SUSTENTABILIDADE – SOBROU. E AGORA?

Às vezes sem exagero, cozinhamos mais do que comemos.

Sobra um potinho de carne moída aqui, um ovo cozido ali, três rodelas de tomate, uma concha de feijão. Em vez de jogar, armazene as sobras na geladeira e aproveite-as em novos pratos.

Aquele frango que ficou pode incrementar o recheio de torta; o arroz pode virar bolinho; e verduras e legumes podem ser cozidos com carne e molhos para dar mais sabor. Mas é possível ir além.

“Ainda não há no Brasil a cultura de aproveitar ramas de tubérculos e raízes. Não temos o hábito de usar as folhas de cenoura por exemplo”,   Murillo Freire Junior, da Rede Save Food Brasil.

Peça ajuda ao seu filho para testar novas receitas com talos e folhas, que são normalmente desprezados. Que tal começar com cascas de frutas, como maçã e abacaxi, que podem ser usadas em chás?

Fonte: Revista Crescer 282/maio 2017, escrito por Naíma Saleh.

Evitar o desperdício de comida não é só uma atitude de consciência social e ambiental.  Aproveitar melhor os alimentos também é uma forma de economizar, evitando a compra de novos itens. E quando se fala de aproveitar cascas, talos e folhas de frutas, verduras e legumes, ainda existem diversos ganhos para a sua saúde, com aumento de nutrientes, vitaminas e minerais. Então, acompanhe algumas receitas e comece a fazer do melhor aproveitamento de alimentos um hábito.

COM CASCAS DE OUTRAS FRUTAS:

1 — Suco de casca de abacaxi com capim cidreira

– Cascas de 1 abacaxi, bem lavadas/- 1 xícara (chá) de capim cidreira/- 1 litro de água/- Açúcar a gosto (opcional)

Bata no liquidificador as cascas de abacaxi, o capim cidreira e a água. Coe e adoce a gosto.

Você ainda pode usar o bagaço para fazer uma geléia (veja receita 7).

2 — Doce de casca de laranja (kri-kri)

– Cascas de 2 laranjas/- 2 colheres (sopa) de açúcar/- 2 colheres (sopa) de farelo de trigo torrado

Corte as cascas em tirinhas de meio centímetro e deixe de molho, trocando a água a cada duas horas, até perderem o amargo. Derreta o açúcar no fogo e acrescente as cascas já enxutas. Quando começar a engrossar a calda, acrescente o farelo de trigo. Mexa até açucarar. Deixe esfriar e guarde em latas.

2 — Doce de casca de laranja (kri-kri)

– 1 mamão papaia pequeno verde/- Uma panela grande de água para ferver o mamão/- 1/2 litro de água para a calda/- 1/2 kg de açúcar/- 6 cravos da índia/- 2 paus de canela

Lave o mamão, corte-o na vertical e retire as sementes. Com um descascador de legumes, faça fatias longitudinais longas de mamão, mantendo a casca na borda. Enrole as fatias uma por uma, formando rolinhos. Com uma linha e uma agulha, traspasse cada um dos rolinhos formando um colar (ou mais de um colar, se preferir).

Coloque uma panela grande de água em fogo alto. Quando levantar fervura, acomode os colares de rolinhos de mamão e deixe-os ferver por 10 minutos. Transfira os rolinhos para uma peneira e jogue água fria imediatamente, assim que tirá-los da fervura. Deixe-os secar enquanto prepara a calda: fervendo 1/2 litro de água com o açúcar, o cravo e a canela.

Deixe a calda esfriar e depois coloque-a em uma vasilha, sobre os colares de rolinhos. Leve à geladeira. No dia seguinte, os rolinhos já podem ser transferidos para potes de compotas. Tire a linha nesse momento e complete os potes com a calda.

4 — Geléia de casca de melão

– 1 xícara (chá) de cascas de melão, bem lavadas e picadas/- 1 xícara (chá) de água/- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar/- 1 pau de canela/- 3 cravos da índia

Bata as cascas com a água no liquidificador. Leve ao fogo com o açúcar, a canela e os cravos, cozinhando em fogo brando e mexendo sempre, até dar o ponto de geléia.

Você também pode fazer essa receita com cascas de abacaxi, mamão, maçã, pera, goiaba, melancia ou até cenoura.

 

5 — Sorvete de manga com casca

– 3 xícaras (chá) de água/- 2 xícaras (chá) de açúcar/- 1 sachê de gelatina sem sabor/- 1/2 xícara (chá) de água para hidratar a gelatina/- 2 mangas com casca e sem caroço

Leve ao fogo as 3 xícaras de água com o açúcar e mexa até formar uma calda grossa. Retire do fogo e acrescente a gelatina hidratada. Bata a manga com a casca no liquidificador. Misture a manga batida com a calda e deixe esfriar. Leve ao freezer. Depois de congelado, retire do freezer e bata na batedeira. Conserve no freezer.

Fonte:

http://www.oseudinheirovalemais.com.br/15-receitas-com-cascas-e-talos-de-frutas-legumes-e-verduras/

   

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara
Silmara Regina Carlos - Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach - Instituto HOLOS - Certificação ICF International Coach Federation.