Como fazer maçã do amor

Aprenda a fazer uma deliciosa e crocante maçã do amor para saborear na sua festa junina.

Em 1959, quando a família espanhola Farre patenteou a maçã do amor, os galanteadores presenteavam as moças com o doce em um ato de romantismo. E a data preferida para esse gesto era com certeza o Dia dos Namorados.

A família chegou ao Brasil em 1954 e como era especialistas em doces, escolheram abrir um negocinho para vendê-los.Inspirado pelas frutas caramelizadas chinesas conhecidas como Tannghulu, como uva e abacaxi, Ramon Farre Martinez, 77 anos teve a ideia de usar uma fruta que temos e muito no Brasil, a maçã.

 Já o nome romântico quem deu foi o pai de Ramon, de forma nada romântica. Era tarde da noite, e o pai disse: “Põe logo Maçã do Amor e vamos dormir!” Dito e feito. Tamanho o sucesso, recebeu a devida patente em nome da família. Hoje, é doce garantido em todas as festas juninas e muitos países também preparam a iguaria.

Ingredientes

As maças

Uma dica bem importante é nunca usar maçãs recém-tiradas da geladeira, pois elas ficam úmidas e, portanto, a calda não vai fixar. Use sempre maçãs em temperatura ambiente. Lave e seque bem as maçãs. Espete-as com 1 ou 2 palitos para ajudar na firmeza na hora de caramelizar. Unte formas de alumínio com óleo.

A calda

Coloque todos os ingredientes da calda dentro de uma panela. Mas aqui você precisa ter atenção com esta dica importante: nesta receita não se usa nenhuma colher, pois a calda pode ficar açucarada e esfarelar. Ou seja, mexa a panela para misturar os ingredientes. Sempre em fogo alto até que a calda comece a ferver. Depois, coloque em fogo baixo e deixe cozinhar por 20 minutos.

O ponto certo

O ponto certo da calda da Maçã do Amor é o ponto de bala dura. Para checar, mergulhe a ponta de um palito de sorvete na calda e pingue em um copo com água fria. Se a bala que se formar for quebradiça está no ponto. Se ela ainda for elástica, deixe mais tempo no fogo.

Preparando as maças

Comece o processo de mergulhar as maçãs na calda e colocá-las sobre a forma previamente untada. Você precisa ser ágil e fazer esse processo rapidamente, pois a calda vai endurecendo. Depois que colocá-las nas formas, pode enfeitar como quiser, com chocolate granulado, canela em pó ou só aproveitar ela caramelizada mesmo.

Tudo pronto para a sua Festa Junina em casa. Surpreenda quem você mais ama, com essa deliciosa receita.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Open chat
1
Posso ajudar?
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On Instagram