da atividade física para o ser humano são: melhora na postura corporal, os músculos ficam com melhor tônus, combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura, aumento a produtividade, menor propensão às doenças cardíacas, combate o estresse e a indisposição, maior disposição para as tarefas cotidianas, melhora na elasticidade e flexibilidade do corpo, da autoestima, aumenta a qualidade e a expectativa de vida, fortalece o sistema imunológico, redução do colesterol, dentre outros.

Portanto praticar atividade física é fundamental para a saúde de todas as pessoas, principalmente para aquelas que possuem uma história familiar desfavorável.

Para melhor compreensão, apresenta-se uma lista dos benefícios obtidos pela prática regular de actividade física:

1.Melhoria da função cardiovascular e respiratória

2.Redução dos factores de risco para doença da artérias coronárias

3.Diminuição de incidentes mortais provocados por doença cardiovascular

4.Diminuição da incidência de doença das artérias coronárias, cancro do cólon e diabetes tipo II

5.Diminuição da massa gorda e manutenção ou aumento da massa muscular

6.Aumento da massa óssea e/ou prevenção da sua perda (prevenção da osteoporose)

7.Aumento da força muscular

8.Aumento da resistência de tendões e ligamentos

9.Aumento do metabolismo em repouso

10.Melhoria da função imunitária

11.Atraso de certos processos do envelhecimento

12.Aumento da sensação de bem-estar e da auto-estima

13.Melhoria dos estados de depressão e ansiedade

Para obtenção dos benefícios descritos, o American College of Sports Medicine (associação, que apesar do nome, integra cientistas de todo o mundo) determina que se realize, no mínimo, 30 minutos de exercício diário (que pode ser uma simples caminhada) durante 4 ou mais dias por semana.

Em suma, se pretende ter uma vida saudável, seja mais ativo: vá a pé para o local de trabalho, utilize as escadas em vez do elevador, passeie com o cão, ande de bicicleta, ou realize qualquer outra atividade física que seja do seu agrado (ficar no sofá a pressionar os botões do comando não conta).

Texto de Pedro Bastos

Saia do sedentarismo

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silmara

Silmara Regina Carlos – Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach – Instituto HOLOS – Certificação ICF International Coach Federation.