Como anda a sua autoestima?

A autoestima representa a forma como nos enxergamos e nos sentimos com relação a nós mesmos.

Quando positiva, garante segurança, equilíbrio emocional e autonomia pessoal, trazendo uma vivência mais feliz, consigo mesmo.

Porém, quando negativa, pode trazer prejuízo à vida, tanto de caráter pessoal como profissional, gerando sentimentos de insegurança baixa autoconfiança, inferioridade e tristeza.

Alguns sintomas de baixa autoestima são: insegurança, pouca autoconfiança, excesso de autocrítica, intolerância à frustração, tendência a relacionamentos destrutivos, sentimento de inferioridade e necessidade de aprovação.

O que fazer para melhorar?

Algumas mudança de atitude pode ajudar a resgatar a autoestima, como: exercitar seu autoconhecimento, reconhecer seus defeitos e qualidades e aceitá-los como um conjunto de características que formam o que você é.

Evite a autocrítica exagerada, permitindo-se errar e procurando não se torturar ao falhar. Ouça suas próprias vontades, converse consigo mesmo e descubra quilo que te faz bem.

Tente se tratar com o mesmo cuidado e carinho com os quais trata as outras pessoas da sua vida, afinal você merece! Procure adotar uma postura positive com relação a si próprio, aceitando suas capacidades e desempenho.

E por final, caso necessite de uma ajuda especializada, a psicoterapia pode ajudar no autoconhecimento, no resgate e fortalecimento da sua autoestima.

Crédito: Lilian Tomita – site: http://www.liliantomita.com.br

contato@liliantomita.com.br

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara
Silmara Regina Carlos - Empreendedora, Educadora, Coach, Redatora de conteúdo para as redes sociais. Administradora do blog: www.clickidealequilibrio.com.br e da Loja Virtual: www.lojaclickideal.com.br. Coautora do livro - Salto Quântico na Liderança. Trabalho com Marketing de Afiliados e o meu propósito é ajudar mulheres a encontrarem seus verdadeiros caminhos para serem felizes e realizadas com as suas escolhas. Especializada em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach - Instituto HOLOS - Certificação ICF International Coach Federation.