

Aprenda a fazer uma deliciosa e crocante maçã do amor para saborear na sua festa junina.
Em 1959, quando a família espanhola Farre patenteou a maçã do amor, os galanteadores presenteavam as moças com o doce em um ato de romantismo. E a data preferida para esse gesto era com certeza o Dia dos Namorados.
A família chegou ao Brasil em 1954 e como era especialistas em doces, escolheram abrir um negocinho para vendê-los.Inspirado pelas frutas caramelizadas chinesas conhecidas como Tannghulu, como uva e abacaxi, Ramon Farre Martinez, 77 anos teve a ideia de usar uma fruta que temos e muito no Brasil, a maçã.
Já o nome romântico quem deu foi o pai de Ramon, de forma nada romântica. Era tarde da noite, e o pai disse: “Põe logo Maçã do Amor e vamos dormir!” Dito e feito. Tamanho o sucesso, recebeu a devida patente em nome da família. Hoje, é doce garantido em todas as festas juninas e muitos países também preparam a iguaria.
Antes de seguir com as dicas de preparo, anote os ingredientes que você vai precisar para fazer essa delícia típica de Festa Junina:
1 kg de açúcar
500 ml de água
1 colher de sopa de vinagre de maçã
corante vermelho (pó ou líquido)
12 maçãs pequenas
palitos de sorvete
Uma dica bem importante é nunca usar maçãs recém-tiradas da geladeira, pois elas ficam úmidas e, portanto, a calda não vai fixar. Use sempre maçãs em temperatura ambiente. Lave e seque bem as maçãs. Espete-as com 1 ou 2 palitos para ajudar na firmeza na hora de caramelizar. Unte formas de alumínio com óleo.
Coloque todos os ingredientes da calda dentro de uma panela. Mas aqui você precisa ter atenção com esta dica importante: nesta receita não se usa nenhuma colher, pois a calda pode ficar açucarada e esfarelar. Ou seja, mexa a panela para misturar os ingredientes. Sempre em fogo alto até que a calda comece a ferver. Depois, coloque em fogo baixo e deixe cozinhar por 20 minutos.
O ponto certo da calda da Maçã do Amor é o ponto de bala dura. Para checar, mergulhe a ponta de um palito de sorvete na calda e pingue em um copo com água fria. Se a bala que se formar for quebradiça está no ponto. Se ela ainda for elástica, deixe mais tempo no fogo.
Comece o processo de mergulhar as maçãs na calda e colocá-las sobre a forma previamente untada. Você precisa ser ágil e fazer esse processo rapidamente, pois a calda vai endurecendo. Depois que colocá-las nas formas, pode enfeitar como quiser, com chocolate granulado, canela em pó ou só aproveitar ela caramelizada mesmo.
Tudo pronto para a sua Festa Junina em casa. Surpreenda quem você mais ama, com essa deliciosa receita.
Social Widgets powered by AB-WebLog.com.