A MUDANÇA É INEVITÁVEL – EM NOSSAS VIDAS

A mudança é inevitável em nossas vidas, por isso não devemos ter medo e sim agradecer por não precisar permanecer estático a vida inteira.

Quando descobrir o que você quer mudar, vai entender que o processo que te leva a esta nova condição, vai te conceber uma revisão dos seus valores e fazer com que você se conscientize de seu momento atual.

E assim viverá seu crescimento pessoal que só te trará benefícios. Mas que de novo não será fácil, pois, temos nosso lado “negativo”, porém humano, que muitas vezes, não gostamos de olhar, mas que faz parte de nós e deve ser  analisado.

Outro ponto a se atentar, é o de que toda mudança traz uma perda dentro de si e com isso ha a necessidade de fazer escolhas. E agora é a hora de olhá-las de frente e se você acreditar que conseguirá viver com elas, siga adiante.

Seja verdadeiro com você mesmo e descubra se consegue sua mudança sozinho,  caso isso não aconteça, existem profissionais que podem ajudá-lo, trabalhos pontuais para que isso aconteça. Comece suas mudanças se abrindo para a ideia que nem tudo se faz sozinho. Seu “ajudador” poderá enxergar coisas que você não está vendo, por isso quebre este paradigma desde já, acreditando que pedir ajuda, não é para fracos.

Segundo Paulo Freire: “Mudar é difícil, mas possível”, o que confio ser verdade, já que somos seres que podemos ir e vir conforme nossos desejos e metas a serem alcançadas. Existem ainda duas perguntas que podemos fazer para que se efetive qualquer mudança “O que quero mudar?” e “Como Mudar?”.

Vamos pensar mais um pouco, pois não temos nenhuma cartilha que nos ensine a fazer isso, mas ideias para contemplar. Olhe para você, se conheça para que possa entender o que quer mudar e defina quais as áreas de prioridades, não dá para mudar tudo de uma vez, pois assim se perde o foco, a frustração aumenta e nada acontece.

(“Mudar é difícil, mas possível – Paulo Freire”)

CORAGEM DE MUDAR

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é stress-2883648_640-1.jpg

Mudar exige coragem. É saltar do conhecimento rumo ao incerto.

– Não amo meu marido, mas será que vou encontrar alguém melhor?”.

– Odeio este trabalho, mas será que vou achar um emprego mais interessante?”.

– Não aguento mais morar com a minha mãe, mas será que vou conseguir sobreviver sozinha?”.

Crescer significa ter ousadia de explorar o desconhecido. Viver em segurança é como viver na pobreza. Quem quer viver somente o conhecido precisa se acostumar com pouco.

É necessário aprender a fazer o que assusta. No processo de mudança, sempre haverá medo de algo. Muitos psicólogos defendem a ideia de que os clientes devem primeiro dominar e anular seus medos e depois partir para ação. Isso é ilusão, pois aquilo que é importante em nossa vida sempre nos provocará um friozinho na barriga. O grande desafio é fazer o que nos propusemos mesmo com o medo por perto.

Devemos ter a coragem de fazer o que precisamos – voltar a estudar; começar a trabalhar fora; casar ou descasar, o que quer que seja. Apesar do medo.

Se uma coisa é importante, o medo faz parte de sua realização. Portanto, decida, planeje e realize apesar do medo…

Ao mudar, aprenda a fazer coisas de que não gosta. Todo mundo sabe que é preciso gostar do que faz. Isso é fundamental, importantíssimo, mas as vitórias são construídas sobre coisas que gostamos e também sobre outras que não gostamos de fazer.

Alguém diria que é gostoso ficar acordado a noite inteira cuidando do filho gripado? Ou pensando no planejamento estratégico da empresa?

Não gosto de escrever artigos para as revistas que dão prazos reduzidíssimos. Tudo é para ontem. Parece que todos os diretores de redação combinam entre si  para pedir tudo em cima da hora.

Quando saem da faculdade, muitos jovens têm a ilusão de que vão fazer só o que gostam. Ilusão que os primeiros dias de trabalho destroem.

Muita gente pensa que escolheu a profissão errada e começa outra faculdade até descobrir que qualquer carreira tem seu lado chato. Precisamos aprender a colocar o máximo de qualidade, mesmo que isso implique em horas e horas de desprazer.

Um jornalista recém-formado sonha escrever artigos e reportagens que vão abalar o país. É justo que sonhe e deva continuar sonhando mas o chefe de reportagem lhe ordena que escreva sobre o “buraco de rua”, que, no jargão da redação, é o assunto menor. Faz parte do jogo, do aprendizado. Tem de ser feito. E muitas vezes é o que diferencia o profissional do amador.

PERGUNTAS SÁBIAS

Por incrível que pareça, as perguntas que você se faz ao encarar as mudanças e enfrentar os desafios, revelam  que tipo de pessoa é. Quando estiver passando por um problema, é fundamental fazer a pergunta correta para alavancar a solução.

O teor de suas perguntas diante de um problema o coloca entre as pessoas sábias ou as que se fazem de vítimas.

Quando tem um problema a vítima pergunta: “Quem está querendo me sacanear?” Acha que os amigos não querem ajudá-la, que o chefe a está sabotando, que o cônjuge… A vítima pensa que o mundo é um vale de lágrimas.

O sábio pergunta: “Que aprendizado está me faltando para superar esse desafio?”

O tipo de pergunta determina o grau de aprendizado e a escolha do caminho. Perguntas sábias estimulam o crescimento. Perguntas de vítima reforçam esta postura.

A pessoa que deseja saber quem a está sacaneando se atola cada vez mais em seu mundo pobre. Aquelas que procura a solução encontram muitas opções.

Diante de um problema, faça essas perguntas:

– Quem pode me ajudar a sair disto?

– Quem pode me orientar neste momento?

– O que posso fazer de diferente nesta situação?

– Quem tem a resposta daquilo que procuro?

– O que preciso mudar em mim para superar este problema?

Ao vencer um obstáculo, o sábio se sente muito bem consigo próprio porque descobriu uma força que não conhecia. E, mesmo que não chegue ao sucesso na primeira vez, o esforço de experimentar e o aprendizado adquirido vão inevitavelmente levá-lo à vitória.

Trechos retirado do livro: “Os donos do mundo” – Roberto Shinyashiki.

Sejam ousados!

Mudem!

Click Ideal Equilíbrio

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara
Silmara Regina Carlos - Life Coaching, Empreendedora, Educadora e Redatora de conteúdo para a Web. Administro o blog Click Ideal Equilíbrio e sou Coautora do livro - Salto Quântico na Liderança. Meu propósito é ajudar mulheres no seu desenvolvimento tanto Pessoal como no Profissional. O objetivo principal é propor o equilíbrio na vida, incentivando hábitos saudáveis para termos mais Qualidade de Vida e felicidade. Especializada em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach - Instituto HOLOS - Certificação ICF International Coach Federation.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

1
Posso ajudar?
Powered by
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram