SUCOTERAPIA – SUCOS SAUDÁVEIS E NUTRITIVOS .

A Sucoterapia pode influenciar na saúde?

Os sucos saudáveis e nutritivos são formas de consumir fibras, vitaminas e minerais de formas concentradas e variadas. Sabendo combinar os ingredientes certos, eles podem ajudar a tratar, prevenir e até curar algumas doenças.

O ideal é tomar o suco logo após ter feito, para não ocorrer oxidação das vitaminas. A pessoa que toma café da manhã em casa, pode tomar suco logo no desjejum, pois o corpo absorve melhor e já ajuda a desintoxicar. A noite na ceia, também é interessante tomar o suco, pois, durante o sono há a reparação e regeneração dos órgãos como por exemplo o fígado. Assim, podemos obter o melhor aproveitamento das vitaminas. A tarde também, desde que seja fresco é um bom horário.

Hoje a alimentação da população é considerada pobre em fibras, e ainda a maioria não consegue atingir a recomendação de consumo de 25gr/dia.

Já na forma de suco com vegetais esse consumo fica mais fácil. Além  disso, alimentos que são importantes, porém, não são palatáveis para alguns, podem ser mascarados pelas frutas, sem deixar de lado a sua importância e benefícios à saúde.

Claro, que as misturas devem ser sempre indicadas para as necessidades e objetivos de cada um. As vitaminas, fitoquímicos, minerais possuem caminhos bioquímicos que podem se contrapor e ai sim, não cumprirem suas funções como esperado.

SUCOTERAPIA E A DESCRIÇÃO DOS BENEFÍCIOS DE ALGUNS INGREDIENTES.

  • Cenoura

  • Couve manteiga

Principais ingredientes do suco, as folhas verde-escuras (couve, rúcula, espinafre) são ricas em substâncias antioxidantes, famosas por combaterem os radicais livres, que, em excesso, aceleram o envelhecimento da pele e do organismo como um todo. Outro componente valioso dos vegetais é o ácido fólico, vitamina do complexo B necessária para a manutenção do sistema nervoso e dos glóbulos vermelhos.

  • Beterraba: BOA FONTE DE FERRO e óxido nítrico, assim ajuda na saúde sanguínea. Além disso, o oxido nítrico ajuda na dilatação das artérias e fluidez sanguínea.

  • Abóbora: fonte de vitamina A, essencial para a saúde visual. Também rica em carotenoides importantes para combater os radicais livres e manter a saúde da pele.

  • Agrião: Considerado um superalimento por causa de seu conteúdo antioxidante, O agrião é rico em Vitamina C, Vitamina A e clorofila que são todos considerados poderosos antioxidantes. A Vitamina C é conhecida como um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir o câncer, estimula o sistema imunológico e combate o resfriado. A vitamina C também pode ser um tratamento eficaz para o escorbuto e catarata. Uma tigela de salada de agrião contém cerca de 50 mg de vitamina C.

  • Salsão: é rico em vitaminas — principalmente a K e a C — e em minerais, como magnésio. Tem ainda uma quantidade enorme de fibras, o dobro daquelas presentes na alface, por exemplo.

  • Alho poró: Da mesma família do alho e da cebola, o alho poró que mais parece com a cebolinha possui vários nutrientes, vitaminas e minerais: vitamina A, C e do complexo B, ferro, fósforo, potássio, cálcio e a substância funcional chamada alicina que tem ação anti-inflamatória e colabora com o bom trabalho do sistema imunológico. Ele também pode ajudar no controle do colesterol.

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CRÉDITO:

Dra. Juliana Rossi – Nutricionista (CRN 40228)

Clínica Equilibrio Nutricional

Tel.:(11) 2672-7300 | WhatsApp (11) 97334-9847

E-mail: equilibrio@equilibrionutricional.com.br

Site: www.equilibrionutricional.com.br

   

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Dra Juliana

Dra. Juliana Rossi Di Croce

CRN 40228

Nutricionista formada pela Universidade Cruzeiro do Sul (CRN 40228).

Pós Graduada em Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica – FAPES.

É Sócia Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e Co- autora dos Livros: “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II.