Construindo relações assertivas no trabalho

Nós seres humanos somos seres sociais e, como tal, uma das nossas principais atividades é de comunicação e interação com outras pessoas.

Em especial no trabalho, estamos o tempo inteiro conversando, trocando ideias e acertando ações com colegas.

Ao mesmo tempo, por mais que isso seja uma atividade constante temos muita dificuldade de comunicação. Frequentemente às pessoas entendem errado o que queremos dizer. Disso derivam-se inúmeros problemas que podem atrapalhar nossa carreira.

Investir na melhoria da nossa habilidade de comunicação se faz extremamente prático e útil nesse contexto. Uma das habilidades de comunicação que mais ajudam profissionalmente é a assertividade.

A comunicação assertiva é um meio termo entre a comunicação passiva e a agressiva.

Estamos nos comunicando de forma passiva quando ficamos calado e aceitamos as colocações das outras pessoas. Por exemplo, ao não se manifestar numa reunião de trabalho onde cada colega expõe sua opinião. O problema dessa abordagem é que deixamos de expressar o que estamos pensando e nossa vontade geralmente acaba ficando para trás.

Por outro lado, a comunicação agressiva é o oposto. É aquela em que tenta-se impor uma opinião ou falar de forma a intimidar e pressionar a outra pessoa a aceitar o que você está dizendo. Também não é a melhor alternativa pois constrói um muro na comunicação com o outro.

A comunicação assertiva é uma alternativa intermediária que traz o bom de cada lado. Comunicar-se assertivamente significa em primeiro lugar falar o que pensa. Dar a sua opinião e apresentar-se para a discussão. Ser uma pessoa autêntica deixando a passividade de lado. Fazendo isso usando uma abordagem clara e direta e ao mesmo tempo calma e respeitosa. Ouvindo a opinião dos demais levando-as em consideração.

A prática da assertividade contribui para construirmos relacionamentos positivos criando ambientes de confiança mútua. Veja a seguir algumas dicas para ajudá-lo nesse sentido.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Juan O Keeffe on Behance
Juan O Keeffe
Minha missão aqui é ajudá-lo a se desenvolver como pessoa ao mesmo tempo que trabalho no meu próprio desenvolvimento também. Junte-se a mim nessa jornada. Para saber mais sobre mim ou sobre o blog clique aqui: www.evolucaopessoal.com.br nos encontramos lá.