Ter uma alimentação saudável é essencial para ter mais qualidade de vida.
O iogurte é produzido a partir da ação da cultura dos microorganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Essas bactérias necessitam da lactose (açúcar do leite), para se proliferarem e em contrapartida eliminam o ácido lático que coalha o leite.
O leite coalhado preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose, sendo então um alimento de mais fácil digestão que o leite. Para garantir sua qualidade microbiológica, o iogurte deve ser conservado sob refrigeração, à temperatura máxima de 10ºC.
Os microorganismos (bifidobactérias) presentes no iogurte ajudam a equilibrar a microbiota intestinal e auxiliam na prevenção do crescimento de microorganismos patogênicos e agentes causadores de doenças, daí ser reconhecido como um alimento probiótico e imunomodulador.
São também conhecidos como bioterapêuticos, bioprotetores e bioprolifácticos e são utilizados para prevenir infecções entéricas e gastrointestinais.
Benefícios do Iogurte
O iogurte é um alimento fonte de proteínas, contêm minerais importantes como cálcio, zinco, vitamina A e vitaminas do Complexo B.
As proteínas são necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do corpo, incluindo pele, unhas e cabelos. Participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas.
O cálcio é um mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de participar das contrações musculares.
O zinco aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos.
A vitamina A tem papel fundamental na saúde da visão e da pele. É uma vitamina que restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de acne e queda de cabelos.
As vitaminas do complexo B participam do metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos, têm papel importante na produção de energia, oxigenação das células, produção de neurotransmissores e funções neurológicas.
Recomendação: Recomenda-se uma ingestão regular de lacticínios fermentados, como os iogurtes, para que estes possam ser benéficos na prevenção de patologias infecciosas comuns. Em média de 1 copo médio de iogurte desnatado ao dia.