7 ALIMENTOS QUE DÃO SACIEDADE

Conheça os alimentos que dão saciedade ao nosso corpo e ajudam no processo de bem estar e emagrecimento.

Pães

Os pães, principalmente os integrais, são alimentos que naturalmente garantem uma sensação de saciedade e merecem ser incluídos na dieta. Os pães integrais possuem grandes quantidades de fibras, que contribuem para aumentar a saciedade.

Arroz e feijão

Essa dupla é imbatível quando o assunto é saciedade. O arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro. Já o feijão é um alimento rico em proteína vegetal, fibras, fonte de ferro e vitaminas do complexo B. Ele é um tipo de amido resistente, ou seja, o carboidrato do feijão demora mais tempo para se transformar em glicose (açúcar no sangue), evitando picos de insulina e que o metabolismo fique lento. Além do valor nutricional, a ingestão do arroz com feijão proporciona uma saciedade de longa duração. Dê preferência ao arroz integral por conter fibras.

Frutas associadas a grãos e iogurtes

As frutas e os grãos são excelentes fontes de fibras. Quando associados ao iogurte, ou qualquer outro laticínio, oferecem maior saciedade, pois esses últimos contém grandes quantidades de proteína. A digestão é mais lenta, retardando o esvaziamento gástrico e, consequentemente, a fome.

Saladas cruas

As folhas verdes são campeãs de fibras e também contam com outra particularidade quando o assunto é saciedade: elas exigem muita mastigação. Este é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer. Por isso inclua sempre as saladas cruas no almoço e jantar.

Carnes

Por serem ricas em proteínas e gorduras, as carnes retardam o esvaziamento gástrico e aumentam a saciedade. Porém, não devem ser consumidas em grandes quantidades com o objetivo de induzir à saciedade. O ideal é acompanhá-las de outros alimentos, como verduras e legumes.

Oleaginosas

Castanhas, amêndoas, nozes. Além de serem uma ótima fonte de gorduras mono e poli-insaturadas, consideradas saudáveis para o organismo, são ricas em proteínas vegetais que, quando chegam ao estômago, liberam enzimas de saciedade.

Queijos

Eles são fontes de proteínas que retardam o esvaziamento gástrico. De acordo com a tolerância  individual, um profissional nutricionista poderá indicar com mais precisão quais os melhores tipos de queijo para cada pessoa.

CRÉDITO

Dra. Juliana Rossi – Nutricionista (CRN 40228)

Equilibrio Nutricional Tel.:(11) 2672-7300 | WhatsApp (11) 97334-9847

 E-mail: equilibrio@equilibrionutricional.com.br

Site: www.equilibrionutricional.com.br

Você pode gostar também de:

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara
Silmara Regina Carlos - Empreendedora, Educadora, Coach, Redatora de conteúdo para as redes sociais. Administradora do blog: www.clickidealequilibrio.com.br e da Loja Virtual: www.lojaclickideal.com.br. Coautora do livro - Salto Quântico na Liderança. Trabalho com Marketing de Afiliados e o meu propósito é ajudar mulheres a encontrarem seus verdadeiros caminhos para serem felizes e realizadas com as suas escolhas. Especializada em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach - Instituto HOLOS - Certificação ICF International Coach Federation.