BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Todos nós sabemos a importância da atividade física, dos benefícios dos exercícios físicos para o ser humano, mas porque esse assunto ainda gera discussão? Muitas pessoas não se importam com a saúde e isso pode gerar grandes problemas no futuro.

A atividade física engloba qualquer atividade que o indivíduo realiza em que realiza um movimento corporal, utilizando a sua musculatura, resultando em algum gasto energético. Complicado? E Se eu falar andar, correr, nadar, andar de bicicleta isso facilita o seu entendimento.

Pois é, a atividade física é exatamente isso. São atividades que são desenvolvidas com o objetivo de melhorar a saúde das pessoas promovendo um bem-estar. Mas essa atividade física não pode ser realizada de qualquer forma, portanto o acompanhamento de um profissional é fundamental.

Os principais benefícios da atividade física para o ser humano são: melhora na postura corporal, os músculos ficam com melhor tônus, combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura, aumento a produtividade, menor propensão às doenças cardíacas, combate o estresse e a indisposição, maior disposição para as tarefas cotidianas, melhora na elasticidade e flexibilidade do corpo, da autoestima, aumenta a qualidade e a expectativa de vida, fortalece o sistema imunológico, redução do colesterol, dentre outros.

Portanto praticar atividade física é fundamental para a saúde de todas as pessoas, principalmente para aquelas que possuem uma história familiar desfavorável.

Para melhor compreensão, apresenta-se uma lista dos benefícios obtidos pela prática regular de actividade física:

1. Melhoria da função cardiovascular e respiratória

2. Redução dos factores de risco para doença da artérias coronárias

3. Diminuição de incidentes mortais provocados por doença cardiovascular

4. Diminuição da incidência de doença das artérias coronárias, cancro do cólon e diabetes tipo II

5. Diminuição da massa gorda e manutenção ou aumento da massa muscular

6. Aumento da massa óssea e/ou prevenção da sua perda (prevenção da osteoporose)

7. Aumento da força muscular

8. Aumento da resistência de tendões e ligamentos

9. Aumento do metabolismo em repouso

10. Melhoria da função imunitária

11. Atraso de certos processos do envelhecimento

12. Aumento da sensação de bem-estar e da auto-estima

13. Melhoria dos estados de depressão e ansiedade

Para obtenção dos benefícios descritos, o American College of Sports Medicine (associação, que apesar do nome, integra cientistas de todo o mundo) determina que se realize, no mínimo, 30 minutos de exercício diário (que pode ser uma simples caminhada) durante 4 ou mais dias por semana.

Em suma, se pretende ter uma vida saudável, seja mais ativo: vá a pé para o local de trabalho, utilize as escadas em vez do elevador, passeie com o cão, ande de bicicleta, ou realize qualquer outra atividade física que seja do seu agrado (ficar no sofá a pressionar os botões do comando não conta).

Texto de Pedro Bastos

Saia do sedentarismo

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Silmara Regina Carlos - Life Coaching, Empreendedora, Educadora e Redatora de conteúdo para a Web. Administro o blog Click Ideal Equilíbrio e sou Coautora do livro - Salto Quântico na Liderança. Meu propósito é ajudar mulheres no seu desenvolvimento tanto Pessoal como no Profissional. O objetivo principal é propor o equilíbrio na vida, incentivando hábitos saudáveis para termos mais Qualidade de Vida e felicidade. Especializada em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach - Instituto HOLOS - Certificação ICF International Coach Federation.

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