DESAFIOS 4M – (MAIS/MELHOR/MAIS RÁPIDO/POR MENOS)

Se existe um recurso que todos os seres possuem em igual quantia é o TEMPO. Eu tenho 24 horas no meu dia, meu pai também, meu vizinho e você. O que cada um faz com as 24 horas é o que determina e seleciona as pessoas vencedoras das que vão continuar competindo.

Eu acredito que vivemos num mundo de DESAFIOS 4M, ou seja, precisamos fazer  MAIS, MELHOR, MAIS RÁPIDO E POR MENOS.

Somos cobrados para fazer MAIS do que fazemos, em todos os papéis da nossa vida. Concordam? Seja como Pai, como Filho, como Empresário, como Amigo, como Mãe, como Coach, como Cliente, como Fornecedor.

Precisamos fazer MELHOR do que fazemos. A busca pela qualidade, a excelência, fazer certo, com menos erros e mais acertos é a tônica do nosso dia a dia. Também somos cobrados pela agilidade e para fazermos muito MAIS RÁPIDO do que estamos acostumados a fazer. Querem um exemplo? Há 10 anos se fossemos encomendar móveis  em grandes fábricas e no orçamento que nos propusessem no prazo de entrega de 60 dias, qual seria a nossa reação? Nós agradeceríamos pela agilidade e presteza do nosso fornecedor, não é? E hoje, se recebermos o prazo de entrega de 60 dias, o que diríamos para nosso amigo fornecedor?

Não podemos esquecer a nossa obrigação de fazer POR MENOS,  ou COM MENOS. Menos tempo, menos recursos, menos esforços, menos dinheiro. E um detalhe, se não agirmos segundo os 4M’S, alguém age por nós.

E como fazer para  superar e agir com foco, disciplina e engajamento diante deste cenário? Precisamos encontrar a NOSSA MOTIVAÇÃO.

MOTIVAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS

Se você pudesse se dar uma nota de 0 a 10, com relação a sua motivação, quanto seria? E por quê?

Quando falamos sobre motivação, temos que entender o que realmente nos MOVE e o que nos faz agir. São nossos MOTIVOS para AÇÕES.

Normalmente, encontramos pessoas que terceirizam a responsabilidade de se motivar, ou seja, a “culpa” pela minha desmotivação é da empresa, do meu chefe, do governo, falta tempo, enfim, normalmente escutamos “Ah! Não aguento mais”. Como coaches, precisamos ajudar nosso CHOACHEE a entender sua RESPONSABILIDADE na motivação.

Caro amigo, se por alguns segundos você pudesse se lembrar de um momento onde você esteve MUITO motivado, o que vem em sua mente? Qual era este momento? O que você estava ouvindo, falando e sentindo? O que realmente estava te motivando?

Precisamos entender o contexto e a diferença entre MOTIVAÇÃO e MANUTENÇÃO. Se utilizarmos o exemplo de um veículo, quando levamos ao mecânico para uma revisão é para que ele NÃO PARE. Mas o que faz o carro ANDAR é o combustível. Muitas pessoas confundem fatores de manutenção (que não deixam parar). O dinheiro é um fator de MANUTENÇÃO e o que ele pode nos proporcionar é MOTIVAÇÃO, por exemplo, viagem com a família, tranquilidade financeira, reconhecimento, conforto, entre outros ganhos.

Pirâmide das necessidades de Maslow

Normalmente, nossos COACHEES querem encontrar respostas para a pergunta “por que fazer algo?”. Na verdade, a pergunta certa para a  motivação é “por quem fazermos este algo?”. Não mudamos somente por nós, mudamos pelas pessoas. Mudamos pela emoção que a ação gerará em nós e nas pessoas ao nosso redor, principalmente as mais próximas. Se neste momento estivéssemos juntos numa sala fechada e adentrasse um leão pela porta principal, qual seria a sua reação? Agora, se nós estivéssemos no lado de fora da porta e nossos filhos ou entes queridos estivessem dentro da sala e soubéssemos que lá estava um leão, qual seria a sua reação? Qual da força e a potência que você teria para ajudá-los? Entende o que é MOTIVO para a AÇÃO? É isso que precisamos despertar caros coachees.

Por isso, lhe convido a pensar por alguns minutos em seus desejos. Se você encontrasse um gênio da lâmpada e tivesse direito de realizar três desejos, o que você pediria?

Mas se você não encontrar o gênio da lâmpada, você não conseguirá realizar estes desejos?

Eu já conheci pessoas que passaram a vida toda desejando, mas realizando muito pouco. Será que elas estavam ou estão aguardando o gênio da lâmpada?

Existe uma grande diferença entre nossos desejos e nossos sonhos. A diferença está na atitude de entrar em ação, criar motivo para a sua conquista. Exercitar o sonho não é muito comum nos adultos, por vários motivos:

– Deixamos a vida no piloto automático

– Falta de tempo

– Falta de dinheiro

– Vivemos para as urgências e não para as importâncias

– Falta de apoio

– Medo

Nestes momentos, se pudéssemos nos olhar no espelho, iríamos ver a figura de um LEÃO(A) forte, viril, determinado e corajoso. Mesmo que você hoje possa se achar um gatinho indefeso. A boa notícia que tenho para lhe dar é que não somos mais gatinhos! O que pode estar acontecendo é que o LEÃO pode estar dormindo, cansado, com fome e precisamos acordá-lo.

 

Agora convido todos os leitores a fazer  sua LISTA DOS SONHOS. Eu costumo dizer que sonhos e objetivos sem ação não são nada mais do que euforia. Por isso pensando em cada um dos seus sonhos responda:

– Qual é a meta para os próximos 90 dias? Nos próximos 90 dias, quão perto do sonho você pretende estar?

– Qual a meta para os próximos 30 dias? Nos próximos 30 dias, quão perto do sonho você pretende estar?

– O que você poderá fazer nos próximos 7 dias? Quem mais pode te ajudar?

– E o que você pode fazer nas próximas 24 horas, por menos que possa parecer esta ação?

 

Monte o seu Plano Estratégico para a realização dos seus sonhos. Click na matéria abaixo e solicite nos comentários dela o seu.

HORA DA DECISÃO – ESTOU PRONTO PARA REALIZAR A VIAGEM RUMO À PROSPERIDADE?

Crie os motivos que te levarão a ação, pense nas pessoas que também se beneficiarão e torcerão pela sua realização. Crie um painel com imagens que representa a sua vitória e deixe num local de fácil acesso e principalmente que você veja todos os dias. Eu já fiz o meu e estou em ação. E agora falta o seu. Se precisar de ajuda pode contar comigo.

Sucesso e prosperidade sempre

Coach Silmara

Click Ideal Equilíbrio

   

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara

Silmara Regina Carlos – Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach – Instituto HOLOS – Certificação ICF International Coach Federation.