MÃE: O NOSSO PRIMEIRO EXEMPLO DE LIDERANÇA

A Mãe é o primeiro exemplo de liderança para seu filho.

Mulheres são seres especiais escolhidos por Deus para gerar outras vidas. Sua missão na terra é liderar e ser feliz.

Resultado de imagem para IMAGENS MÃES

Parabéns a todas as mulheres que são mães e também a aquelas que optaram por não serem por diversos motivos.  E viva o poder da escolha! Valorizar todas as mães, sejam elas solteiras, donas de casa, líderes e funcionárias,  independente de qualquer outra coisa.

Neste Dia das Mães, desejo que as mães ganhem cada vez mais espaço no mercado de trabalho, como empreendedoras e em cargos mais altos de liderança nas empresas, e também mais flexibilidade por toda a sua dedicação em ambas as carreiras: na de mãe e na de profissional.

 

Referência de Liderança

Imagem relacionada

Acredito que nossas mães são as primeiras referências de liderança que temos na vida. Não vamos questionar aqui os muitos significados da palavra liderança, mas considerando uma rápida definição como “direcionar e/ou guiar comportamentos em prol de resultado”, todos os dias as mães vão empoderando suas capacidades de modificar comportamentos ou provocá-los intencionalmente, objetivando colher resultado lá na frente.

Uma mãe, assim como um líder, acredita no potencial do seu filho/funcionário e deposita toda a sua confiança nos esforços dele, sejam a curto, médio ou longo prazo.

Sua atribuição é dar apoio direto nos primeiros anos de vida, depois quando grandes e continuar mantendo este apoio, mesmo que indiretamente, até o seu total desligamento desta função.

Resultado de imagem para IMAGENS MÃES

Acredito que um líder possui algumas características bastante comuns que podem ser relacionadas de certa forma com o papel materno.

Não importa o sistema familiar ou a cultura do país, toda família tem fortes influências da liderança que a mãe estabelece. Mães! Mais uma grande responsabilidade das mulheres. Definitivamente, somos exemplos de liderança. Mas, o que podemos levar da aprendizagem natural e do instinto maternal para o mundo corporativo e, ainda tirar o melhor proveito disso? O que aprendemos quando nos tornamos mães ou o que aprendemos com as nossas mães?

A lista de habilidades seria longa, mas o propósito aqui é gerar uma reflexão sobre mães e a liderança no trabalho. Um dos caminhos mais comuns para esta reflexão segue pelo verdadeiro sentido do amor e da aceitação aprendidos com a maternidade. Concordo que a entrega do amor passa a ser incondicional e a dose de resiliência aumenta consideravelmente, além de uma grande capacidade de ação e de separar o importante do urgente e, sobretudo, a escuta com o coração.

Mas, talvez, as habilidades que se destacam passam pela coragem. Ser mãe é um ato de coragem para ser impopular e odiada em alguns momentos. Afinal, quem nunca deixou o filho em pranto por negar algo desnecessário ou não aplicável no momento da solicitação. Qual mãe nunca foi o centro das conversas dos filhos com seus amigos, terapeutas, namorados?

Resultado de imagem para IMAGENS MÃES

Ser mãe é ter esperança, ser otimista, lembrar e apreciar pequenas coisas. Afinal, quem nunca saiu da festinha do dia das mães enxugando as lágrimas e retocando a maquiagem, isto é valorizar as vitórias, ser sensível aos sentimentos e necessidades, mas sem esmorecer diante das dificuldades. Sempre criando uma visão positiva de um futuro desejado. Esses também são os atributos desejados em um líder eficaz.

 

Reflexão sobre Motivação e Autoconhecimento

Resultado de imagem para IMAGENS MÃES

Para alcançarmos os nossos objetivos, a motivação é crucial! E estamos falando aqui daquela motivação que vem de dentro, lá dentro… que nos move pra frente, para o novo, para ajudar o próximo, de longa duração, e que nos dá tranquilidade e segurança interna quando as coisas também podem não estar dando certo.

Pois a motivação externa, a que vem de fora, é rápida, passageira, e depende de muitos fatores que na maioria das vezes não depende da gente mesmo.

 O segredo está em conseguir conciliar o desenvolvimento da motivação intrínseca da pessoa, filho ou colaborador, para sustentar os altos e baixos que fazem parte da realidade do nosso dia-a-dia.

Critique menos, agradeça mais e você, mãe ou líder, treine experimentar enxergar mais os pontos fortes e desenvolvê-los, do que ficar correndo atrás dos pontos fracos.

Considerações finais

Enfim, ser mãe e ser líder. É ser o exemplo e assumir estas responsabilidades. Os jovens se espelham em seus líderes, valorizam o que os pais valorizam, criam comunidades aceitas e valorizadas por eles. Ser magnânimo, solidário, generoso, saber questionar, escutar e acolher, sem julgamentos.

Mãe referência de vida

Coach Silmara

 

 

   

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara
Silmara Regina Carlos - Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach - Instituto HOLOS - Certificação ICF International Coach Federation.