O filme “A última fortaleza“, fala sobre liderança. Ele apresenta a história de um general que foi condenado e preso, na prisão ele encontra pessoas desmoralizadas, reprimidas e sem moral. Embora não tenha inicialmente nenhuma iniciativa específica, ao lutar por algumas injustiças acaba torando-se referência para os detentos. A situação vai tomando proporções maiores conforme o chefe da prisão resolve puni-lo. Suas reações de caráter forte inspiram os detentos que começam a “brincar” de soldados. O desfecho do filme é sensacional, tem bastante emoção. Mas não vou contar, é claro. As lições aprendidas desse filme são as seguintes:
-
Líder carismático – É aquele que lidera por ser o que é, é uma referência de conhecimento, caráter ou de vitórias anteriores. No caso do filme, ele era isso tudo junto.
-
Teoria da Equidade – O líder deve buscar tratar todos com equidade, evitando favoritismos. Assim consegue criar a atmosfera de que todos podem alcançar seus objetivos.
-
Meritocracia – Reconhecer o trabalho dos outros pelo mérito, desse modo as metas e regras permanecem claras a todos e cria-se uma sensação de justiça.
-
Visão estratégica – Saber onde quer chegar e saber o caminho até lá. Esse é o líder capaz de visualizar o futuro e de ajudar a equipe a implementá-lo.
-
Identidade de grupo – O líder deve criar uma “bandeira”, uma “fortaleza”, um “nome”, qualquer simbolismo que identifique o grupo. Esse tipo de artifício é fundamental para construção da identidade em grupos humanos.
Recomendo que assistam o filme, é realmente cheio de lições de liderança e também bastante agradável de assistir.
Visitas: 6.002