DICAS DE RECICLAGEM – SUSTENTABILIDADE

MENOS É MAIS

Segue algumas dicas sobre Reciclagem com o objetivo de esclarecer como podemos ajudar e fazer parte dessa missão de manter um mundo limpo e sustentável às novas gerações. 

Uma das primeiras iniciativas que passa pela cabeça quando se fala em sustentabilidade é a reciclagem – e se você ainda não separa os materiais aí na sua casa, já passou da hora de fazê-lo!

Mas antes de selecionar o que pode ser reciclado ou não, é importante reduzir o consumo de embalagens. Além de optar pela compra de grãos a granel, em vez de levar para casa biscoitos embalados (integral e sem recheio, claro!) em saquinhos de três unidades cada um, compre um pacote grande e armazene em pacotes com quantidades menores. Assim, as crianças podem ajudar a preparar o lanche da escola, por exemplo, adquirindo mais consciência sobre quanto deve ser consumido.

Fonte: Revista Crescer 282/maio 2017, escrito por Naíma Saleh.

Dicas de reciclagem, construa um mundo melhor para seus filhos!

Por que reciclar?
A reciclagem de matérias é uma medida positiva no sentido de diminuir o impacto das ações humanas. Ao enviar materiais para a reciclagem estamos poluindo menos o meio ambiente. Outro aspecto positivo é que estamos ajudando muitos trabalhadores, principalmente de cooperativas, que trabalham com reciclagem.

A coleta seletiva do lixo
Fazer a reciclagem em casa é uma tarefa bem complicada, pois é necessário processos industriais para tal tarefa. Porém, podemos atuar fazendo a coleta seletiva do lixo. Devemos separar o lixo orgânico do reciclável. Este último deve ser encaminhado para empresas recicladoras ou deixado à disposição de pessoas ou empresas que retiram este material nas casas, indústrias, escolas e prédios.

Dicas de Reciclagem
– Primeiramente devemos fazer a coleta seletiva, ou seja, separar em casa três tipos de resíduos: lixo orgânico, lixo material não reciclável e lixo material reciclável (veja lista abaixo).

– O lixo reciclável deve ser limpo antes de separá-los para a reciclagem. Potes e embalagens sujas podem gerar odores desagradáveis, além de atrair insetos, ratos e outros animais. Portanto, lave aquele pote de iogurte antes de enviá-lo para a reciclagem.

– Existem alguns materiais que não são recicláveis, porém não devem ser descartados no lixo comum em função do alto grau de poluição e contaminação que geram no meio ambiente. Equipamentos eletrônicos, pilhas, baterias de celular e lâmpadas, por exemplo, devem ser entregues em locais apropriados. Muitos estabelecimentos comerciais já recolhem estes produtos para encaminhá-los à empresas que fazem o descarte de forma apropriada, sem prejudicar o meio ambiente.

– Saiba que nem todo lixo não orgânico pode ser reciclado. Portanto, é importante conhecer quais resíduos materiais podem ir para o processo de reciclagem (veja relação abaixo).

– Materiais que você pode separar na coleta seletiva e encaminhar para a reciclagem: potes, garrafas e embalagens de plástico e vidro, papel sulfite, jornais, papelão, revistas, embalagens de metal, materiais de ferro, garrafas pet, sacos plásticos, canos de plástico ou metal, tecidos, couro, fios elétricos, pregos e parafusos.

– Materiais não recicláveis: papel carbono, papel celofane, etiquetas adesivas, fitas adesivas, fotografias, latas de tinta e verniz, esponjas de aço, embalagens metalizadas, espumas, cabo de panela, esponjas de limpeza, embalagens de produtos tóxicos, vidros temperados, espelhos, porcelana, cerâmica, vidros refratários, cristais e isopor.

– Use produtos de limpeza que não agridem o meio ambiente, lembre-se que é você o agente poluidor.


Texto adaptado do site http://www.suapesquisa.com/reciclagem/dicas.htm
 

Sobre o Autor:

 Nutricionista Formada pela São Camilo,especialista em nutrição Clinica, Enteral e Parenteral, Nutrição estética e esportiva, Pesquisadora da UNIFESP no ambulatório de cicatrização, Pesquisadora e mestranda em saúde publica na USP, Diretora da Consultoria Sabor Integral. Docente do Senac em Nutrição Estética. Consultora da Nação Verde 

Fonte: http://www.nacaoverde.com.br/nacao-saudavel/dicas-de-reciclagem-construa-um-mundo-melhor-para-seus-filhos/

SUSTENTABILIDADE – UM PRESENTE PARA O FUTURO

 

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara
Silmara Regina Carlos - Empreendedora, Educadora, Coach, Redatora de conteúdo para as redes sociais. Administradora do blog: www.clickidealequilibrio.com.br e da Loja Virtual: www.lojaclickideal.com.br. Coautora do livro - Salto Quântico na Liderança. Trabalho com Marketing de Afiliados e o meu propósito é ajudar mulheres a encontrarem seus verdadeiros caminhos para serem felizes e realizadas com as suas escolhas. Especializada em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach - Instituto HOLOS - Certificação ICF International Coach Federation.