DICAS PARA UMA VIDA MELHOR

Um amigo uma vez me disse: você se torna as cinco pessoas mais próximas de você.

Muita gente fala: as pessoas são um reflexo de você, mas eu acredito que você é um reflexo delas.  Você absorve a energia dessa pessoa. Então se mantenha afastado de pessoas que te colocam para baixo, pessoas com energia ruim, pessoas que tomam atitudes egoístas e impulsivas em relação umas as outras. Cortar pessoas assim da sua vida NÃO TE TORNA UMA PESSOA RUIM, mas inteligente.

TRABALHE EM SILÊNCIO!

Não só trabalho, mas planos em geral. Se você tiver planejando ir para Disney com sua melhor amiga, fiquem em silêncio, planejem em silêncio, evitem postar sobre as coisas que você QUER, ou os PLANOS que você está trabalhando. Quanto MENOS pessoas souberem, melhor. Não é questão de INVEJA por parte das outras pessoas, talvez inveja seja 60%, 40% são pessoas que querem ter a mesma capacidade e oportunidade que você. Todos os projetos que tive os quais abri minha boca antes de começar realizá-los, não aconteceram.

Faça o que você ama e sinta ORGULHO DISSO.

Imagem relacionada

Maior e mais velho clichê.

Saia da zona de conforto, procure autoconhecimento e tenha PAIXÃO pelo que faz.

Planilha de gastos mensal.

Imagem relacionada

Só tenho que agradecer minha mãe por ser uma mulher tão forte, inteligente e iluminada. Quando saí de casa, ela me mostrou como ela organizava as finanças da casa dela. Ela conseguia poupar, mesmo não tendo muito. Fui observando e segui o mesmo exemplo.

Então ela me explicou como funcionava: TODOS OS GASTOS ESSENCIAIS são aqueles que você precisa pagar todo mês, você PRECISA ter/fazer aquele dinheiro TODO MÊS.

Os GASTOS PESSOAIS são definidos por metas, por exemplo: Eu posso gastar por mês 100 reais em comer fora. Se eu PASSAR dessa meta, vou tirar dinheiro de OUTRA meta: roupas. Então esse mês ao invés de gastar dinheiro com roupas, vou cobrir meus gastos com “comer fora.”

Ou tente se manter na meta, nós fazíamos isso, pedindo o recibo de TUDO que gastávamos e toda sexta feira passávamos para a planilha do mês e atualizávamos.

No final do mês você vai saber quanto você gastou exatamente, o quanto você economizou e o quanto você extrapolou.

POUPANÇA X INVESTIMENTO.

Resultado de imagem para imagem poupar

Não importa o emprego que você tiver, a mesada que você ganhar, faça poupança porque você vai precisar dela.

Se você recebe por semana 20 reais de mesada: guarde 5.

Se você recebe um salário mensal de 1.500: guarde 100.

Você escolhe o QUANTO economizar, é claro, não existe porcentagem exata para isso, mas é essencial que você comece HOJE mesmo e com o tempo aumente o valor.

A diferença entre poupança e investimento é que: quando você investe, o dinheiro não está parado em uma conta bancária, ele está gerando lucros para você, ou seja, o dinheiro está trabalhando para você ao invés de você trabalhar para ele.

Procure meios que lhe convêm para investir seu dinheiro, é legal viver o presente, mas é sempre bom se preparar para o futuro.

Dependa apenas de você (e de Deus).

Resultado de imagem para imagem agradecer a deus mulher

Outra coisa que minha mãe sempre me ensinou. Aprenda a estar sozinho. Ser sozinho e estar sozinho são duas coisas completamente diferentes. ESTAR sozinho NÃO SIGNIFICA solidão.

Procure ser individualista, isso não te torna EGOÍSTA.  Entenda que só porque você vai estar lá para seus amigos, não quer dizer que eles vão estar lá para você, isso cria expectativas e em seguida decepção.

“Dependa apenas de Deus, aprenda a não ter expectativas, mas aprenda a se deixar surpreender”  Frase que minha mãe sempre fala.

Arrisque.

Devemos “correr” atrás de nossos sonhos, porque sem eles não chegamos a lugar nenhum. Temos que ir atrás do que desejamos. A vida é bela e as esperanças nunca devem acabar.  Assim como não deve acabar o amor que existe dentro de nós. Eu costumo dizer: Você não nasceu para ser inerte, apático, você precisa se arriscar e quando você se arrisca pela primeira vez, a segunda se torna a coisa mais fácil do mundo.

Realização vem de três coisas: ORAÇÃO, CAPACITAÇÃO E AÇÃO.

Se eu pudesse te dar um conselho, eu diria: Tenha fé em algo. A frase “A fé move montanhas” existe por um motivo: porque é VERDADE.

Tenha fé em Deus, em você, em qualquer que seja sua religião, mas tenha fé (mas nunca deposite toda sua fé em alguém – pessoa física). A fé é sua maior motivação. Ore por capacitação não por ações. Peça capacitação para que VOCÊ realize suas próprias ações.

Eu quero, eu posso.

Reconheça seus defeitos e suas falhas para não se auto sabotar.

Eu não sou perfeita, você não é perfeita, ninguém é perfeito, por mais que procuramos perfeição.

Conheça a si mesmo.

Conhecer a si, na minha visão, é algo muito relacionado à estar em estado de atenção e criar memória. Porque você precisa estar atento para perceber o que ocorre com seu corpo, emoções, pensamentos e quais são suas atitudes ao longo do dia, do mês, dos anos… E você precisa ser capaz de lembrar o que ocorreu, logo a memória é crucial.

Aquele que busca o autoconhecimento quer saber quais alimentos influenciam positivamente seu corpo, quando fica doente e por quê. Essa pessoa que quer conhecer a si procura saber o que o faz ficar alegre ou triste, empolgado ou desanimado, com baixa autoestima ou alta autoestima, etc. Ela quer entender quais situações ou pessoas alteram seu estado emocional.

VIVA e se dê o luxo de viver.

Imagem relacionada

Curta e grossa: não adianta você se matar de trabalhar, de estudar, se você não vive. Se você não tem uma paixão (não estou falando de pessoas). Cinema, bar, viagens, livros, filmes…

“Somos todos passageiros, então, vamos viajar de maneira feliz e consciente, sabendo aproveitar cada parada e viver plenamente esses momentos.”

O que vai, volta.

Imagem relacionada

“Karma is a b*tch. NUNCA, JAMAIS, abra a boca para denegrir alguém, seja na frente dela, seja fofocando dela para um amigo. A energia que você emite para essa pessoa, volta.

O mal que você emite para alguém: volta.

Desde que parei de falar das pessoas, eu comecei a receber MENOS ódio. Se por acaso eu me desentender com alguém e eu saber que não há motivos de bater boca, apenas ignore e se distancie. Responda ofensa com o silêncio.

E lembre-se que TODA religião prega a lei do retorno. Não só toda religião, como ciência. Terceira lei de Newton: A toda ação corresponde uma reação, de mesmo módulo, mesma força, mesma direção e de sentidos opostos.

Aprenda o que é EMPATIA e se permita sentir.

Resultado de imagem para imagem empatia

Não tente entender o porquê de algumas pessoas serem tão ruins umas com as outras, ou o porquê de elas não terem o mesmo senso de moralidade que você. Algumas pessoas têm empatia, outras não. Você não é a única pessoa no mundo, você não é melhor que ninguém e tem milhares de pessoas ao seu redor que adorariam aprender algo com você, ou que precisam da sua ajuda.

Tente entender o que é certo e errado em GERAL, e não só para si mesmo.

Nunca pare de estudar.

Resultado de imagem para imagem estudar sempre

Aprenda, pesquise, leia… Sei que as maiorias das pessoas mal podem esperar para terminar a escola, depois a faculdade e depois finalmente entrar no mercado de trabalho. Mas coloque em mente: continue estudando por você. Seja outra faculdade, um instrumento, uma língua nova. A capacidade de absorção com o tempo vai diminuindo, tire proveito disso agora.

Viaje.

Minha mãe (olha ela de novo) sempre me disse: as pessoas vão tirar tudo de você, mas uma coisa elas não podem tirar:

Cultura!

Cultura é conhecimento e conhecimento NUNCA é demais. Mas lembre-se, ter seu passaporte carimbado, conhecer seu país inteiro ou todas cidades do seu estado, não te torna melhor que ninguém. NÃO use seu conhecimento para esnobar, ostentar ou para se “achar melhor que alguém”, mas o compartilhe com as pessoas, aquelas que não têm a mesma oportunidade que você ou as que tem dúvidas, receios e medos.

Acredite e invista em você!

Click Ideal Equilíbrio

Coach Silmara

 

   

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara

Silmara Regina Carlos – Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach – Instituto HOLOS – Certificação ICF International Coach Federation.