ABUSO SEXUAL INFANTIL – MUTILAÇÃO DE VIDAS

O abuso sexual infantil é um problema de saúde pública que vem afetando a vida física e emocional de crianças e adolescentes.
O desemprego, famílias reconstituídas, abuso de álcool e drogas, dificuldades econômicas e presença de outras formas de violência constituíram os principais fatores de risco associados ao abuso sexual. A partir destas caracterizações a sociedade como um todo, deve estimular
ações preventivas e terapêuticas para situações de violência sexual contra crianças e adolescentes.
A interação sexual pode incluir toques, carícias, sexo oral ou relações com penetração (digital, genital ou anal). O abuso sexual também inclui situações nas quais não há contato físico, tais como voyerismo, assédio e exibicionismo. Estas interações sexuais são impostas às crianças ou aos adolescentes pela violência física, ameaças ou indução de sua vontade.
Fora do ambiente familiar, o abuso sexual pode ocorrer em situações nas quais crianças e adolescentes são envolvidos em pornografia e exploração sexual). Lamentavelmente, a
maioria dos abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes ocorre dentro de casa e são perpetrados por pessoas próximas, que desempenham papel de cuidador destas. A ignorância não protege ninguém, a família, escola e sociedade devem estabelecer espaços para diálogos claros onde crianças e adolescentes possam receber orientações referentes aos riscos representados pela invasão em sua intimidade.
Disso pode resultar pessoas com personalidade mais saudável , favorecendo a constituição de uma sociedade mais harmônica e equilibrada em valores, capazes em oferecer a
diminuição de situação de riscos para a saúde cognitiva, afetivo e social de crianças e adolescentes.

 

voyeurismo

  1. 1.
    psicop desordem sexual que consiste na observação de uma pessoa no ato de se despir, nua ou realizando atos sexuais e que não se sabe observada; mixoscopia.
  2. 2p.ext. forma de curiosidade mórbida com relação ao que é privativo, privado ou íntimo.

  Nanci Silva Pereira – Sexóloga

 

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Dra Juliana on FacebookDra Juliana on InstagramDra Juliana on WordpressDra Juliana on Youtube
Dra Juliana
Dra. Juliana Rossi Di Croce
CRN 40228
Nutricionista formada pela Universidade Cruzeiro do Sul (CRN 40228).
Pós Graduada em Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica – FAPES.
É Sócia Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e Co- autora dos Livros: "Saúde & Sabor com Equilíbrio" - Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II.