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TÉCNICAS DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA




A comunicação assertiva é uma das principais competências de um profissional de sucesso.

E não por acaso: esta capacidade demonstra o nível de sua inteligência social, ou seja, sua habilidade de se relacionar com os outros e de conquistar a colaboração das pessoas.

Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado.

Quando funciona bem, cria um canal aberto que permite o diálogo entre as partes e maior intercolaboração.

A comunicação Assertiva começa com a Autoafirmação.

Se você quiser sentir emoção e alegria, seja firme e assertivo para expressar seu desconforto e suas emoções aflitivas. Utilize a técnica da autoafirmação, em seis passos:

1. Use a primeira pessoa do singular: eu.

2. Expresse seu desconforto: eu não gosto, eu não me sinto bem.

3. Expresse o comportamento do outro que causou esse desconforto: quando você toma decisões em meu trabalho e não me consulta.

4. Expresse as consequências da situação: quando você faz isso, fico excluído do processo.

5. Mostre os benefícios da mudança de comportamento: se você me consultar antes, posso contribuir mais.

6. Peça para que o outro adote o novo comportamento: por isso, peço-lhe que me consulte antes de tomar uma decisão que envolva meu trabalho.

Saiba colocar limites e dizer a palavra NÃO. Para dizer não, use uma linguagem generosa, direta e objetiva:

Para resolver um problema com alguém, descreva o problema, entenda as causas, busque a solução e o comprometimento e não ataque a pessoa. No fim, deixe claras suas expectativas:

O profissional assertivo usa uma linguagem não violenta e positiva porque tem bons pensamentos e bons sentimentos. Veja um exemplo:

“ Vejo que temos visões diferentes sobre o projeto. Porém acredito que seja interessante que nosso relacionamento profissional seja focado no interesse da empresa. Vamos deixar de lado as nossas divergências pessoais.

Assim, proponho alinharmos as metas, semanalmente.”

Essa linguagem cuida para não provocar bloqueios no ouvinte, e você pode dizer tudo que quer e precisa, sem rodeios e estresse.

Como ouvinte, o profissional com o comportamento assertivo compreende o ponto de vista do outro, mesmo discordando de sua opinião, porque entende que as pessoas pensam a partir de suas crenças pessoais.

Por isso, acredita que o outro tem o direito de se explicar, mostrando o porquê do comportamento.

Dessa forma, usa a escuta ativa para vincular pessoas e chegar a soluções criativas, efetivas e que atendam aos interesses das partes envolvidas.

Como?

Pedindo mais explicações, repetindo e resumindo o que o outro falou, dizendo expressões que demonstram seu interesse pelo outro, como por exemplo:

“ Eu compreendo...Eu consigo sentir o que você sente...Eu imagino o que sente...O que posso fazer para ajudar.... O que você pretende fazer agora....” e propondo soluções de benefícios mútuos.

Existem muitas indagações sobre a utilização do comportamento assertivo e de atitudes positivas para resolver os conflitos do dia a dia do trabalho com uma postura responsável e saudável.

Fonte: livro “O Emocional Inteligente” – Vera Martins.

 

 


Post date: 2017-12-05 13:50:54
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