Habilidades – Qual será a mais importante no século XXI?

Habilidades – Qual será a mais importante no século XXI? Vamos descobrir juntos esta tão importante habilidade que pode mudar a trajetória de nossas carreiras.

Conexão de habilidades

  • Que novas habilidades você teve que aprender até agora em sua carreira?

  • O que você precisa dominar a seguir para alcançar seus objetivos?

  • Que tal daqui a um ano ou daqui a cinco anos?

O mundo do trabalho está mudando rapidamente com o surgimento de tecnologias emergentes como: inteligência artificial, aprendizado de máquina e automação, eles alteram os requisitos de trabalho.

À medida que as tecnologias continuam a evoluir e as condições de negócios mudam, os funcionários precisam permanecer no modo de aprendizado para que suas habilidades não percam a conta.

É importante manter o equilíbrio e não negligenciar o desenvolvimento de habilidades sociais leves como uma boa comunicação em detrimento as novas tecnológicas que vem surgindo por todos os lados.

Formação em Mentoring, Coaching e Advice Humanizado ISOR®

No entanto, uma solução amigável é fazer escolhas assertivas no investimento de novos aprendizados que sejam condizentes ao seu Momento e ao seu Autoconhecimento. Pois,  o nosso sucesso contínuo depende de uma mistura saudável dos dois.

Há muita incerteza e ambiguidade em relação ao futuro do trabalho, não importa o seu setor ou função, é por isso, que quando alguém pergunta:

Qual será a próxima habilidade “quente”?

Digo que é a mesma  que servirá às pessoas hoje, amanhã e no futuro – a capacidade de aprender.

Não importa se você se formou na faculdade no ano passado ou 10 anos atrás. Sua capacidade e vontade de construir continuamente novos conhecimentos e habilidades, podem significar a diferença entre uma trajetória ascendente e contínua ou a de um patamar de carreira estagnada.

Aprendizagem é uma habilidade indispensável 

Habilidades novas

Quando as pessoas abraçam a aprendizagem ao longo da vida, a assimilação de novas habilidades não é apenas mais uma parte de sua jornada profissional.

Separar o processo do resultado também o tornará um aprendiz melhor, pois, você ficará menos obcecado com o domínio imediato de uma habilidade e apreciará mais o fato de que, sair da zona de conforto o ajuda a crescer como pessoa.

Uma mentalidade de aprendizado também torna menos provável que você seja jogado fora ou imobilizado quando um projeto mudar de escopo, ou, uma função de trabalho sofrer transformação.

Enquanto outros lutam para descobrir aonde ir a partir daqui, os aprendizes conseguem manter sua jornada produtiva.

É fundamental, no entanto, incluir o aprendizado contínuo na sua vida. Diante da mudança rápida e furiosa, as habilidades sutis ajudam os profissionais a trabalharem de maneira mais inteligente. As empresas desejam funcionários com capacidade de aprender.

Liderança baseada nas habilidades

pessoas felizes

Líderes corporativos estão errados em descartar o aprendizado e o desenvolvimento como algo para tornar os funcionários “felizes”. Empresas com uma cultura orientada para o aprendizado, obtêm as recompensas de muitas maneiras que vão direto ao resultado final.

Portanto, eles podem efetivamente fechar suas próprias lacunas de habilidades, oferecendo oportunidades robustas de pesquisa e desenvolvimento para os funcionários existentes, diminuindo assim os custos consideráveis ​​associados à terceirização, contratação e incorporação de novos talentos.

Além disso, podem estimular a inovação, permitindo que às pessoas aprendam e trabalhem em todas as funções, o que traz novas ideias e pontos de vista em jogo.

O chamado “Rodízio de Funções” pode revelar muitos talentos, como também, ajudar o líder a investir e alocar os colaboradores de forma assertiva, visando melhorar o desempenho dos resultados esperados pela empresa e a satisfação do colaborador que realmente sente-se feliz em poder pôr em prática suas reais habilidades.

Adaptação do artigo originado no Forbes.com.

Click Ideal Equilíbrio

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara
Silmara Regina Carlos - Empreendedora, Educadora, Coach ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach - Instituto HOLOS - Certificação ICF International Coach Federation.