Seja encontrado pelo seu paciente – SEO

Neste artigo, vamos te dar algumas dicas simples e eficazes para você se destacar da concorrência e atrair mais pacientes para o seu consultório. Confira!

Seja encontrado pelo seu paciente - SEO

Você sabia que 75% dos brasileiros usam a internet para pesquisar sobre saúde?

 

Isso significa que o seu potencial paciente pode estar procurando por você neste exato momento. Mas, como fazer com que ele te encontre entre tantos outros profissionais da área?

A resposta é: SEO, que significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para os mecanismos de busca.

Trata-se de um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisa do Google e de outros buscadores.

Mas como aplicar o SEO na sua prática médica ou terapêutica?

Neste artigo, vamos te dar algumas dicas simples e eficazes para você se destacar da concorrência e atrair mais pacientes para o seu consultório. Confira!

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Escolha as palavras-chave certas

As palavras-chave são os termos que os usuários digitam na caixa de pesquisa do Google para encontrar o que procuram. Por exemplo, se alguém está com dor de cabeça, ele pode digitar:

 “causas da dor de cabeça” ou

 “remédio para dor de cabeça”.

Para ser encontrado pelo seu paciente, você precisa saber quais são as palavras-chave mais relevantes para o seu nicho de atuação e usá-las nos seus conteúdos. Assim, você aumenta as chances de aparecer nos primeiros resultados da pesquisa.

Para escolher as palavras-chave, você pode usar ferramentas gratuitas como o Google Keyword Planner ou o Ubersuggest. Elas te mostram o volume de busca, a dificuldade e a concorrência de cada termo.

Além disso, você deve optar por palavras-chave de cauda longa, ou seja, aquelas que são mais específicas e menos genéricas.

Por exemplo: em vez de usar apenas “psicólogo”, você pode usar “psicólogo infantil em São Paulo”. Assim, você atrai um público mais qualificado e interessado no seu serviço.

Crie conteúdos de qualidade

De nada adianta escolher as palavras-chave certas se você não oferecer conteúdos de qualidade para os seus visitantes. Os conteúdos são os textos, imagens, vídeos e áudios que você publica no seu site ou blog.

Os conteúdos devem ser relevantes, informativos e úteis para o seu público-alvo. Eles devem responder às dúvidas, necessidades e desejos dos seus potenciais pacientes.

Por exemplo, se você é um médico cardiologista, você pode criar conteúdos sobre prevenção de doenças cardíacas, sintomas de infarto, tratamentos disponíveis, etc. Assim, você demonstra a sua autoridade no assunto e gera confiança nos seus leitores.

Além disso, os conteúdos devem ser bem escritos, organizados e otimizados para as palavras-chave escolhidas. Você deve usar títulos chamativos, subtítulos claros, parágrafos curtos e listas numeradas ou com marcadores.

Você também deve inserir as palavras-chave nos títulos, nas introduções, nas conclusões e ao longo do texto.

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Otimizar seu site

O seu site é a sua vitrine na internet. Ele deve ser bonito, funcional e fácil de navegar. Caso contrário, você pode perder visitantes e potenciais pacientes.

  • Ter um domínio próprio e um certificado SSL (que garante a segurança dos dados dos usuários);

    • Ter um design responsivo (que se adapta a diferentes tamanhos de tela);

    • Ter uma velocidade de carregamento rápida (que não demora mais do que 3 segundos);

    • Ter uma estrutura clara e intuitiva (com menus, categorias e links internos);

    • Ter uma página de contato (com telefone, e-mail e endereço do consultório);

    • Ter uma página sobre (com informações sobre você e o seu currículo).

Monitore os seus resultados

Por fim, você deve monitorar os seus resultados e ajustar as suas estratégias conforme necessário.

Para isso, você pode usar ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console.

Elas te permitem acompanhar diversas métricas, como:

 

  • O número de visitantes do seu site;

    • A origem do tráfego (se vem do Google, das redes sociais, de outros sites, etc.);

    • O comportamento dos usuários (quanto tempo eles ficam no site, quais páginas eles visitam, etc.);

    • A taxa de conversão (quantos visitantes se tornam pacientes);

    • O posicionamento do seu site nos resultados de pesquisa;

    • Os problemas técnicos do seu site (como erros de rastreamento, links quebrados, etc.).

Com esses dados, você pode identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Assim, você pode otimizar o seu site e os seus conteúdos para alcançar os seus objetivos.

Conclusão

Ser encontrado pelo seu paciente na internet é uma questão de estratégia e dedicação. Com as dicas que te demos neste artigo, você pode começar a aplicar o SEO na sua prática médica ou terapêutica e se destacar da concorrência.

Lembre-se de que o SEO é um processo contínuo e que requer paciência e persistência. Os resultados podem demorar um pouco para aparecer, mas valem a pena.

Se você precisar de ajuda para implementar essas dicas e também para fazer o seu site, aperte o botão abaixo e fale com nosso especialista em SEO e construção de sites.

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