HORA DE DECIDIR SUA PROFISSÃO – TESTE VOCACIONAL SIM OU NÃO? – PROJETO PARCEIRO LUZ

Você já decidiu qual profissão deseja seguir? Não? Uma boa saída é procurar ajuda especializada. Diversas instituições oferecem programas de orientação vocacional no Brasil, que vão muito além do tradicional teste.

Em primeiro lugar, o estudante deve saber que essa é uma escolha exclusivamente sua. Buscar auxílio não significa transferir a sua responsabilidade para outra pessoa. Os programas de orientação vocacional trabalham na direção da reflexão. Vale lembrar, no entanto, que recorrer à orientação vocacional não é garantia de acerto e muito menos de bom desempenho no mercado de trabalho. Saiba também que ninguém vai chegar a você e dizer “faça Arquitetura” ou “faça Medicina”. Em geral, estes trabalhos são organizados por psicólogos e são talhados para que o estudante possa se conhecer melhor e fazer uma escolha que seja condizente com sua personalidade.

Teste vocacional: sim ou não?

Em geral, a primeira solução para os adolescentes é recorrer a um dos mágicos “testes vocacionais”. Atualmente, porém, os testes, se utilizados isoladamente, não são bem vistos pelos especialistas. Em um serviço de orientação vocacional, você irá se conhecer um pouco melhor, conhecer as nuances das profissões e do mercado de trabalho. Fuja, no entanto, daqueles que prometem mágicas.

E vale lembrar mais uma vez: a palavra final é sua. Quem deve decidir seguir ou não determinada orientação é você! O importante é estar consciente dessa decisão. Quando pensamos realmente na escolha e pesamos os fatores prós e contra, a possibilidade de escolher o que se quer é maior.

Antes de optar, é preciso se conhecer

Antes de sair por aí desesperado para conhecer o máximo de todas as profissões, condições de mercado, salários e possibilidades de crescimento, e assim decidir sobre qual carreira seguir, é preciso procurar conhecer a si mesmo. As pessoas não têm só uma aptidão, elas têm várias aptidões. É preciso identificar suas afinidades.

A tarefa de conhecer a si mesmo compreende o entendimento de uma série de fatores, como habilidades, influências e aptidões. É normal que exista a dúvida na hora de decidir a respeito da carreira. Autoconhecimento é a chave para se fazer uma boa escolha. Toda decisão envolve riscos, escolher é abrir mão entre vários caminhos. Toda vez que você faz uma escolha é normal que você fique em dúvida, porque normalmente se escolhe algo para perder menos.

Te convido a descobrir seus Pontos Fortes e Pontos a Melhorar, clique no link abaixo e faça o teste proposto.

O QUE SÃO PONTOS FORTES? PONTOS A MELHORAR? OPORTUNIDADES? AMEAÇAS?

Outro ponto a ser levado em consideração é a quantidade de cursos que existem atualmente. Surgem cada vez mais cursos no mercado que diversificam as oportunidades. Mas a falta de divulgação desses novos cursos por parte das universidades e do interesse dos alunos em relação a eles acaba por intensificar o mercado das profissões tradicionais e as notas de corte nos vestibulares dessas carreiras crescem a cada ano.

É importante conhecer cursos relacionados a seus interesses, já que por mais que se encaixe em algum curso ele não é o único em que o vestibulando se tornaria bom profissional.

Justamente a quantidade de informações e de opções que por um lado podem ser uma saída, por outro criam outro ponto na indecisão do vestibulando: o medo de errar. Começar algo e descobrir que não é aquilo que se quer é algo a se pensar na hora de escolher conscientemente. Isso não deve ser motivo de desanimo. Se a escolha for planejada, sólida e consistente e ainda assim houver a decepção não será tão intensa, pois houve antes uma avaliação da situação, não foi uma ação baseada no impulso.

E qual a melhor forma de buscar informação? Não há uma resposta correta para essa questão, mas sim várias possíveis. Tudo é válido. É preciso buscar informações nos meios mais variados, seja na Internet, seja numa conversa com profissionais ou estudantes das áreas de interesse. As habilidades são construídas com o tempo e nem sempre pode ser identificada à primeira vista. Às vezes, a carreira é descoberta como o amor, apenas com a convivência.

O importante é manter a calma, escutar o seu coração, buscar o conhecimento interno e externo. Lembrando que a vida nos oferece milhões de escolhas e qual seja a porta que escolher abrir, nela você encontrará diferentes surpresas. Não tenha medo! Você é quem escreve a sua história.

Você pode gostar de:

12 testes vocacionais grátis para fazer online

 

Sucesso e sabedoria

Click Ideal Equilíbrio

   

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara

Silmara Regina Carlos – Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach – Instituto HOLOS – Certificação ICF International Coach Federation.