Viver em uma sociedade globalizada e cada vez mais tecnológica, requer de nós um contínuo aprendizado ao longo da vida o “LIFELONG LEARNING“.
Até pouco tempo atrás, o que se estudava na universidade, ou em qualquer outro tipo de instituição, era o conhecimento que sustentava toda a vida profissional. Entre outras coisas, porque não havia tanta informação nem as coisas eram tão rápidas como agora e, portanto, a necessidade de atualização era relativa.
Mas os tempos mudam… A informação se multiplica exponencialmente todos os dias e se renova antes que possamos perceber. Como dizia o escritor e futurista americano Alvin Tofler, “os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que não são capazes de aprender, desaprender e reaprender”.
Além do campo da Educação, o conceito tem sido adotado no ambiente corporativo para incentivar o fortalecimento de uma cultura organizacional que valorize o processo de aprendizagem entre os colaboradores.
BENEFÍCIOS DO "LIFELONG LEARNING"
Uma maior habilitação e uma melhoria do desempenho. Também estimula a ser mais inovador e criativo.
Mais opções de crescer profissionalmente e de forjar um perfil atraente para o mercado de trabalho.
Uma maior facilidade para se adaptar às mudanças e para compreender melhor o mundo por vir.
Um aumento de sua satisfação e sua motivação que repercute em um maior compromisso com a empresa.
Quanto à empresa, além de gerar um ambiente de trabalho mais enriquecedor, estabelecer uma cultura de lifelong learning implica:
Um aumento da produtividade, uma vez que os profissionais que adquirem novas habilidades e capacidades executam seu trabalho melhor e mais rapidamente.
Um aumento na competitividade, uma vez que a empresa que está em dia e que se antecipa tem melhores armas para competir no mercado.
A especialização, através de um alto grau de personalização da aprendizagem, proporciona um valor diferencial que se traduz em rentabilidade.
A geração de uma imagem inovadora face ao mercado facilita tanto a retenção como a captação de novos talentos.
É o processo de aprendizagem que tem como principal finalidade a aquisição dos saberes. No entanto, cabe ressaltar que aprender a conhecer ultrapassa o domínio de um determinado conteúdo e significa o prazer de compreender, construir e reconstruir o conhecimento.
Esse processo de formação continuada visa estimular o senso crítico e a capacidade dos sujeitos de refletirem e se posicionarem frente aos diferentes contextos. Para isso, é preciso instigar a curiosidade e a atenção, desenvolver autonomia e dominar diferentes linguagens. Abrange também a necessidade de aprender a pensar e não apenas reproduzir um pensamento, além de desafiar o sujeito a criar e reinventar o futuro.Como as exigências das profissões mudam cada vez mais rápido, não basta estar preparado para desempenhar uma função, é preciso ser capaz de enfrentar as novas situações de emprego. Por isso, mais do que uma qualificação profissional, aprender a fazer implica, de forma mais abrangente, a habilidade de enfrentar desafios e trabalhar em equipe.
Fundamental na formação do trabalhador, esse fazer vai além de uma prática instrumental e envolve habilidades humanas que se manifestam nas relações interpessoais mantidas no ambiente de trabalho, como iniciativa, intuição, boa comunicação, capacidade de resolução de conflitos e estabilidade emocional.
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