MENOS É MAIS
Segue algumas dicas sobre Reciclagem com o objetivo de esclarecer como podemos ajudar e fazer parte dessa missão de manter um mundo limpo e sustentável às novas gerações.
Uma das primeiras iniciativas que passa pela cabeça quando se fala em sustentabilidade é a reciclagem – e se você ainda não separa os materiais aí na sua casa, já passou da hora de fazê-lo!
Mas antes de selecionar o que pode ser reciclado ou não, é importante reduzir o consumo de embalagens. Além de optar pela compra de grãos a granel, em vez de levar para casa biscoitos embalados (integral e sem recheio, claro!) em saquinhos de três unidades cada um, compre um pacote grande e armazene em pacotes com quantidades menores. Assim, as crianças podem ajudar a preparar o lanche da escola, por exemplo, adquirindo mais consciência sobre quanto deve ser consumido.
Fonte: Revista Crescer 282/maio 2017, escrito por Naíma Saleh.
Trending
Dicas de reciclagem, construa um mundo melhor para seus filhos!
Por que reciclar?
A reciclagem de matérias é uma medida positiva no sentido de diminuir o impacto das ações humanas. Ao enviar materiais para a reciclagem estamos poluindo menos o meio ambiente. Outro aspecto positivo é que estamos ajudando muitos trabalhadores, principalmente de cooperativas, que trabalham com reciclagem.
A coleta seletiva do lixo
Fazer a reciclagem em casa é uma tarefa bem complicada, pois é necessário processos industriais para tal tarefa. Porém, podemos atuar fazendo a coleta seletiva do lixo. Devemos separar o lixo orgânico do reciclável. Este último deve ser encaminhado para empresas recicladoras ou deixado à disposição de pessoas ou empresas que retiram este material nas casas, indústrias, escolas e prédios.
Dicas de Reciclagem
– Primeiramente devemos fazer a coleta seletiva, ou seja, separar em casa três tipos de resíduos: lixo orgânico, lixo material não reciclável e lixo material reciclável (veja lista abaixo).
– O lixo reciclável deve ser limpo antes de separá-los para a reciclagem. Potes e embalagens sujas podem gerar odores desagradáveis, além de atrair insetos, ratos e outros animais. Portanto, lave aquele pote de iogurte antes de enviá-lo para a reciclagem.
– Existem alguns materiais que não são recicláveis, porém não devem ser descartados no lixo comum em função do alto grau de poluição e contaminação que geram no meio ambiente. Equipamentos eletrônicos, pilhas, baterias de celular e lâmpadas, por exemplo, devem ser entregues em locais apropriados. Muitos estabelecimentos comerciais já recolhem estes produtos para encaminhá-los à empresas que fazem o descarte de forma apropriada, sem prejudicar o meio ambiente.
– Saiba que nem todo lixo não orgânico pode ser reciclado. Portanto, é importante conhecer quais resíduos materiais podem ir para o processo de reciclagem (veja relação abaixo).
– Materiais que você pode separar na coleta seletiva e encaminhar para a reciclagem: potes, garrafas e embalagens de plástico e vidro, papel sulfite, jornais, papelão, revistas, embalagens de metal, materiais de ferro, garrafas pet, sacos plásticos, canos de plástico ou metal, tecidos, couro, fios elétricos, pregos e parafusos.
– Materiais não recicláveis: papel carbono, papel celofane, etiquetas adesivas, fitas adesivas, fotografias, latas de tinta e verniz, esponjas de aço, embalagens metalizadas, espumas, cabo de panela, esponjas de limpeza, embalagens de produtos tóxicos, vidros temperados, espelhos, porcelana, cerâmica, vidros refratários, cristais e isopor.
– Use produtos de limpeza que não agridem o meio ambiente, lembre-se que é você o agente poluidor.
Texto adaptado do site http://www.suapesquisa.com/reciclagem/dicas.htm
Sobre o Autor: Dra. Paula Castilho
Nutricionista Formada pela São Camilo,especialista em nutrição Clinica, Enteral e Parenteral, Nutrição estética e esportiva, Pesquisadora da UNIFESP no ambulatório de cicatrização, Pesquisadora e mestranda em saúde publica na USP, Diretora da Consultoria Sabor Integral. Docente do Senac em Nutrição Estética. Consultora da Nação Verde
Fonte: http://www.nacaoverde.com.br/nacao-saudavel/dicas-de-reciclagem-construa-um-mundo-melhor-para-seus-filhos/
Visitas: 4.598