ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – OS BENEFÍCIOS DOS IOGURTES

Ter uma alimentação saudável é essencial para ter mais qualidade de vida.

Resultado de imagem para iogurtes imagens

O iogurte é produzido a partir da ação da cultura dos microorganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Essas bactérias necessitam da lactose (açúcar do leite), para se proliferarem e em contrapartida eliminam o ácido lático que coalha o leite.

O leite coalhado preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose, sendo então um alimento de mais fácil digestão que o leite. Para garantir sua qualidade microbiológica, o iogurte deve ser conservado sob refrigeração, à temperatura máxima de 10ºC.

Resultado de imagem para coalhada probióticos

Os microorganismos (bifidobactérias) presentes no iogurte ajudam a equilibrar a microbiota intestinal e auxiliam na prevenção do crescimento de microorganismos patogênicos e agentes causadores de doenças, daí ser reconhecido como um alimento probiótico e imunomodulador.

São também conhecidos como bioterapêuticos, bioprotetores e bioprolifácticos e são utilizados para prevenir infecções entéricas e gastrointestinais.

Benefícios do Iogurte


O iogurte é um alimento fonte de proteínas, contêm minerais importantes como cálcio, zinco, vitamina A e vitaminas do Complexo B.

  • As proteínas são necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do corpo, incluindo pele, unhas e cabelos. Participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas.

  • O cálcio é um mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de participar das contrações musculares.

  • O zinco aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

  • A vitamina A tem papel fundamental na saúde da visão e da pele. É uma vitamina que restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de acne e queda de cabelos.

  • As vitaminas do complexo B participam do metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos, têm papel importante na produção de energia, oxigenação das células, produção de neurotransmissores e funções neurológicas.

Resultado de imagem para benefícius do iogurtes

Recomendação: Recomenda-se uma ingestão regular de lacticínios fermentados, como os iogurtes, para que estes possam ser benéficos na prevenção de patologias infecciosas comuns. Em média de 1 copo médio de iogurte desnatado ao dia.

Formas de consumo:

  • Molho de iogurte nas saladas;

Resultado de imagem para Molho de iogurte nas saladas;

  • Bolo de iogurte;

Resultado de imagem para Bolo de iogurte;

 

Imagem relacionada

 

  • Substituto dos cremes de leite, leite condensado em doces;

Resultado de imagem para iogurtes Substituto dos cremes de leite, leite condensado em doces;

 

  • Vitaminas.

Resultado de imagem para iogurtes vitaminas

 

 

Crédito:

Dra. Juliana Rossi Di Croce – Nutricionista (CRN 40228/P)

Clínica Equilibrio Nutricional

Tel. (11) 2672-7300

E-mail: equilibrio@equilibrionutricional.com.br

Site: www.equilibrionutricional.com.br

   

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Dra Juliana on FacebookDra Juliana on InstagramDra Juliana on WordpressDra Juliana on Youtube
Dra Juliana
Dra. Juliana Rossi Di Croce
CRN 40228
Nutricionista formada pela Universidade Cruzeiro do Sul (CRN 40228).
Pós Graduada em Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica – FAPES.
É Sócia Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e Co- autora dos Livros: "Saúde & Sabor com Equilíbrio" - Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II.