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Seu negócio online de forma estruturada e seguindo as regras da CMF para trazer resultados.
Desenhamos sua Estratégia Digital.
Queremos desenhar o seu projeto de negócio ou serviços e colocá-lo para funcionar na prática. Visando encantar, engajar, instruir, clientes e pacientes, sem esquecer de trazer a você o retorno financeiro que tanto merece.
Ser um social media significa ser responsável por cuidar das mídias sociais de profissionais, empresas ou marcas em geral. É essa pessoa que está sempre criando e acompanhando as estratégias de comunicação nas mídias sociais para aumentar o alcance, engajamento e interesse do público.
Levar visitantes qualificados para o seu site todos os dias
Entregar conhecimento de valor para informar o cliente e gerar confiança
Guiar e educar o potencial cliente para o processo de compra.
Apresentar a sua solução, valorizando todos os diferenciais
Identificar o que funcionou e melhorar continuamente todo o processo
Medir os resultados e manter a comunicação com os clientes
Conectamos você e sua empresa com os clientes corretos.
Desenhada com o seu perfil e a do seu publico alvo.
O Marketing Médico é um tipo de Estratégia voltada especificamente para o segmento da saúde, como forma de promover profissionais da área, serviços e instituições e atrair mais pacientes.
O marketing médico, diferente do que muitos profissionais de saúde pensam, não se resume apenas a propagandas. Ele busca criar um relacionamento duradouro com seu público, criando um valor que será entregue antes, durante e após a consulta.
Oferecer um atendimento humanizado para o paciente é essencial, afinal, não é possível receber indicações e manter retornos sem um bom atendimento.
Porém, para ter destaque no mercado tão concorrido que é a medicina, é fundamental investir em estratégias de marketing que construam uma marca forte para sua clínica.
Já não é novidade que o consumidor atual, devido ao avanço tecnológico, é muito mais exigente e antenado que antigamente. Isso sem falar que, hoje em dia, as pessoas também estão mais preocupadas com a saúde, de forma geral.
Com isso, o Google se tornou a primeira opção na hora de pesquisar sintomas ou procurar especialistas bem avaliados.
E isso é bastante positivo para os médicos, pois é uma ótima oportunidade para que esses profissionais consigam atrair mais pacientes e fidelizá-los através de estratégias de marketing bem pensadas.
A tecnologia é o que envolve tudo. Como mencionado no início do artigo, o meio digital é fundamental para atrair novos pacientes e, consequentemente, garantir todos os benefícios do marketing médico para clínicas.
É a tecnologia que vai auxiliar na implementação e desempenho das estratégias, garantindo que performam como o esperado. É exatamente por isso que é importante contar com tecnologias aliadas na rotina e, assim, garantir o desempenho efetivo das campanhas.
Mas não é só isso: ela também está presente do outro lado da tela, para quem está sendo impactado pelo seu marketing. Então, é importante adaptar a tecnologia para cada necessidade.
Investir em campanhas também para o formato mobile é uma excelente alternativa, já que a população usa muito o celular na sua rotina,podendo ser impactada também nesses momentos.
Entretanto, a tecnologia não é apenas útil na hora de lançar as campanhas, mas também no dia a dia das clínicas para que elas funcionem corretamente e tenham capacidade de atender todas as demandas que o marketing médico oferece.
Por mais que muitos ainda acreditem que o marketing médico é apenas uma forma de publicidade e autopromoção, a verdade é que sua importância vai muito além disso.
É claro que ter conhecimento, formação, experiência, cuidar da estrutura física da própria clínica e oferecer um atendimento impecável é fundamental.
Mas de que adianta investir pesadamente em cursos, especializações e infraestrutura se a base de clientes e o número de consultas não aumentar?
Essa é a reflexão que você precisa ter em mente para entender melhor o quanto o marketing médico é importante para impulsionar resultados.
Sim, você precisa aprender a fazer marketing.
Quando você se preocupa com a experiência do paciente mesmo antes da marcação da consulta, você se diferencia e tem a chance de ajudar mais pessoas.
Confira a seguir confira os 7 motivos para investir no marketing médico:
Limites do marketing médico de acordo com o CFM
É essencial ler o código de ética do CFM e ficar atento ao capítulo que trata sobre marketing. Para iniciar seus estudos, veja quais são as proibições mais importantes do Conselho em relação a propaganda médica:
O marketing médico deve definir quem é seu público-alvo, ou seja, quais pacientes ele pretende alcançar (faixa etária, estilo de vida, que tipo de serviço médico procuram etc.) para construir uma estratégia eficiente para divulgar sua clínica ou especialidade.
É importante ainda que a campanha tenha um objetivo, como: atrair o público, fidelizar os pacientes ou ainda se tornar autoridade em relação a determinado assunto da área médica.
Sabemos que a rotina do médico é corrida e ele não pode perder tempo planejando as melhores estratégias. Dessa maneira, é fundamental firmar parcerias com empresas ou profissionais do marketing para conseguir realizar um trabalho de qualidade.
Por fim, é preciso monitorar os resultados obtidos para saber se estão sendo eficazes ou não, o que pode sinalizar a necessidade de mudar de estratégia ou de explorar novos canais.
Mensurar os indicadores de resultados do Marketing Médico é parte importante da estratégia. Para isso, utilizam indicadores médicos. As formas a seguir são as principais, pois permitem a maior percepção sobre o que está dando certo e o que pode ser melhorado no planejamento:
Atualmente, muitos médicos estão se tornando grandes influenciadores digitais, sobretudo quando fazem parcerias com outros influenciadores — sempre lembrando de respeitar a LGPD. Se você acha que tem dom para isso, vale a pena apostar nessa estratégia conhecida como Marketing de Relacionamento para Médicos. Entenda melhor!
Monetizar os perfis das redes sociais com muitos seguidores, alguns deles com alto poder de influência, faz com que alguns médicos se tornem grandes referências na web e ganhem dinheiro com isso. Por isso, fazer parte desse time, associando a sua própria imagem a esclarecimentos sobre temas que você domina, é uma forma interessante e crescente de fazer marketing.
Vale a pena, por exemplo, fazer parcerias com outros médicos que já são influenciadores participando das lives deles para se tornar conhecidos e aprender o modo como atuam. Depois, sem ferir o que diz a LGPD e o Manual do CFM, você pode fazer os seus próprios webinars.
Os convênios com as empresas fortalecem a relação do médico empreendedor com os pacientes que são conquistados por meio de empresas parceiras. Assim, ao oferecer parcerias com empresas oferecendo convênios para as suas indicações, os pacientes conseguem descontos e gratuidades na utilização dos serviços, ficando satisfeitos com as vantagens exclusivas.
Resumindo, os convênios formados consistem em gerenciar um relacionamento em que todos ganham: o médico empreendedor, o parceiro e o paciente. O Marketing de Relacionamento aumenta as chances de fidelização, reduz custos em marketing e soma esforços para o aproveitamento das oportunidades de cada segmento.
Neste artigo sobre Marketing Médico, você conferiu os principais aspectos relacionados ao assunto, como sua importância, as melhores estratégias de Marketing para Clínicas Médicas, bem como o que diz a legislação com relação ao setor e as informações fundamentais sobre a LGPD no Marketing para Consultório Médico!
Bem, agora que você está pronto para aplicar o marketing médico, deve estar se perguntando:
Por onde começar?
A seguir apresentamos alguns passos básicos de como iniciar sua jornada no marketing médico. Confira!
Um erro comum ao iniciar uma estratégia de marketing digital é buscar novas práticas antes de colocar a casa em ordem.
No entanto, antes de refletir sobre os objetivos e estratégias é fundamental mapear o que já é sólido na sua clínica. Por exemplo, você está começando sua carreira e ainda não tem um leque consolidado de pacientes ou já tem experiência e solidez?
Você precisa iniciar sua atuação online do zero ou já tem um site e algumas redes sociais?
Você tem um faturamento estável ou ainda tem um caixa oscilante?
Todos esses fatores são relevantes para as etapas seguintes de definição da estratégia de marketing digital, pois, invariavelmente, vão influenciar suas decisões e a abordagem mais adequada à clínica.
Além de saber o que você almeja alcançar, é preciso saber quem você almeja alcançar. Quem é o seu público-alvo? Quais são os hábitos, o comportamento, as principais características e necessidades dos seus pacientes? Lembre-se de que um bom marketing deve pensar nos interesses do(s) público(s) que se deseja atingir.
Para compreender qual o seu público-alvo pode ser necessário fazer três avaliações: qual o perfil demográfico majoritário que você atende hoje? Qual o perfil demográfico que você pretende atender no futuro? Quem seriam seus concorrentes diretos nesse objetivo?
Quando o perfil que você já atende também é o perfil que você pretende solidificar, os passos podem ser mais claros, no entanto, não é incomum que haja uma diferença entre o que a clínica faz hoje e o que se planeja para ela no futuro.
A terceira questão é importante, pois permite que você mapeie como e com quem seus concorrentes se comunicam, buscando seu próprio espaço, linguagem e diferencial.
O passo seguinte no planejamento de marketing médico é identificar suas metas. Você quer conquistar mais pacientes?
Fidelizar e manter os atuais? Melhorar a experiência proporcionada? Ou seu foco é se tornar autoridade e referência na sua área?
Conhecer o seu propósito é essencial para elaborar um plano de marketing com as estratégias mais adequadas e deve ser alinhado também com o que você descobriu sobre seu público-alvo.
Conhecendo o seu cenário, público e objetivos é possível conhecer os próximos passos e definir, traçar e planejar a estratégia de marketing ideal para o seu caso.
O plano de marketing é, basicamente, um documento que revela onde você está e aonde você quer chegar e quais os passos necessários para isso.
Dessa forma, o plano de marketing funciona como um guia de todas as práticas que serão adotadas, sendo importante estabelecer algumas diretrizes básicas, como:
O plano de marketing é importante para que todas as estratégias e ações definidas estejam alinhadas e contribuem para alcançar os objetivos estabelecidos, evitando desvios de foco, propósito ou mesmo orçamento.
O marketing médico pode ser feito de maneira offline ou digital.
O primeiro é aquele feito em jornais, revistas, rádio, TV, outdoors, entre outros meios não online. Apesar de válido e interessante, ele tem algumas desvantagens, como alto custo e dificuldade de segmentação do público.
Já o marketing digital tem melhor custo-benefício, maior alcance de leads qualificados (potenciais pacientes) e melhores taxas de retorno. Confira abaixo as principais estratégias disponíveis!
É preciso avaliar, entretanto, se a clínica já tem um site antigo que pode ser otimizado ou se é necessário construir do zero para garantir qualidade e alinhamento com os objetivos estabelecidos.
O SEO – Search Engine Optimization – traduzido como Otimização para mecanismos de busca inclui uma série de práticas no site e fora dele para mostrar aos mecanismos de busca a relevância do site para pesquisas realizadas.
Com o SEO de qualidade é possível alcançar um bom posicionamento orgânico nos mecanismo de busca, o que é fundamental para que mais usuários encontrem o site e enxerguem relevância no que a marca tem a mostrar.
Agendamento de consulta pelo site e atendimento por WhatsApp são algumas opções para garantir agilidade quando o paciente entra em contato e proporcionar uma melhor experiência ao público.
Atualmente, com a telemedicina é possível desenhar uma estratégia de atendimento online alinhada com as diretrizes do CFM e também com as boas práticas do marketing.
Oferecer conteúdo relevante para os seus pacientes, com informações sobre saúde, autocuidado e conhecimentos científicos traduzidos de forma acessível, é uma das estratégias com melhor retorno sobre investimento e mais eficazes para fazer um marketing ético e responsável.
O marketing de conteúdo contribui diretamente com a estratégia de SEO, uma vez que são os materiais ricos e informativos do site que mostram a relevância da página para os buscadores.
Essa é uma estratégia de longo prazo, mas que ajuda muito quando um dos seus objetivos for geração ou aumento de autoridade nos meios digitais.
O posicionamento nas redes sociais também torna-se cada vez mais central entre as estratégias de marketing médico, lembrando-se da importância de gerar valor ser fazer autopromoção ou expor pacientes.
As redes sociais funcionam como canais relevantes no relacionamento com o paciente, estreitando a relação com conteúdos informativos e atraentes e também comunicando os serviços em tom prestativo, interativo e útil.
Os anúncios no Google colocam o seu site no topo das pesquisas de busca, divulgando o conteúdo para as pessoas certas, isto é, aquelas que realmente têm interesse no seu serviço.
Essa é a estratégia de curto prazo que existe nos dias de hoje quando seu objetivo for geração de pacientes. Ela possui um custo maior que as outras, porém o resultado chega mais rápido* (o resultado varia de acordo com sua especialidade, localização, ticket médio, etc)
A jornada do paciente consiste em uma estratégia que visa estruturar, visualmente, qual o processo de descoberta dos seus pacientes, contribuindo na decisão sobre conteúdos publicados e temas abordados nos canais da clínica.
Na saúde é comum que os pacientes estejam em busca de informações sobre sintomas que estejam sentindo, doenças diagnosticadas ou sob suspeita, tratamentos disponíveis, mas também sobre qualidade de vida, bem-estar e outros.
Ao entender essas diferentes etapas da jornada do paciente, a clínica fornece um conteúdo de maior qualidade e relevância para seu público.
No plano de marketing essas diferentes estratégias e ações são consideradas de acordo com a necessidade atual, sendo fundamental personalizar para atender a realidade específica de sua clínica ou consultório!
Para isso, é fundamental fazer um estudo aprofundado dos seus objetivos e também uma boa análise de mercado. Portanto, mais uma recomendação que damos é que você considere uma parceria com profissionais especializados em marketing médico.
Como visto, a construção do plano de marketing vai além de apenas entender quais elementos integram esse documento, devendo ser baseada em decisões estratégias para permitir que a clínica alcance seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Uma forma de buscar esses resultados é pela abordagem de “tentativa e erro”, realizada por profissionais interessados, mas que não são especialistas em marketing ou, mais especificamente, em marketing médico.
No entanto, essa abordagem comum apresenta uma série de limitações como resultados escassos, baixa confiabilidade no processo, desperdícios orçamentários, comprometimento da experiência do paciente, período de tempo maior para solidez da atuação online e riscos éticos e legais frente ao CFM.
Uma agência especialista em marketing médico, por sua vez, já tem experiência nesse segmento, entendendo suas regras e diretrizes e também reconhecendo quais as práticas mais eficazes e com melhor retorno.
Portanto, uma agência qualificada tem expertise para definir e aplicar as estratégias mais adequadas aos seus objetivos, metas, necessidades e expectativas, bem como as ferramentas ideais e o tempo necessário para se dedicar exclusivamente a isso, enquanto você se dedica a seus pacientes.
Contar com parceiros capacitados por trás do seu marketing médico pode ser o diferencial para levar a sua instituição de saúde a um novo patamar.
Seu nome;
Dica:
Se você médico possui uma especialidade pouco conhecida ou então que o nome acaba por dificultar o entendimento pela sociedade, é perfeitamente possível a divulgação que é especialista ou que cuida de determinados tipos de órgãos ou doenças, para que a comunicação seja ainda mais clara.
Exemplo, ao invés de falar que é cardiologista, especialista em coração.
Podem sim ser homenageados por instituições acadêmicas, por órgãos públicos e por associações médicas. O que não pode é a participação em eventos e concursos cuja finalidade seja escolher, por exemplo: o melhor médico, o médico do ano, a melhor clínica. Isso não é permitido.
Podem sim, sempre manter o respeito pela sociedade e o sigilo dos pacientes. Em momento algum pode ter a divulgação de fotos de pacientes no centro cirúrgico, por exemplo, mesmo que seja apenas parte do corpo. Não pode.
Deu para perceber que este assunto é um pouquinho delicado, não é mesmo? Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma pergunta para acrescentar neste rol, coloque abaixo nos comentários que vou ter o prazer de responder para você!
Utilizar uma estratégia de marketing para a sua clínica é essencial para obter ainda mais sucesso. Por isso, é importante conhecer alguns termos da área:
Marketing digital: o conjunto de ações que uma empresa ou indivíduo pode fazer para divulgar seus produtos ou serviços na internet;
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