FILMES PARA REFLETIR E EVOLUIR – DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Dos jogos de poder no escritório ao drama do desemprego, veja filmes que ensinam lições marcantes sobre o lado obscuro do mundo do trabalho.

1- O Corte

O engenheiro Bruno (José Garcia) é demitido depois que a indústria onde trabalhava adere à terceirização. Dois anos mais tarde, e ainda desempregado, ele decide tomar medidas drásticas para eliminar a concorrência. Por que é sombrio? Segundo Barcaui, o filme explora os efeitos psicológicos do desemprego numa sociedade obcecada pelo trabalho. “Por conta da crença generalizada de que a profissão é a raiz de todas as realizações, o protagonista perde sua identidade e sua dignidade quando deixa de ter um emprego”, explica o professor da FGV. “Le couperet”
Diretor:
Costa-Gavras
Ano de lançamento:
2005

2- O sucesso a qualquer preço

Baseado em uma peça teatral homônima, o filme apresenta quatro vendedores submetidos a um método radical de “motivação” na empresa onde trabalham. Ao final de uma semana de treinamento intensivo, todos serão demitidos – exceto os dois que fecharem mais negócios. Por que é sombrio? O drama explora a dubiedade dos programas de motivação nas empresas. De acordo com Barcaui, o filme ainda mostra como a competição interna pode chegar às últimas consequências, sobretudo num clima de recessão econômica. “Glengarry Glen Ross”
Diretor: James Foley
Ano de lançamento: 1992

3- Um dia de fúria

 

Em meio à crise econômica do início da década de 1990, William (Michael Douglas) é dispensado. Furioso com a falta de perspectivas profissionais e o acúmulo de problemas familiares, o protagonista entra numa espiral de agressividade que o acompanha até as últimas consequências. Por que é sombrio? A professora Limongi-França explica que o filme aborda as consequências graves da falta de inteligência emocional. O drama do estressado William é um alerta sobre os riscos do acúmulo de conflitos no trabalho e na vida pessoal. “Falling Down”
Diretor:
Joel Schumacher
Ano de lançamento: 1993

 

4- O que você faria

Todo o filme se passa numa sala de reunião em que ocorre um processo seletivo. Em cena, há sete candidatos submetidos a uma série de testes psicológicos que vão se tornando cada vez mais sinistros. Entre os participantes está infiltrado um representante do RH da empresa contratante. Por que é sombrio? De acordo com Barcaui, o filme faz uma caricatura dos exigentes processos seletivos promovidos por algumas empresas. A competitividade é levada a tal ponto que os participantes esquecem os limites da ética e até do bom senso. “El método”
Diretor:
Marcelo Pyñeiro
Ano de lançamento: 2005

 

5- Wall Street: Poder e Cobiça

Para subir na carreira, o jovem Bud (Charlie Sheen) faz pactos ilegais e desenvolve uma relação pouco saudável com seu chefe Gekko (Michael Douglas).  Por que é sombrio? O espectador é exposto ao “lado B” de diversas situações corporativas, diz André Barcaui, professor da FGV. “Além de retratar a agressividade do mundo nos negócios, ele também mostra negociações por trás dos panos, práticas ilegais, entre outros aspectos obscuros da realidade de algumas empresas”, afirma. “Wall Street”
Diretor:
Oliver Stone
Ano de lançamento: 1987

 

6- Perfume de mulher

O drama conta a história de Charlie (Chris O’Donnell), um jovem estudante que é encarregado de cuidar do mal-humorado Slade (Al Pacino), ex-militar aposentado que perdeu a visão na guerra. Por que é sombrio? A relação com o mundo do trabalho é sutil, mas existe. Segundo Limongi-França, um dos temas do filme é o drama dos aposentados, que procuram desesperadamente preencher o seu cotidiano com algo significativo. “Também são abordadas as marcas que o trabalho deixa na vida de uma pessoa, desde as lesões físicas até as morais”, afirma a professora da FEA-USP. “Scent of a woman”
Diretor:
Martin Brest
Ano de lançamento: 1992

 

Fonte: Exame.com

 

Bom filme!

Click Ideal Equilíbrio

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara
Silmara Regina Carlos - Empreendedora, Educadora, Coach, Redatora de conteúdo para as redes sociais. Administradora do blog: www.clickidealequilibrio.com.br e da Loja Virtual: www.lojaclickideal.com.br. Coautora do livro - Salto Quântico na Liderança. Trabalho com Marketing de Afiliados e o meu propósito é ajudar mulheres a encontrarem seus verdadeiros caminhos para serem felizes e realizadas com as suas escolhas. Especializada em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach - Instituto HOLOS - Certificação ICF International Coach Federation.