MISSÃO, VISÃO, VALORES E LEGADO

Todos nós somos providos por crenças e valores pessoais que nos estimulam ou que nos prendem. Esses valores e crenças foram sendo adquiridos ao longo de nossa história, sendo influenciados por amigos, parentes e familiares. Esse conjunto se torna praticamente nosso jeito de ser e agir. Nossos valores são tudo que acreditamos como certo, independente da ética que faz parte de um conjunto de valores da sociedade.

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Pois bem, dentro de nossos valores existem crenças que nos fortalecem nas tomadas ou não de decisões. Nossas crenças nos movem no sentido do que acreditamos. Dentro das organizações, há um problema muito grande de alinhamento de cultura, pois como nós agimos em detrimento a nossos valores e crenças, também uma empresa deve agir dentro desse princípio. Só que a problemática geral está no sentido de que uma organização é composta por diversas pessoas que possuem seus próprios valores e princípios.

O sucesso de um profissional e também de uma empresa está justamente nesse alinhamento de valores e crenças. O que a empresa acredita como certo, precisa estar alinhada ao que as pessoas que lá trabalham também acreditam. Diferente disso, tornamos o ambiente conhecido como antiético, que nada mais é do que valores diferentes sendo utilizados em um ambiente em comum.

missaovisaovaloresconfirp

Missão e Visão

É muito comum que empresas invistam tempo para definir sua missão e visão, contudo, é bem raro que indivíduos tenham esta preocupação. Para o processo de coaching este definição é extremamente importante, à medida que a missão diz respeito aquilo que o indivíduo é e o que impacto que ele deseja causar em sua vida, sua comunidade e na vida daqueles que o cercam. A missão fala, basicamente, de três fatores: Habilidades, atitudes e objetivos.

A visão está focada em demonstrar aonde a pessoa quer chegar e está relacionada aos sonhos e desejos do indivíduo numa perspectiva de curto, médio e longo prazo. A visão sempre deve ser altamente inspiradora ao ser lida ou observada.

Antes de mais nada precisamos verificar se a empresa em que estamos está alinhada com nossos valores, como também a empresa precisa olhar seus colabores e avaliar se o que ela acredita como certo também se faz presente na crença daqueles que fazem o resultado acontecer. Diferente disso? Difícil, nada pode ser pior do que valores não alinhados.

Para uma rápida definição sobre Valores, segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, os valores são as normas, princípios ou padrões  sociais aceitos ou mantidos por indivíduos, classe ou sociedade. Característica de um  indivíduo ou grupo, e que influencia a seleção dos modos, meios e fins da ação.

No Budismo e no Hinduísmo existe a chamada lei do Dharma, que defende que cada pessoa tem um talento singular. Singular pela sua autenticidade e pela forma como ele é aplicado por cada um. Mas como descobrir a sua missão de vida? Uma forma simples, porém poderosa para descobrir a sua missão de vida é responder a estas questões:

  1. quais são seus talentos? Relacione as atividades que você faz muito bem e adora fazer. Pode ser no âmbito profissional ou um hobby. Não precisam ser coisas que lhe tragam, neste momento, resultados financeiros. Apenas atividades que você faz de forma muito bem feita;

  2. como esses talentos podem ser úteis às pessoas? Descubra de que forma esses talentos podem ser usados para contribuir com algo útil às pessoas. Todo talento, por conceito, deve prover à humanidade um benefício ou uma utilidade especial;

  3. Quais talentos você tem colocado em prática diariamente? A pessoa que conhece seus talentos precisa colocá-los em prática pois dessa forma estará automaticamente fazendo com que esses talentos se transformem em seu propósito de vida, chegando assim mais facilmente a sua visão de futuro.

   Quando a pessoa reconhece seus talentos, acaba encontrando seu propósito de vida. E ao encontrá-lo, pode fazer com que seu propósito de vida se torne a sua profissão, a sua fonte de recursos financeiros. E terá atingido o ideal perseguido por muitas pessoas, que é fazer aquilo que gosta e ser bem-sucedido nisto.

   Além disso, ao encontrar o seu propósito de vida a pessoa acaba inconscientemente se comprometendo a colocar em prática esses talentos com a finalidade de influenciar positivamente a vida das pessoas. E assim percebe que nenhum trabalho é árduo e que não será necessário muito esforço para alcançar tudo o que deseja.

O processo de Coaching é totalmente eficaz para o reconhecimento dos fundamentos morais na essência do ser humano. Por meio de Coaching você perceberá verdadeiramente o quanto está alinhado com os seus valores humanos; o quanto estar alinhado pode ser a chave para uma excelência de resultados na vida pessoal. Perceberá também quais atitudes reforçam seus valores, e quais comportamentos tem negligenciado, conduzindo-o a estados de dúvidas, inseguranças e incertezas.

nota

Vamos juntos identificar e rever quais são os nossos valores. Penso ser difícil querer encontrar a felicidade sem ao menos sabermos quem somos, e que influencia nossos atos e decisões.

Convido-lhe a um breve autoconhecimento a partir do start do ser humano. Reserve alguns minutos sem interrupção, e vivencie seus valores preenchendo a tabela abaixo:

CLICK AQUI:  planilhavalores-1  E EDITE O EXERCÍCIO NO SEU COMPUTADOR.

valores-1

Obs:  importante você responder mentalmente o porquê de cada resposta.

 

Parabéns! Acredito que após esta prática algumas coisas podem ter passado em seu pensamento, e provavelmente questionamentos quando a Comportamento x Valores vieram à tona. Agora que você teve a oportunidade de rever seus valores e assumir a sua verdadeira essência como pessoa, permita-se descrever quais comportamentos você tem negligenciado em relação aos seus valores e qual atitude você passará a vivenciar  a partir deste momento. Caso seus comportamentos estejam alinhados com seus valores, descreva as atitudes que devem ser mantidas a fim de renovar diariamente sua essência: Obs:  importante você responder mentalmente o porquê de cada resposta.

 

CLIQUE AQUI:  valores-2   E EDITE O EXERCÍCIO NO SEU COMPUTADOR.

 

valores-2

Ao término dessa  prática, meus Coachees compreendam melhor muitas coisas que acontecem na vida pessoal e profissional. Espero assim, caro leitor/coachee, que você tenha encontrado algo agregador para a sua vida, que esta revisão dos seus valores possa ajudar positivamente sua jornada como ser humano. Pratique as atitudes que se propôs e mantenha fresca a lembrança dos seus valores e comportamentos. Tenha certeza que isso contribuirá muito para excelentes resultados na sua vida.

Por falar em jornada como ser humano, todos nós nascemos para fazer algo neste mundo. Diariamente convivemos com nossos sonhos, objetivos, obrigações e rotinas, sejam elas pessoais ou profissionais. Alguma vez você parou para se perguntar: “para que ou por que faço isso?”. A princípio vem as respostas mais comuns e todas elas relacionadas aos níveis  de necessidades humanas, as quais, em Coaching, utilizo e trabalho sob a estrutura de Maslow (muito estudada no nível acadêmico). Permita-se ir além. Prontamente você sabe responder às perguntas:

– Qual é a sua missão de vida?

– Qual o motivo da sua existência neste mundo?

Enunciar a sua Missão de Vida, aliada ao pleno conhecimento dos seus valores como ser humanos, pode ser o sinônimo da compreensão da nossa existência.

Nas práticas de Coaching, após o levantamento dos valores e anúncio da missão de vida, é comum relacionarmos comportamentos e atitudes com resultados práticos na vida. Pessoas que estão alinhadas com os seus valores e missão de vida, ou seja, os comportamentos atuais refletem essa permissa, tem uma percepção de felicidade melhor do que aqueles que não têm esse alinhamento. Observamos também que atitudes e decisões contrárias aos valores e missão de vida proporcionam felicidade de curto prazo seguidos de estado de arrependimento ou então baixa contribuição para os melhores resultados na vida pessoal ou profissional.

A propósito, você conseguiu responder a questão: “Qual é a sua missão de  vida?”. Permita-se a esta verdadeira dádiva de enunciar a si executando os passos abaixo:

– Ser o que (talentos), por meio do que (comportamentos), para alcançar o que (objetivo geral de vida).

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escreva  com palavras positivas

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Feliz com o reconhecimento da sua missão? Aposto que descrever sua missão o fez mais sentido na vida. Você pode alcançar os melhores resultados colocando em prática sua missão e tendo seus valores como pilares desta jornada.  Afinal, se você acha que as pessoas estão perdendo  seus valores no mundo, imagina o quanto você pode contribuir às pessoas que o cercam sendo exemplo prático?

Imagine-se em um estado pleno de alegria e que, neste exato momento, você conheceu alguém, conversou, compartilhou essa alegria e daqui a dois minutos você jamais verá essa pessoa novamente. Visualizou essa cena? Agora pergunto:

– Como essa pessoa se lembrará de você?

– O que você deixou na vida desse ser que passou rapidamente?

legado2

 

Agora processe isso na sua vida. Pense no que você deixaria de bom para essa pessoas e para o mundo, se não conseguisse terminar de ler esta frase… Neste momento caro amigo falamos sobre legado. Um dos sinônimos para legado é herança.

E qual a herança que você deixará para o mundo?

Afinal a única certeza que temos nesta vida é que partiremos.

Permita-se a exercitar sobre o seu legado. Preencha abaixo qual o legado que você deixará neste exato momento:

__________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Permita-se ir além! Descreva abaixo o legado que você deseja e considera ideal que as pessoas recordem de você:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Neste momento, releia seus valores, missão e legado.

– Existe conexão entre eles?

Tenho uma admiração única por uma frase de Nietzsche sobre felicidade – “os ingredientes para a felicidade: um sim, um não uma reta e uma meta” . Penso que faz todo o sentido com o que tratamos neste artigo sobre Valores, Missão e Legado.

Parabéns por permitir-se ir além. Obrigada pela oportunidade e por investir seu tempo nesta leitura. Ser feliz é o melhor resultado que devemos alcançar. Desfrute da maior riqueza da vida que é ser Feliz!

Fonte:  Livro de André Percia & Mauricio Sita

legado-q

Muita luz e sucesso!

Um forte abraço

Coach Silmara

   

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara

Silmara Regina Carlos – Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach – Instituto HOLOS – Certificação ICF International Coach Federation.