Conheça as 8 atitudes para ter mais energia e saúde em sua vida e melhorar sua qualidade de vida.
Diversos alimentos são responsáveis pelo fornecimento de energia, sobretudo os que elevam a glicemia sanguínea, como os carboidratos, já que a glicose é o combustível essencial para a produção de energia. No entanto, o impacto dos diversos alimentos sobre as taxas de glicose sanguínea é bastante variável, pois depende da velocidade com que esses alimentos são digeridos. Quanto maior Índice Glicêmico (G.I.) do alimento, mais rápido será sua absorção, causando maior impacto glicêmico – Carga glicêmica (C. G.).
Para fornecer energia ao longo do dia ou da prática de atividade física é de suma importância dar preferência aos alimentos fontes de carboidratos e com índice glicêmico de baixo a moderado, pois assim o açúcar é lentamente absorvido, mantendo mais os níveis glicêmicos. Dessa forma, a energia também se mantêm mais constante. Porém, se o objetivo for repor energia de forma rápida pode-se optar pelos carboidratos de alto índice glicêmico, do contrário a melhor opção são os de baixo e moderado I.G. Abaixo seguem alguns exemplos de alimentos energéticos:
1 – Arroz Integral: Além de ser fonte de carboidratos, também possui vitamina B6, que ajuda a manter os níveis de energia e promover maior resistência a fadiga.
2 – Aveia: Possui carboidratos complexos que são absorvidos lentamente pela corrente sanguínea, proporcionando energia e sensação de saciedade.
3 – Banana: Possui 3 açúcares naturais: a glicose, frutose e amido, que são fornecedores de energia. Há relatos de que o consumo de 2 unidades é suficiente para fornecer energia suficiente para 90 minutos de exercícios.
4 – Batata Doce: É uma excelente fonte de carboidratos, de índice glicêmico bastante inferior ao da batata inglesa, portanto fornece energia de maneira mais prolongada.
5 – Guaraná: Possui cafeína, substância que estimula o metabolismo e fornece energia.
6 – Quinua: É um alimento que oferece excelente reserva energética e contém altas concentrações de vitaminas do complexo B, sobretudo vitamina B6, que fornece energia e evita a fadiga.
7 – Levedo de cerveja: Facilita a conversão de carboidratos em glicose pelo organismo, que o organismo utiliza para produção de energia. Também é fonte de vitaminas do complexo B.
8 – Mel de abelha: Fonte de energia rápida, é um carboidrato simples, que ao chegar ao estômago é prontamente absorvido para a corrente sanguínea. É uma excelente indicação para atletas e esportistas que necessitam de energia extra. Pode ser consumido em torno de meia hora antes do exercício e também após a atividade.
Receita de Vitamina Energética:
Vitamina Power
Rendimento: 1 porção / 269,51 Kcal por porção
Ingredientes:
1 ½ de leite de soja light
1 colher de sopa de aveia em flocos grossos
1 colher de chá de levedo de cerveja
1 unidade de banana prata
½ colher de sobremesa de mel de abelha
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva a seguir.
Crédito:
Dra. Juliana Rossi Di Croce – Nutricionista (CRN 40228)
Clínica Equilíbrio Nutricional
Tel. (11) 2672-7300
E-mail: equilibrio@equilibrionutricional.com.br
Site: www.equilibrionutricional.com.br
Dra. Juliana Rossi Di Croce
Nutricionista (CRN 40228)
Adicione a descrição do membro da equipe aqui. Remova o texto se não for necessário.
Visitas: 7.601