SUSTENTABILIDADE – UM PRESENTE PARA O FUTURO

Nós adultos, temos a missão de deixarmos um mundo melhor para às nossas crianças, mas para isso, precisamos agir no presente de forma assertiva.  Através de pequenos atos diários que ajudarão na preservação da natureza e do meio ambiente. Pensando nisso, o Click Ideal Equilíbrio postará a cada semana, novas dicas para ajudá-los nessa missão tão nobre e importante.

Talvez esteja na hora de devolvermos à natureza o carinho que recebemos dela a vida inteira.

Desde cedo, é possível ajudar seu filho a criar hábitos sustentáveis dentro e fora de casa, que ele levará por toda a vida. Veja como construir um mundo mais próspero para as novas gerações por meio de pequenas atitudes do dia a dia.

Sustentabilidade não é uma palavra nova. Faz parte do currículo escolar há algum tempo, das rodas de conversa das famílias… Ainda assim, nem todo mundo sabe exatamente o que ela significa. Ser sustentável é separar o lixo? Claro. Não desperdiçar água nem energia? Também. Consumir menos? Com certeza! Mas o conceito é mais amplo: satisfazer as necessidades humanas, aquelas indispensáveis à nossa sobrevivência, sem comprometer o futuro do planeta. “A sustentabilidade é um conceito complexo, mas, ao mesmo tempo, simples, porque estamos falando de preservação e cuidado, para que outras gerações tenham acesso ao que a gente tem. Isso é generosidade”, explica a educadora ambiental Christiane Assis, fundadora do projeto Ecologia Viva (RJ).

O urso Baloo, do filme Mogli, sem querer resumir bem o conceito, cantando: “Eu uso o necessário/Somente o necessário/O extraordinário é demais”. E você pode adotar esse lema com as crianças no dia a dia, para que a família toda faça escolhas mais conscientes. Pense bem: é necessário preparar tanta comida no jantar? Ou comprar outro tênis? Que tal fazer uma limpeza no armário e doar o que não está sendo usado antes de adquirir peças novas? “Se cada um de nós, como pessoa e como grupo, adotar um modo de vida que priorize o que é realmente indispensável, é possível alcançar a felicidade”, diz a professora Hedy Vasconcelos, especialista em Educação Ambiental, da PUC (RJ). Veja a seguir nas próximas postagens, todas às terças-feiras, como incorporar tudo isso à rotina da sua casa.

Texto Naíma Salem – Revista Crescer/282

CONVITE

Convido você especialista e pessoas afins da preservação do nosso MEIO AMBIENTE e da SUSTENTABILIDADE, a participarem do blog CLICK IDEAL EQUILÍBRIO, sendo um editor de matérias. Para isso, solicito que envie um e-mail para: contato@clickidealequilibrio.com.br.

Por gentileza se identifique, anexe um texto sobre o assunto e mencione os endereços das redes sociais que participa falando sobre o assunto abordado. O mesmo, será analisado e retornaremos com a resposta.

Te desejo novos hábitos e vamos fazer a diferença!

Click Ideal Equilíbrio

 

   

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara
Silmara Regina Carlos - Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach - Instituto HOLOS - Certificação ICF International Coach Federation.