CLICK IDEAL
http://clickidealequilibrio.com.br/roda-da-vida-analise-os-diversos-setores-da-sua-vida/
Export date: Mon Nov 20 11:31:52 2017 / +0000 GMT

RODA DA VIDA - ANALISE OS DIVERSOS SETORES DA SUA VIDA




RODA-DA-VIDA-600x600

YouTube Video: YouTube.com/watch?v=9G6tapXmUP0 1



 

 

É chegada a hora de mudar. Afastar-se daquilo que lhe faz mal, adotar o que faz bem e seguir em frente. O próximo passo será agir para consertar ou mudar o que está errado. Ação é fundamental, pois o aprender está no fazer. E quanto a você, que áreas de sua vida precisam de equilíbrio e de alavancagem?
Conheça a Roda da Vida que é uma técnica de avaliação pessoal separada em setores que são essenciais para encontrarmos um equilíbrio pessoal. Trata-se de um círculo dividido em oito, dez ou doze partes como um gráfico de pizza, representando, geralmente, os aspectos pessoais abaixo:


- Amigos e Familiares: a maneira que você se relaciona com pessoas próximas, se é aberto com essas pessoas, qual a frequência afetiva recebida, como é o diálogo e como os conflitos são resolvidos.
- Lazer: o tempo que você gasta com atividades que te dão prazer e te relaxem e se aproveita momentos de lazer com qualidade.
- Vida Financeira: aqui você irá avaliar se seu rendimento financeiro é o suficiente para suprir necessidades básicas, se é o suficiente para que você tenha uma vida confortável ou se é um problema constante em sua vida.
- Intelecto: o tempo que você gasta investindo em sua educação, se o conhecimento que tem é satisfatório, se realiza algum curso e o grau de satisfação com sua vida acadêmica.
- Espiritualidade: avaliar a sua força interna, a maneira que você lida com sua fé e preceitos que acredita e se eles estão alinhados com a visão que você tem de moral e se são coerentes com seus valores.
- Amor: o relacionamento afetivo que você tem com outra pessoa. Aqui você irá avaliar os sentimentos, o respeito mútuo, as metas feitas em conjunto, a visão de futuro no relacionamento e a avaliação de dificuldades e bons momentos.
- Trabalho e Carreira: avaliar se o que você faz te traz satisfação, se é o que você sempre quis fazer, se te traz benefícios, conhecimento e se você se sente bem em seu ambiente de trabalho e com as atividades que exerce.
- Saúde: considerada pelos hindus a parte mais importante, pois sem saúde nada flui. Aqui você irá avaliar o cuidado que tem com sua saúde, se realiza exames periódicos, a maneira que se alimenta, se exercita seu corpo e tem um acompanhamento adequado.


Para realizar a avaliação, é necessário colocar uma nota (que vai de 0-10 ou 0% a 100%) referente à satisfação que você tem em cada área. Com o resultado final você saberá onde precisa dar um pouco mais de atenção e, consequentemente se sentir realizado e satisfeito com a situação que se encontra. Essa técnica também ajuda com que a pessoa avaliada possa fazer uma reflexão de que ponto de sua vida se encontra e para onde quer ir, quais são suas prioridades, principais interesses e que pontos importantes está anulando, impedindo assim seu crescimento pleno. Para o sistema hindu, é necessário que cada esfera ou parte do gráfico tenha 60% de satisfação, caso contrário, se torna uma área que precisa urgentemente ser modificada. Ao identificar qual área apresenta deficiências, fica mais fácil de traçar um planejamento eficaz que ajudará a pessoa a trabalhar esse aspecto que está em falta, levando assim à uma vida mais prazerosa, produtiva e ao equilíbrio pessoal.
Como usar a roda da vida para criar metas significativas


A roda da vida pode ajudar não apenas como uma ferramenta poderosa de check-in ou de planejamento, mas também como meio de se identificar e priorizar metas significativas, ajudando-o a fazer muitas descobertas. O exercício que detalharei a seguir é capaz de ajudar uma pessoa a diferenciar entre emoção e desejos do coração, que são nossas necessidades interiores profundas. Ele usa um processo de pontuação para ajudar as pessoas a encontrarem o que vai realmente fazer a diferença em suas vidas, em oposição ao que elas acham que vai melhorar suas vidas. E, por ser um exercício de pontuação, fornece uma prova importante de que o cérebro deve prestar bastante atenção nesta divisão para não cair em tentação e cometer erros muito comuns.


Então, vamos ao exercício para identificar e priorizar metas. Imprima e pinte os espaços com a porcentagem de 1 a 10, conforme satisfação em cada item. Em seguida, avalie quais foram as áreas com pontuação mais alta e as áreas com pontuação mais baixa. Escolha três áreas – independente da pontuação para começar a mudar. Importante dizer que na Roda da Vida você não necessariamente precisa mudar tudo de uma vez, você pode começar aos poucos. A mudança e melhoria dessas três áreas pode influenciar positivamente as outras áreas.
Analise também como as áreas com pontuação mais alta podem te ajudar a melhorar as outras áreas com pontuação mais baixa.


O último passo é definir quais as ações que você fará para que as mudanças aconteçam. E defina também um prazo para elas acontecerem, quando colocamos um prazo, nós já estamos de uma certa forma, concretizando a realização de nossas metas não deixando no “ar” quando elas poderão acontecer. Ter consciência, entender o que precisa ser mudado e estabelecer ações de mudanças, fazem a roda da sua vida girar na direção da prosperidade.
Você pode gostar também do vídeo com esta explicação.


 

Muito equilíbrio a vocês!


Click Ideal Equilíbrio

Links:
  1. http://www.youtube.com/watch?v=9G6tapXmUP0
Post date: 2016-07-17 15:35:20
Post date GMT: 2016-07-17 15:35:20

Post modified date: 2016-10-21 23:41:06
Post modified date GMT: 2016-10-21 23:41:06

Export date: Mon Nov 20 11:31:52 2017 / +0000 GMT
This page was exported from CLICK IDEAL [ http://clickidealequilibrio.com.br ]
Export of Post and Page has been powered by [ Universal Post Manager ] plugin from www.ProfProjects.com