TERAPIAS HOLÍSTICAS

A terapia holística é aquela que segue os princípios do holismo (do grego holos que significa inteiro ou todo). Ou seja: trata o ser humano como um todo, não através de uma visão fragmentada do real.

A abordagem holística acredita que os elementos físico, emocional, mental e espiritual de cada pessoa forma um sistema e objetiva tratar de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa da doença como nos sintomas.

Hoje em dia as terapias holísticas trabalham tendo entendimento de que toda a doença começa quando perdemos a fé em nós mesmos, quando não acreditamos em nossas capacidades e nos desligamos do “espírito”. Depois esta falta de fé, gerará pensamentos densos, confusos e negativos. Todo pensamento gera uma emoção. Portanto, se formos pessimistas, por exemplo, o pessimismo gerará mau humor, raiva, ressentimento ou alguma emoção negativa. E a própria física quântica já comprovou que todo o pensamento gera uma emoção. Por fim, se ficarmos somatizando essas debilidades por muito tempo, o corpo físico sofrerá com dores, doenças e disfunções.

A terapia holística é hoje uma das terapias que mais crescem no mundo e geralmente elas fazem parte das medicinas orientais (como a Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurveda), utilizadas a milhares de anos. O motivo do aumento da procura por estes tratamentos se deve ao fato de que todas elas enfocam o ser humano como um ser integral. Sendo assim, no enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas o reflexo das desarmonias que já existem nos corpos energéticos.

Dentre as técnicas mais divulgadas no Brasil estão: Reiki, Yoga, Acupuntura, Florais, Do-In, Shiatsu, Ta-Chi-Chuan, Massagem, Reflexologia, Ortomolecular, entre outras.

Essas técnicas podem ajudar as pessoas a aliviar o stress físico, dores nas costas, previne e combate depressões, insônia, TPM, ansiedades. Fazendo uso de vários métodos diferentes, podemos detectar o que está realmente gerando desequilíbrio.

É importante saber que dentro do paradigma holístico e até mesmo legal, o terapeuta não é médico, nem doutor. Por isso não pode usar terminologias como paciente, receita, diagnóstico, doenças ou medicamentos. Um bom terapeuta, assim como qualquer profissional que queira servir e respeitar o próximo, bem como ajudar na evolução da humanidade, precisa especializar-se, ter uma boa formação, muita pesquisa e dedicação, pois estes são ingredientes essenciais para um bom profissional.

Para escolher um bom profissional, precisamos saber a sua procedência e as necessidades que nós temos. Caso o terapeuta seja bem recomendado, cumpre com todos os quesitos da legislação, tem seus alvarás em dia e um local apropriado para atender, podemos confiar. Entretanto se o terapeuta não fez uma boa formação, não tem alvará, atende em locais inapropriados, fica difícil dar credibilidade a ele e de receber os benefícios deste trabalho.

Então, se você tem interesse em cuidar do corpo, da mente e do espírito, pesquise mais e procure a terapia que mais lhe agradar. Conheça mais destas técnicas milenares de cura e equilíbrio e você verá o quanto elas auxiliam para a nossa saúde física e para o nosso bem estar.

Click Ideal Equilíbrio

   

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara

Silmara Regina Carlos – Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach – Instituto HOLOS – Certificação ICF International Coach Federation.