Como anda a sua autoestima?

A autoestima representa a forma como nos enxergamos e nos sentimos com relação a nós mesmos.

Quando positiva, garante segurança, equilíbrio emocional e autonomia pessoal, trazendo uma vivência mais feliz, consigo mesmo.

Porém, quando negativa, pode trazer prejuízo à vida, tanto de caráter pessoal como profissional, gerando sentimentos de insegurança baixa autoconfiança, inferioridade e tristeza.

Alguns sintomas de baixa autoestima são: insegurança, pouca autoconfiança, excesso de autocrítica, intolerância à frustração, tendência a relacionamentos destrutivos, sentimento de inferioridade e necessidade de aprovação.

O que fazer para melhorar?

Algumas mudança de atitude pode ajudar a resgatar a autoestima, como: exercitar seu autoconhecimento, reconhecer seus defeitos e qualidades e aceitá-los como um conjunto de características que formam o que você é.

Evite a autocrítica exagerada, permitindo-se errar e procurando não se torturar ao falhar. Ouça suas próprias vontades, converse consigo mesmo e descubra quilo que te faz bem.

Tente se tratar com o mesmo cuidado e carinho com os quais trata as outras pessoas da sua vida, afinal você merece! Procure adotar uma postura positive com relação a si próprio, aceitando suas capacidades e desempenho.

E por final, caso necessite de uma ajuda especializada, a psicoterapia pode ajudar no autoconhecimento, no resgate e fortalecimento da sua autoestima.

Crédito: Lilian Tomita – site: http://www.liliantomita.com.br

[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Open chat
1
Posso ajudar?
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram