ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – OS BENEFÍCIOS DOS IOGURTES

Ter uma alimentação saudável é essencial para ter mais qualidade de vida.

Resultado de imagem para iogurtes imagens

O iogurte é produzido a partir da ação da cultura dos microorganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Essas bactérias necessitam da lactose (açúcar do leite), para se proliferarem e em contrapartida eliminam o ácido lático que coalha o leite.

O leite coalhado preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose, sendo então um alimento de mais fácil digestão que o leite. Para garantir sua qualidade microbiológica, o iogurte deve ser conservado sob refrigeração, à temperatura máxima de 10ºC.

Resultado de imagem para coalhada probióticos

Os microorganismos (bifidobactérias) presentes no iogurte ajudam a equilibrar a microbiota intestinal e auxiliam na prevenção do crescimento de microorganismos patogênicos e agentes causadores de doenças, daí ser reconhecido como um alimento probiótico e imunomodulador.

São também conhecidos como bioterapêuticos, bioprotetores e bioprolifácticos e são utilizados para prevenir infecções entéricas e gastrointestinais.

Benefícios do Iogurte


O iogurte é um alimento fonte de proteínas, contêm minerais importantes como cálcio, zinco, vitamina A e vitaminas do Complexo B.

  • As proteínas são necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do corpo, incluindo pele, unhas e cabelos. Participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas.

  • O cálcio é um mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de participar das contrações musculares.

  • O zinco aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

  • A vitamina A tem papel fundamental na saúde da visão e da pele. É uma vitamina que restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de acne e queda de cabelos.

  • As vitaminas do complexo B participam do metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos, têm papel importante na produção de energia, oxigenação das células, produção de neurotransmissores e funções neurológicas.

Resultado de imagem para benefícius do iogurtes

Recomendação: Recomenda-se uma ingestão regular de lacticínios fermentados, como os iogurtes, para que estes possam ser benéficos na prevenção de patologias infecciosas comuns. Em média de 1 copo médio de iogurte desnatado ao dia.

Formas de consumo:

  • Molho de iogurte nas saladas;

Resultado de imagem para Molho de iogurte nas saladas;

  • Bolo de iogurte;

Resultado de imagem para Bolo de iogurte;

Imagem relacionada

  • Substituto dos cremes de leite, leite condensado em doces;

Resultado de imagem para iogurtes Substituto dos cremes de leite, leite condensado em doces;

  • Vitaminas.

Resultado de imagem para iogurtes vitaminas

Crédito:

Dra. Juliana Rossi Di Croce – Nutricionista (CRN 40228/P)

Clínica Equilibrio Nutricional

Tel. (11) 2672-7300

E-mail: [email protected]

Site: www.equilibrionutricional.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Open chat
1
Posso ajudar?
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram