CONSCIÊNCIA À MESA – SUSTENTABILIDADE

48149938 – mother and kids at the supermarket togethera

A consciência à mesa ajuda na tarefa da prática da sustentabilidade.

Você sabia que, por dia, cada brasileiro desperdiça  média de 250 gramas de comida? São mais de 40 mil toneladas que vão para o lixo diariamente, o suficiente para alimentar 25 milhões de pessoas todos os dias, de acordo com ONG Akatu, que trabalha pela conscientização em mobilização da sociedade para o consumo inteligente.

“ O desperdício de alimentos faz parte de uma cultura de abundância, que valoriza a fatura e que transforma a comida em sinônimo de acolhimento de carinho”, afirma Denise Conselheiro, coordenadora do projeto educacional Educat, da mesma organização.

O primeiro passo, para evitar o desperdício é não exagerar nas compras. É fácil cair na onda das promoções, do “pague um, leve dois”, e acaba enchendo o carrinho por impulso. Ao comprar mais do que se consome, muitos alimentos estragam ou perdem a validade e são descartados. Para evitar que isso aconteça, vá ao mercado com uma lista em mãos, para saber exatamente do que sua casa precisa.

Se o seu filho está sendo alfabetizado, aproveite para praticar a escrita, soletrando para ele os itens a serem adquiridos. Os maiores, que já sabem ler bem, podem  ser os copilotos do carinho, riscando da lista os itens encontrados.

Eles também conseguem ajudar a verificar a data de validade dos alimentos que estão na despensa, antes de ir às compras.

Fonte: Revista Crescer 282/maio 2017, escrito por Taimá Saleh.

 

SUSTENTABILIDADE – UM PRESENTE PARA O FUTURO

   

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara
Silmara Regina Carlos - Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach - Instituto HOLOS - Certificação ICF International Coach Federation.