1 – Crie uma rotina.
Um pouco de planejamento nunca é ruim. Se você escolher começar do zero todos os dias, rapidinho vai tudo por água abaixo. A alimentação saudável tem que ser parte da sua rotina, você tem que saber quando e o que vai comer, e fazer disso algo importante da sua vida.
2 – Tenha nas atividades físicas a base da mudança alimentar.
Se criar uma rotina é fundamental, comece ela pelas atividades físicas. Uma boa alimentação anda lado a lado com as atividades físicas. Esporte, corrida, dança, academia, vale tudo. Encaixe as atividades em horários fixos na sua semana e adapte a alimentação a partir disso.
3 – Os dias difíceis são os melhores.
De novo a questão da rotina: para criar um hábito, o sacrifício de continuá-lo nos dias em que mais queremos desistir é fundamental. Se está chovendo, faça exercícios mesmo assim. Se deu vontade de comer um hambúrguer às dez da noite, tente comer algo mais leve. Passe a tentação para o outro dia, e não o contrário.
4 – Deixe o adeus para depois.
Não seja tão radical parando com as gordices, mesmo que você ache que deveria. Apenas diminua. Escolha um ou dois dias da semana para comer aquela pizza bem recheada e dê segmento à sua rotina saudável. Logo você vai se adaptar a novos sabores e suas tentações vão se tornar mais requintadas e menos prejudiciais.
5 – Descubra onde você consegue almoçar bem.
Pode ser em um restaurante, ou na casa da sua avó, dos seus pais, da sua namorada, enfim, pode ser até na sua própria casa. A questão é você encontrar um refúgio onde seja possível almoçar todos os dias e com opções saudáveis. Defina uma base, e quando quiser variar é só procurar outro lugar.
6 – Para lanchar bem no trabalho, otimize o seu tempo na cozinha.
Se você gosta e tem tempo pra ficar na cozinha, prepare lanches em casa para comer de manhã e de tarde. Caso contrário, uma boa alternativa é comprar ingredientes para preparar no trabalho mesmo. Dez minutos de folga já são suficientes pra fazer um sanduíche bem gostoso e saudável. Mas, por favor, não seja aquele relaxado que esquece suas coisas apodrecendo a semana inteira na geladeira.
7 – Pesquise mais sobre a alimentação.
A regra é simples: quanto mais você pesquisa sobre os malefícios de ingredientes como o sal, a farinha e o açúcar, menos gostosas elas vão parecer. Você pode até entrar para o seleto grupo de pessoas que trocam o que é bom pelo o que faz bem.
8 – Experimente.
É aquilo que sempre falamos: quando você passa a se preocupar com a alimentação, não reduz suas opções, bem pelo contrário. Permita-se conhecer novos sabores e ingredientes. Você vai se impressionar como fica fácil mudar o jeito de se alimentar. Crie novos estímulos para o seu paladar!
9 – Tenha orgulho do que você está fazendo.
Nas brincadeiras entre amigos qualquer mudança é motivo de piadas. Não se abale. Mostre como você está ficando mais bonito, mais ativo, mais requintado e utilize isso ao seu favor.
10 – Tente fazer disso uma nova filosofia de vida.
Se você é capaz de mudar sua alimentação, pode mudar qualquer coisa na sua vida. Aproveite que já está dando mais atenção para você mesmo e repense algumas atitudes. Essa pode ser a motivação que faltava para você alcançar novas conquistas e realizar aquele sonho de infância.
Boa alimentação a todos
Coach Silmara – Click Ideal Equilíbrio
Visitas: 2.945