O mundo animal sempre dando lições de vida! Quando uma tartaruga fica virada, com o casco para baixo e as pernas para o ar, dificilmente consegue voltar à posição normal sozinha.

Para isso, existem os amigos! Em um belo exemplo de solidariedade, uma tartaruga nesta humilhante situação recebeu a colaboração de uma colega da mesma espécie, que fez um esforço, mas conseguiu desvirar a companheira. Quem nunca precisou de um gesto desse não é? 

A solidariedade é um dos fatores que movem os voluntários, contendo alguns aspectos que conferem grande importância a tal sentimento.

Estender a mão, ajudar ao próximo e colaborar com os necessitados sem querer nada em troca. Estas são algumas das atitudes das pessoas solidárias, que se preocupam com o próximo.

A solidariedade é algo muito importante para a nossa sociedade, pois quando ela está presente em nossa vida, muitas coisas começam a melhorar. E a principal delas é a forma com a qual passamos a enxergar nossa vida.

Quando procuramos ajudar alguma pessoa que esteja necessitada, passamos a ver que muitos dependem somente da gente para que as melhorias realmente aconteçam.

Por isso, graças a inúmeras pessoas solidárias, que realmente se preocupam com o próximo, a solidariedade faz parte de nossa sociedade.

madre-solidari

Campanhas Solidárias

Podemos presenciar várias campanhas que, a todo o momento, são lançadas como, por exemplo, campanhas de agasalhos, de alimentos para aquelas famílias que perdem tudo nos desastres e campanhas para ajudar os necessitados.

Especialmente na televisão, é possível conferirmos estas campanhas sendo realizadas em grandes partes do mundo. De modo absolutamente feliz, grande parte das campanhas faz sempre o maior sucesso frente às pessoas. De modo obvio, nem todos os seres humanos se preocupam com o próximo, pois existem algumas pessoas que somente se preocupam com seu bem-estar; porém, não devemos agir como a grande maioria.

Se a solidariedade é importante para a sociedade, todos devem agir de acordo com seus princípios; ou seja, transmitir o bem, ajudar ao próximo sempre que possível, estender a mão e procurar somente ajudar, sem que haja algo em troca.

Importância da solidariedade na sociedade

Portanto, a importância da solidariedade na sociedade realmente é imensurável, e todos nós deveríamos buscar ser mais solidários. Para ser solidário não é preciso muito: as vezes ao nosso redor podemos realizar várias atitudes solidárias, que serão muito úteis a nossa própria sociedade.

Quando ações bonitas são realizadas, certamente será possível viver numa sociedade muito mais humana.

Ninguém avança sozinho, precisamos uns dos outros. Auxiliando-nos mutuamente, aprendendo a dar as mãos, repartindo conhecimentos e experiências, alcançaremos um viver melhor, com menos sofrimentos. A isto chamamos solidariedade.

É quando o ser humano traz à tona o sentimento de amor ao próximo; sentimento este que desabrocha principalmente quando ocorrem tragédias de proporções elevadas ou algum outro fato que nos comova.

O sentimento de solidariedade é uma virtude cristã e, como uma corrente do bem, deve manter-se vivo em nossas almas, não só quando ficamos comovidos por algum fato, mas ser exercitado sempre, em qualquer ocasião.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é access-933130_1280-1-1024x718.jpg
Solidariedade

A solidariedade vem diminuindo em relação ao passado, pois os seres humanos, cada vez mais individualizados, preocupam-se com disputas de espaço e bens materiais, esquecendo-se dos seus irmãos em essência.

Imperam na sociedade atual a falta de respeito ao próximo e o sentimento competitivo de “sempre levar vantagem” sobre o outro. Levar vantagem para quê? Para nos sentirmos mais poderosos, melhores que as outras criaturas? Isso nos levará a algum lugar melhor, espiritualmente falando?

Precisamos abandonar o consumismo desenfreado em que compramos o supérfluo e ajudar a quem realmente tem necessidade, compreender as falhas humanas, estender as mãos e amparar. Ser solidário é trabalhar com uma comunidade carente, levando até ela atividades que incentivem a educação, promova saúde, lazer etc.

Cada um de nós tem sua maneira peculiar de perceber os que precisam de ajuda e sofrem, estando perto ou longe de nós.

Há tanto a fazer, basta olhar à nossa volta. Uma criancinha no orfanato, sem contato com seus parentes, abandonada à própria sorte… Um velhinho no asilo, sentindo-se esquecido pela família, carente de afeto…

Uma família cujas necessidades básicas podemos suprir, incentivando e auxiliando seu chefe a procurar sua subsistência com trabalho honesto, de modo que esse grupo familiar se torne cada vez mais independente e possa, em curto espaço de tempo, ajudar, ao invés de ser ajudado.

Sabe-se que a ajuda financeira a pessoas carentes não resolve definitivamente seus problemas relacionados à má distribuição de renda no país, ao desemprego, à má atuação dos governantes no desempenho de suas atividades, porém ameniza seu estado de sofrimento e elas terão perspectivas de uma vida melhor.

Se fizermos nossa parte, agindo junto a associações de moradores, promovendo programas de conscientização de cidadania, preservação do meio ambiente, uso racional da água, enfatizando noções básicas de saúde, ajudando a erradicar o analfabetismo, entre outras ações, fazendo uso apenas da nossa boa vontade, estaremos praticando a solidariedade humana.
pombaSer solidário é também demonstrar afeto, amizade, respeito, compreensão para com o nosso semelhante. É sentir prazer em ajudar um amigo ou colega de trabalho na prática de alguma tarefa, ainda que esse pedido nos seja feito apenas por meio de um olhar.

Amar e respeitar a família pai, mãe e irmãos, mantendo um ambiente solidário e harmônico, isto ajuda o indivíduo a ser feliz. Pôr em prática a percepção e estender a mão ao próximo constituem pequenos atos que, às vezes, nem notamos, mas que são de grande valia para quem os recebe. O prazer de sempre fazer o bem é maior do que o de recebê-lo.

Será que com uma mudança de atitude, se começarmos a enxergar nosso semelhante com respeito e amor, não conseguiríamos diminuir a violência na sociedade?

Click Ideal Equilíbrio

Facebook
LinkedIn
Visitas: 25.197

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.

Abrir bate-papo
1
Posso ajudar?