Intolerância a Lactose

Intolerância a Lactose é um problema que atinge muitas pessoas, no entanto, há solução para amenizar os sintomas. Falaremos quais no artigo.

A lactose é um dissacarídeo, ou seja, uma junção da glicose com a galactose, que é digerida no intestino delgado pela enzima lactase, a qual é sintetizada pelo organismo humano. No entanto, algumas pessoas produzem pouca ou nenhuma lactase.

Sabor como ou sem lactose

Como não é absorvida pelo corpo humano, a lactose pode provocar sintomas desagradáveis, como gases, dores abdominais, diarréia e náuseas em pessoas com deficiência em sua produção.

Esses problemas podem ocorrer em menos de uma hora depois da ingestão de leite. Não há dados precisos sobre a quantidade de lactose que pode causar incômodos, mas existe o consenso entre os especialistas de que de 1/3 a 1/5 da população intolerante desenvolve os sintomas a partir da ingestão de 12 g de lactose, o que equivale a um copo de leite.

https://www.lojaclickideal.com.br/produto/o-segredo-esta-na-cozinha/

A intolerância à lactose pode começar ainda na infância, em decorrência de fatores genéticos, mas, com o avanço da idade, é possível que a produção de lactase diminua consideravelmente, explicando por que é comum a intolerância em adultos que, quando crianças, não tinham nenhum problema com leite.

Infância sem leite

É importante ressaltar que ser intolerante à lactose não significa ser alérgico ao leite, uma vez que a ingestão da substância não origina anticorpos no organismo intolerante. No entanto, se o consumo de produtos que contêm lactose não for interrompido, o quadro pode se agravar e gerar problemas mais graves, como deficiências nutricionais, dores nas articulações, dores de cabeça e problemas respiratórios.

Algumas medidas simples podem evitar os incômodos. Uma opção é substituir produtos tradicionais por produtos à base de soja, como leite ou o extrato, iogurte, sorvete e o tofu, por exemplo, ou ainda recorrer a alimentos com baixa concentração de lactose.

Sem Lactose

Crédito:

Dra. Juliana Rossi Di Croce – Nutricionista (CRN 40228/P)

Clínica Equilibrio Nutricional

Tel. (11) 2672-7300

E-mail: [email protected]

Site: www.equilibrionutricional.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Open chat
1
Posso ajudar?
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On Instagram