EGO X ESSÊNCIA

O que é ego? Ego, por definição, é a imagem que cada um tem de si próprio. Popularmente, o termo se refere a uma admiração exagerada de si mesmo. Para o filósofo e estudioso da psicanálise Sigmund Freud, o ego é a consciência do indivíduo, é ele quem determina as suas ações e instintos perante os eventos que se manifestam no mundo real.

 O que é essência? Segundo o dicionário, não tem só haver com cheiro, mas significa: O que constitui a natureza de um ser, de uma coisa: essência divina. (ou seja, a existência do homem é essência divina). Para a filosofia é a natureza ideal de um ser ou algo já no existencialismo, a existência precede à essência.

 

essencia

Todo ser humano nasce com sua essência, mas ela se perde no caminho da sua evolução, através da influência de patrões comportamentais, impostos pelos seus parentes e sua comunidade.

O homem é ensinado a pensar e a se comportar igual aos seus semelhantes, pois esse comportamento previsível e igualitário facilita a vida dos governantes que podem manipular e agir de forma livre em suas conquistas. Pois, sabem que a população agirá conforme as leis, regras, éticas e costumes gerais. Sabendo que os homens que desrespeitarem as regras, serão punidos pelo poder (leis) e também pelos seus semelhantes.

Sei que é muito cruel comparar nós seres humanos, com “robôs”, mas na verdade, somos todos “robôs programados” a agir de forma igualitária e pacífica, mediante a punição de nossos superiores e julgamento dos nossos semelhantes.

Muitos nascem essências e morrem “robôs”, outros conseguem descobrir sua essência a tempo e passam a viver sem armaduras. Isto não significa que eles passam a desrespeitar as leis, mas, vivem conforme seus pressentimentos, seus valores, éticas, e isto não faz deles  um desordeiro. Pelo contrário, eles percebem que devem seguir as regras, mas nada impede de serem diferentes dos demais e lutar pelos seus ideais. A ausência da armadura proporciona  um certa “liberdade” a quem conquista.

Muitos não aceitam os  “sem armaduras” e passam a julgar, criticar e até persegui-los. A culpa é da falta de controle do Ego, que domina o ser humano, escondendo a essência adormecida em cada um deles.  Esse vilão quando desequilibrado, faz um estrago incalculável ao homem.

Muitas vezes, a disputas pelos aplausos acontece até mesmo no que deveria ser um pacífico almoço em família aos domingos. Em muitas casas, nesse momento, cunhados, irmãos, primos e toda a família entram em guerra, e cada um tenta parecer melhor do que o outro.

E quanto às brigas entre irmãos? Em geral, por trás desses embates há muitos ressentimentos, talvez por se sentir menos valorizado pelos pais do que o outro. E a maneira que encontra para se sentir importante é criar problemas para o irmão.

Viu só? Quem não consegue ser admirado lá na infância pode se tornar um adulto que faz qualquer coisa para receber aplausos. Mesmo que não consiga se destacar como craque no futebol, ser bem sucedido como um executivo, ter sucesso como uma estrela da música, entre tantas outras coisas que podem nos levar a ser admirados pelos outros, tentará, pelo menos. Aparentar o sucesso que não tem. E aí você já sabe: começará a “brincar” de aparecer ser o que não é.

Se você conhece pessoas que vivem com essa armadura de robô, não as inveje. Pelo contrário, tenha compaixão delas. Embora aparentem uma felicidade contagiante, elas estão na verdade, sofrendo muito no íntimo. Talvez você, com sua simplicidade, com sua autenticidade, com a sua essência, possa ajudar muitas delas. Na vida também precisamos estar preparados para servir.

Talvez agora você esteja se dando conta de que precisa seguir o seu caminho de um jeito que tenha mais a ver com sua essência. Talvez durante a leitura você tenha começado a se questionar sobre algumas coisas em sua vida, mas não sabe que caminho seguir e percebe ter dúvidas a respeito do que deve fazer.

Se você está se sentindo assim, um pouco confuso, ótimo!

Você deve ter se surpreendido com esse “ótimo”, mas é isso mesmo.

É maravilhoso ter incertezas em nossa vida, porque a incerteza é o primeiro passo para começarmos a nossa transformação.

Uma pessoa só muda quando surge uma pergunta importante em sua consciência: Será que esse caminho me leva a onde eu quero chegar?

Somente quando os companheiros se perguntam se sua maneira de se relacionar está criando o verdadeiro amor é que podem parar de se destruírem.

As perguntas podem levar você a alguma mudança. Portanto, se você já tiver alguma pergunta esse pode ser um bom começo.

Você atualmente está sendo guiado pelo Ego ou por sua Essência?

A essência é o que está lá no fundo de nós, onde moram nossos verdadeiros poderes.

EGO X EU ESSENCIAL 

EGO EU ESSENCIAL
Pena Compaixão
Culpa Responsabilidade
Compete Compartilha
Moralista Ético
Ingênuo Inocente
Reage Age
Erudição Sabedoria
Julga Acolhe/Perdoa
Melhor ou pior Único
Indulgente Tolerante
Projeta-se Estende-se
Sonha Vive
Tem É
Medo Amor

 egoo

PEÇA UMA TRÉGUA PARA SEU EGO

Para perceber nossa própria máscara de sensacional, precisamos nos conscientizar dos movimentos do ego. Você já deve ter ouvido inúmeras vezes a palavra egoísta. Por definição é uma pessoa que só pensa nela mesma, que não compartilha nada com os outros, que guarda tudo para si mesma.

Na verdade uma pessoa egoísta está focada apenas em uma das camadas da própria personalidade, o exterior. Sim somos pessoas profundas, temos várias camadas. Essa parte mais externa, que todos veem, inclusive nós mesmos, chama-se ego. Mas há outras camadas sob o ego, especialmente nosso ser.

É por isso que não adianta nos compararmos aos outros. Quando fazemos isso,  levamos em conta apenas nosso ego, apenas o que os outros nos mostram, e nos esquecemos de que, dentro de cada um de nós, há uma alma plena de necessidades, energia e desejos.

Para deixar de agir motivado pelo ego, precisamos  partir em uma jornada em busca de nossa essência. O problema que o mundo de hoje está valorizando de tal forma as aparências que nosso ego é cada vez mais reforçado. Como o que se valoriza é o que as pessoas parecem ser, o ego vai ficando cada vez mais inflado! Que, por sua vez, estimulam o ego das outras pessoas!

Nos relacionamento,  precisamos ter claro que nosso estado de espírito é um convite para que as outras pessoas entrem no mesmo estado de espírito.

Ego atrai ego.

Alma atrai alma.

Mentiras atraem mentiras.

Verdade atrai verdade.

Portanto, se você reclama que o seu companheiro é muito egoísta, saiba que provavelmente você se encontra nesse mesmo estado de espírito. Se quiser ajudá-lo a entrar em contato com sua alma, o melhor caminho será você mesmo procurar entrar em contato com a própria essência.

Humildade para ter coragem de se colocar na posição de aprendiz da vida. Humildade para aprender as lições. Humildade para parar de se julgar um Deus.

 

poder

RECAPITULANDO:

ESSÊNCIA

– parte do nosso ser…

– virtudes…

– sabedoria, inteligência…

– imortal…

– divina.

 EGO:

– teorias, falsos sentimentos, desejos…

– julgamento…

– comparação e competição…

– inveja…

– conflito…

– a eterna necessidade de ter razão…

– a eterna necessidade de ser aceito…

– palavras incomodam…

– a eterna necessidade de mudar os outros….

– dependência material…

– manipulação e desonestidade…

Encontre a sua Essência! Abraços

Coach Silmara

Click Ideal Equilíbrio

 

 

   

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara

Silmara Regina Carlos – Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach – Instituto HOLOS – Certificação ICF International Coach Federation.