Lancheira Escolar Saudável – Lanchinhos saborosos e nutritivos

O importante na hora de montar a Lancheira Escolar Saudável das crianças é incluir alimentos de cada grupo: carboidratos, proteínas e frutas.  Cada grupo alimentar desempenha uma função no organismo; o carboidrato fornece energia, as proteínas ajudam no crescimento muscular e ósseo e as frutas são ricas em fibras que ajudam no funcionamento intestinal e são riquíssimas em vitaminas essenciais ao crescimento das crianças.

Os alimentos sem glúten e sem lactose são sempre bem vindos mesmo para àquelas que não possuem tal intolerância. Nesses casos, a mãe pode variar entre os lanches tradicionais e os restritivos.

Lembrando que os sem glúten e sem lactose, não é porque assim são, que acabam sendo mais ou menos saudáveis do que os tradicionais, pois também são industrializados, podem ser ricos em gorduras e sódio também.           

Dicas para montar uma Lancheira Escolar Saudável

  • Sempre que colocar frutas, opte para as que possam ser transportadas inteiras lave-as muito bem e embale em papel filme;

  • Evite usar sucos de frutas industrializados, opte pelos naturais. Se não for possível esses, prefira os que não contenham açúcar nos ingredientes.

  • Para os sanduíches e tortas, podem ser utilizados pães sem glúten e para as tortas podem ser feitas com farinha de arroz, farinha de milho, de quinoa.

  • Os tubérculos são muito saudáveis e cheio de fibras: batata doce, mandioca, mandioquinha. Podem ser temperados com azeite e sal rosa!

  • Ovinhos de codorna são excelentes fontes de proteínas assim como os patês de atum, de frango.

  • Muffins feitos em casa com linhaça, chia, amêndoas, cacau, frutas, aveia, quinua são ótimos, super completos, cheios de nutrientes e a criançada ama!

Opções de Lanches para a semana:

Opções de lanches

Carboidratos

Laticínios e Poteínas

Frutas

Opção 1

Pão de forma sem glúten

Patê de atum com azeite

Suco de laranja

Opção 2

Muffin de chocolate

Limonada

Opção 3

Torta de frango

Suco de maracujá

Opção 4

Salgadinhos   assados de mandioquinha, batata doce

Ovinho de codorna

Suco de uva

Opção 5

Milho cozido com azeite e sal

Queijinho de búfala (proteína de fácil digestão)

Suco de maçã

Opção 6

Bolinho de cenoura sem glúten

Água de coco

Opção 7

Chocolate 60%

Achocolatado longa vida

Banana

 

CRÉDITO:

Dra. Juliana Rossi – Nutricionista (CRN 40228)

Clínica Equilibrio Nutricional

Tel.:(11) 2672-7300 | WhatsApp (11) 97334-9847

E-mail: equilibrio@equilibrionutricional.com.br

Site: www.equilibrionutricional.com.br

 

 

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Dra Juliana
Dra. Juliana Rossi Di Croce
CRN 40228
Nutricionista formada pela Universidade Cruzeiro do Sul (CRN 40228).
Pós Graduada em Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica – FAPES.
É Sócia Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e Co- autora dos Livros: "Saúde & Sabor com Equilíbrio" - Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II.