CONTROLE REMOTO DA VIDA

Artigo inspirado no filme Click

Ter um super  controle remoto da vida, de preferência universal, deve ser extraordinário.

Possuir um aparelhinho na mão que permite ligar e desligar tudo, acelerar ou até retroceder cenas da nossa vida. Até mesmo para momentos que a gente gostaria de descartar e também para colocar em “câmera lenta” o que há de melhor na vida.

Imagine poder evitar ou acelerar o fim daquela visita indesejável.  Repetir quantas vezes quiser aquele encontro dos sonhos.  Abaixar o volume do pagode do vizinho.  Colocar legenda em alguém falando chinês ou outra língua qualquer. Ah! Seria realmente um sonho.

Imagem relacionada

O único problema de um controle como esse é quem o opera saber fazer as escolhas certas. Afinal, nem sempre o que entendemos como prioridade é o que vai nos proporcionar felicidade e prazeres verdadeiros.

Na realidade, sabemos que a vida flui incontrolavelmente, foge de nossas mãos em um piscar de olhos, que somos seres vagando entre o nascimento e a morte. No entanto, estamos aqui por alguma razão. Somos cocriadores do universo, estamos nos lugares e situações que nós mesmos nos colocamos. Estamos hoje, criando nosso futuro e isso começa no pensamento.

“Controlar o nosso próprio pensamento é a única tarefa possível, o resto é perda de tempo”.

Talvez esse seja o grande segredo para se libertar das amarras do controle.

O controlador no controle

Imagem relacionada

A vida sem “controle remoto” é assustadora para muitas pessoas que acreditam ter essa habilidade de controlar todos os acontecimentos de sua vida.

O problema é que nem sempre percebemos que controlar tudo é uma fantasia. Um propósito irrealizável que, quando esquecido, dá lugar a uma série de comportamentos malsucedidos que só atraem ondas de ansiedade.

Geralmente, não toleramos muito bem a incerteza, assim como a frustração referente às expectativas que tínhamos depositado em algo ou alguém. Principalmente quando não são cumpridas da forma como gostaríamos.

Primeiro, porque nem tudo depende de nós, como sabiamente disse o filósofo grego EpictetoDas coisas existentes, algumas são encargos nossos, outras não.”

Tudo está em movimento e existem centenas de fatores além do nosso controle. O que está vivo muda constantemente. Hoje avistamos um caminho e amanha outro. A única coisa da qual temos certeza absoluta é a morte. A vida, por outro lado, se desenrola entre incertezas e fluxos inesperados.

Imagem relacionada

O controlador geralmente quer de verdade o melhor para os outros e pauta suas ações por critérios como responsabilidade e cuidado. Só que erra a medida e invade o espaço alheio, às vezes sem se dar conta. “O controlador tolhe a criatividade dos outros porque precisa fazer as coisas de acordo com os padrões dele”.

O controlador nunca relaxa. Dorme mal, vive com os músculos tensos, tende a ter a pressão arterial alta, a respiração e os batimentos cardíacos acelerados e passa por uma tempestade emocional quando não se sente no controle.

 

Libertando-se das amarras do controle

Imagem relacionada

Viver um dia de cada vez, talvez esse seja o grande segredo para se libertar das amarras do controle.

O controlador também precisa sair do seu próprio casulo o controle, que é feito principalmente de prazer de exercer o poder, insegurança e medo de sentir dor.  E uma das melhores maneiras de rompê-lo é delegando responsabilidades, mesmo que para isso seja necessário instruir as pessoas a agir da forma que ele julga correta.

Outra sugestão é ter uma conversa franca consigo mesmo para se conhecer melhor, se questionar através de perguntas simples como:

Qual é a necessidade que tenho de manter todo esse controle?

– O que estou afirmando para mim mesmo?

– Qual o custo desse comportamento para mim?

– O que está acontecendo fisiologicamente e emocionalmente comigo?

– Será que estou tendo prazer com o que faço?

Esqueça as normas rígidas sobre você mesmo, os demais e o mundo: nada, ou quase nada, vai sair exatamente como queremos. Ficar chateado, deprimido ou ficar ansioso por aquilo que escapa do nosso controle é uma perda de energia e de tempo.

 

Responsabilize-se por você mesmo: a boa notícia é que você pode, sim, controlar a si mesmo, então comece a fazê-lo desde já. A realidade pode ser observada por muitos ângulos, e você também pode se esforçar para ser um pouco mais flexível e parar de se importar tanto com tudo.

Imagem relacionada

Isso tudo, é claro, sem chegar a um estado de desinteresse… que na realidade é outra maneira de ser controlado pelo medo.

Quando aceitamos viver no Amor e na Paz, desfrutamos da harmonia do silêncio e da quietude da Alma. Não temos controle da vida, porém posso viver no Amor e na Paz, pois isso depende somente de mim, enfim o Amor e a Paz estão disponíveis pelo Criador.

Para sermos mais saudáveis a nível psicológico, é conveniente aprender a tolerar a incerteza e a frustração. Interiorize a ideia de que não há nada que você possa controlar além de você mesmo e você se tornará uma pessoa flexível e emocionalmente forte, capaz de desfrutar do que tem em suas mãos.

Desejo um controle equilibrado em sua vida

Coach Silmara

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara
Silmara Regina Carlos - Life Coaching, Empreendedora, Educadora e Redatora de conteúdo para a Web. Administro o blog Click Ideal Equilíbrio e sou Coautora do livro - Salto Quântico na Liderança. Meu propósito é ajudar mulheres no seu desenvolvimento tanto Pessoal como no Profissional. O objetivo principal é propor o equilíbrio na vida, incentivando hábitos saudáveis para termos mais Qualidade de Vida e felicidade. Especializada em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach - Instituto HOLOS - Certificação ICF International Coach Federation.

Trackbacks & Pings

  • SEM MEDO DE SER FELIZ - CLICK IDEAL :

    […] de julgar e controlar não tem contraindicações. Que mal poderia vir da simplicidade de não ter que ser outra pessoa e […]

    1 ano ago
  • - CLICK IDEAL :

    […] surpresa e preocupação para toda a sua família, pois, estavam acostumados com o seu hábito de controlar tudo e todos com mãos de […]

    7 meses ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Posso ajudar?
Powered by

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram