Intolerância a Lactose

Intolerância a Lactose é um problema que atinge muitas pessoas, no entanto, há solução para amenizar os sintomas. Falaremos quais no artigo.

A lactose é um dissacarídeo, ou seja, uma junção da glicose com a galactose, que é digerida no intestino delgado pela enzima lactase, a qual é sintetizada pelo organismo humano. No entanto, algumas pessoas produzem pouca ou nenhuma lactase.

Sabor como ou sem lactose

Como não é absorvida pelo corpo humano, a lactose pode provocar sintomas desagradáveis, como gases, dores abdominais, diarréia e náuseas em pessoas com deficiência em sua produção.

Esses problemas podem ocorrer em menos de uma hora depois da ingestão de leite. Não há dados precisos sobre a quantidade de lactose que pode causar incômodos, mas existe o consenso entre os especialistas de que de 1/3 a 1/5 da população intolerante desenvolve os sintomas a partir da ingestão de 12 g de lactose, o que equivale a um copo de leite.

https://www.lojaclickideal.com.br/produto/o-segredo-esta-na-cozinha/

A intolerância à lactose pode começar ainda na infância, em decorrência de fatores genéticos, mas, com o avanço da idade, é possível que a produção de lactase diminua consideravelmente, explicando por que é comum a intolerância em adultos que, quando crianças, não tinham nenhum problema com leite.

Infância sem leite

É importante ressaltar que ser intolerante à lactose não significa ser alérgico ao leite, uma vez que a ingestão da substância não origina anticorpos no organismo intolerante. No entanto, se o consumo de produtos que contêm lactose não for interrompido, o quadro pode se agravar e gerar problemas mais graves, como deficiências nutricionais, dores nas articulações, dores de cabeça e problemas respiratórios.

Algumas medidas simples podem evitar os incômodos. Uma opção é substituir produtos tradicionais por produtos à base de soja, como leite ou o extrato, iogurte, sorvete e o tofu, por exemplo, ou ainda recorrer a alimentos com baixa concentração de lactose.

Sem Lactose

Crédito:

Dra. Juliana Rossi Di Croce – Nutricionista (CRN 40228/P)

Clínica Equilibrio Nutricional

Tel. (11) 2672-7300

E-mail: [email protected]

Site: www.equilibrionutricional.com.br

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Dra Juliana on FacebookDra Juliana on InstagramDra Juliana on WordpressDra Juliana on Youtube
Dra Juliana
Dra. Juliana Rossi Di Croce
CRN 40228
Nutricionista formada pela Universidade Cruzeiro do Sul (CRN 40228).
Pós Graduada em Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica – FAPES.
É Sócia Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e Co- autora dos Livros: "Saúde & Sabor com Equilíbrio" - Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

1
Posso ajudar?
Powered by
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram