NETWORKING – UMA PRÁTICA NECESSÁRIA

Geralmente escutamos a palavra NETWORKING diariamente no trabalho ou nas mídias sociais, mas muitos não sabem exatamente o significado dela. Por isso, quero explicar de uma forma simples para àqueles que ainda têm dúvidas do seu real significado.

Networking, que em inglês significa net = rede + working = trabalhando, ou, para resumir, a possibilidade de fazer negócios e se colocar profissionalmente por meio da rede de amigos.

Fazer Networking é conhecer alguém com uma situação ou necessidade, saber de outra capaz de solucionar essa necessidade, e ligar esses dois indivíduos.  Exemplo: no LinkedIn um amigo pergunta na rede: Estou precisando motivar a minha equipe e preciso da indicação de um Coach. Alguém conhece um bom profissional para me indicar? Mediante a solicitação, os amigos vão fazer a ponte entre o profissional solicitado x solicitante. Desta forma, se cria um elo entre os envolvidos, gerando agradecimento, confiança e credibilidade entre eles. Encurtando caminhos e vencendo obstáculos em uma dinâmica em que todos ganham e se fortalecem mutuamente.

Não basta entrar no Facebook ou LinkeIn e adicionar todo mundo ou distribuir todos os seus cartões de visitas. A força da sua rede de contatos depende da qualidade das conexões estabelecidas. Escolha ter contato com pessoas que te aproximem ou agreguem mais conhecimentos aos seus negócios.  Sempre que puder, compartilhe com os demais sua experiência, sem esquecer que o Networking é uma via de mão dupla.

Para manter um contato vivo, uma comunicação recorrente é importante. Mesmo um lembrete de aniversário ou um artigo que possa acrescentar à conversa que vocês tiveram fazem a diferença. Como consequência, não só seu negócio vê os benefícios caso parcerias profissionais sejam estabelecidas, como a troca de conhecimento pessoal tende a ser enriquecedora, quando o relacionamento é autêntico. Ele também transcende as empresas em que vocês estão, ou seja, mesmo em outros momentos de vida, seus contatos podem vir a ser úteis.

Por isso, a primeira coisa a fazer é buscar um foco, pensar qual resultado deseja obter com esse grupo, pois vários benefícios existem, tais como:

– Aprendizado.

-Troca de experiências.

– Troca de informações.

– Transformar a rede de contatos em uma rede e influências e proteção.

– Detectar talentos no mercado.

– Detectar novas oportunidades e ameaças.

– Gerar negócios.

 

Para desenvolver o network e obter o sucesso desejado, há necessidade de se preparar para tal. Um PRONET – Profissional Network, deve seguir alguns passos básicos para alcançar os resultados almejados.

– Sirva as pessoas.

– Cuide de sua reputação.

– Ajude sempre.

– Não tenha um olhar sobre os outros como concorrentes, mas como parceiros de negócios.

– Evite o anseio, o desejo de vender já no primeiro contato.

– Seja um “conduíte”. O responsável por ser um elo entre dois interessados.

– Participe de associações ou grupos de negócios.

– Ouça mais e fale menos.

– Seja interessante e não interesseiro (em alguns grupos os interesseiros são considerados como caçadores e logo se desligam automaticamente).

– Prepare-se para o Networking. Esteja sempre bem vestido, tenha um número razoável de cartões de visita, conforme o evento ou encontro de que estará participando. Treine sua apresentação. Ouça atentamente e fale com clareza sobre seu negócio.

Seja bem vindo ao mundo do Networking e Empreendedorismo, se relacione de forma consciente, com qualidade, honestidade e faça dele uma ferramenta poderosa para lançar  sua prosperidade nos negócios.

Fonte: livro – Networking & Empreendedorismo

Excelente Networking a você!

Click Ideal Equilíbrio

 

   

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silmara

Silmara Regina Carlos – Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach – Instituto HOLOS – Certificação ICF International Coach Federation.