O QUE É AUTOCONHECIMENTO? E COMO PRATICAR?

Autoconhecimento: aqui esta um belo tema! Daqueles que dá pra jogar horas de conversa afora. De tão interessante e necessário.

Vamos tentar entender o que é autoconhecimento e como podemos praticar. Este Filme fala sobre autoconhecimento na opinião de diferentes pessoas. Ele é um pouco demorado, mas, tenho certeza que valerá cada minuto disponibilizado do seu tempo.

Autoconhecimento é, de fato, conhecer a si mesmo. A palavra é intuitiva e de cara revela seu significado. Mas será que apenas saber o significado já quer dizer que você entendeu? Uma maior profundidade no real significado de autoconhecimento é bem vinda.

Conhecer a si mesmo, na minha visão, é algo muito relacionado à estar em estado de atenção e criar memória. Porque você precisa estar atento para perceber o que ocorre com seu corpo, emoções, pensamentos e quais são suas atitudes ao longo do dia, do mês, dos anos… E você precisa ser capaz de lembrar o que ocorreu, logo a memória é crucial.

Aquele que busca o autoconhecimento quer saber quais alimentos influenciam positivamente seu corpo, quando fica doente e por quê. Essa pessoa que quer conhecer a si mesmo procura saber o que o faz ficar alegre ou triste, empolgado ou desanimado, com baixa autoestima ou alta autoestima, etc. Ela quer entender quais situações ou pessoas alteram seu estado emocional.

Indo um pouco mais profundo no tema… A pessoa que busca o autoconhecimento acaba por adquirir um equilíbrio, antes mais difícil de se conseguir por não saber os fatores que alteravam sua vida. Esse equilíbrio balanceia as relações pessoais, onde antes se ficava nervoso agora se fica sereno. Onde antes se gritava por ganhar um sorteio agora se fica apenas alegre. E assim vai… As relações que lhe faziam mal, já não afetam. As aptidões para o trabalho são descobertas. Os alimentos que lhe fazem mal são extraídos da dieta.

O autoconhecimento cria liberdade, consciência e felicidade! 

 Quem sou eu?

Aposto que você já se perguntou: Quem Sou EU? E digo mais, aposto que surgiram outras perguntas… Tais como:

Qual o sentido da vida? Qual é o meu objetivo?

Pois bem, você acaba de encontrar um texto que pode te ajudar.

Partindo do essencial, entenda que você possuí um corpo, uma alma/espírito, uma personalidade, gostos, aspectos físicos e mais uma diversidade de características pessoais que são únicas. O que eu quero dizer com isso?

Você é um ser único! Jamais vai haver neste universo um ser igual à você. O conjunto de fatores que culminaram no seu nascimento jamais vão se repetir.

Ou seja, saber quem você é vai ser uma missão sua! É uma coisa muito pessoal, porque você é único! Mas muitas pessoas, situações e hábitos podem te ajudar nessa caminhada. E meu amigo leitor, tenho uma boa notícia pra você:

Pois é! Sócrates há muitos séculos atrás já refletiu sobre quem ele era e sobre quem somos nós. Conhecer a si mesmo é conhecer o universo e os deuses. Somos o reflexo do universo. O universo está em nós e nós estamos no universo.

Mas vamos pra prática! Conhecer a si mesmo é uma caminhada e não uma corrida. Você não atinge isso em um mês ou um ano. É uma longa caminhada que pode inclusive durar toda sua vida.

Na minha visão se auto conhecer é uma questão de estar atento e aprender. Atento no sentido de que você tem de estar prestando atenção em si mesmo. Quando é que você fica feliz, triste, abalado, envergonhado. E até mais profundo no sentido de saber quais são os ciclos do seu corpo, da sua vitalidade, das suas emoções e pensamentos.

Tente aprender com tudo isso! Observe que sua vida passa por ciclos e por etapas. Observe que o mesmo ocorre na natureza e universo, só que alguns ciclos são longos e outros curtos. Perceba a divindade que há em você e perceba isso nas outras pessoas. Perceba isso na natureza também. À partir disso é inevitável que você passe a respeitar à tudo e à todos, e inclusive à você mesmo.

Enfim, eu não quero aqui te dar o mapa porque, como eu disse anteriormente, esse caminho é pessoal e pode ser feito de infinitas maneiras.

 “Conhece-te a ti mesmo”
De nada adianta querermos alcançar sucesso em nossa vida se não soubermos ONDE ESTAMOS e QUEM SOMOS, correto?

Autoconhecimento não é um caminho lindo e fantástico pois você pode se deparar com várias verdades que, ou não agrada lembrar ou é dolorido assumir.

Porém, saber quem é você realmente, é o primeiro passo pra buscar melhoria. Não tem como melhorar algo que não se sabe o que é, compreende?

Por isso, formulei uma série de perguntas pra você se conhecer melhor.

01 – Separe um caderno, coloque uma música que te agrade e acalme, e escreva o máximo que puder sobre essas perguntas.

02 – Leia tudo atentamente e reflita sobre:
a) Quem você é?
b) O que você deve melhorar?

Aí vão as perguntas sobre Autoconhecimento

– Quem eu sou?

– Em que acredito?

– Porque acredito?

– Quais meus pontos fortes?

– Quais meus pontos fracos?

– A vida perfeita pra mim é:…

– Do que eu não abro mão?

– Se hoje fosse minha última semana de vida, o que faria de diferente?

– Como quero ser reconhecido?

– Qual o Rótulo me agrada?

– O que eu amo nas pessoas?

– O que eu mudaria no mundo?

– Porque mudaria isso no mundo?

– O que é sucesso?

– Porque quero ter sucesso?

– Se pudesse mudar uma única coisa em mim, mas que mudaria tudo na minha vida.. O que seria essa coisa?

– As coisas que acredito como Verdade… São verdades mesmo ou eu acho e/ou alguém me ensinou isso?

– Quais Verdades novas seriam boas para mudar minha vida para melhor?

 

Conheça a ti

Click Ideal Equilíbrio

 

   

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara

Silmara Regina Carlos – Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach – Instituto HOLOS – Certificação ICF International Coach Federation.