A autoestima representa a forma como nos enxergamos e nos sentimos com relação a nós mesmos.
Quando positiva, garante segurança, equilíbrio emocional e autonomia pessoal, trazendo uma vivência mais feliz, consigo mesmo.
Porém, quando negativa, pode trazer prejuízo à vida, tanto de caráter pessoal como profissional, gerando sentimentos de insegurança baixa autoconfiança, inferioridade e tristeza.
Alguns sintomas de baixa autoestima são: insegurança, pouca autoconfiança, excesso de autocrítica, intolerância à frustração, tendência a relacionamentos destrutivos, sentimento de inferioridade e necessidade de aprovação.
O que fazer para melhorar?
Algumas mudança de atitude pode ajudar a resgatar a autoestima, como: exercitar seu autoconhecimento, reconhecer seus defeitos e qualidades e aceitá-los como um conjunto de características que formam o que você é.
Evite a autocrítica exagerada, permitindo-se errar e procurando não se torturar ao falhar. Ouça suas próprias vontades, converse consigo mesmo e descubra quilo que te faz bem.
Tente se tratar com o mesmo cuidado e carinho com os quais trata as outras pessoas da sua vida, afinal você merece! Procure adotar uma postura positive com relação a si próprio, aceitando suas capacidades e desempenho.
E por final, caso necessite de uma ajuda especializada, a psicoterapia pode ajudar no autoconhecimento, no resgate e fortalecimento da sua autoestima.
Crédito: Lilian Tomita – site: http://www.liliantomita.com.br
contato@liliantomita.com.br