INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Já pensou em gerenciar suas emoções para quando você precisa? Isso é ter Inteligência EmocionalO primeiro passo para isso é conhecer bem o que quer, e ter a ciência clara e absoluta dos seus atos.

Quando você é capaz de identificar suas emoções no momento em que esteja mais alterado emocionalmente, você está reconhecendo suas ações e comportamentos. E é nesse momento que você pode ainda identificar o que as suas emoções causam em você. Isso no seu corpo físico, emocional, intelectual e espiritual.

Quando você tem claro o que quer e deseja para a sua vida e então se reconhece. Você pode começar a identificar os seus comportamentos emocionais, perceber se eles aproximam ou afastam você de onde quer chegar.

Alma, Morte, Redenção, Eternidade, Luz, Psique

E se você já chegou a este ponto e necessita então mudar a sua emoção, por que percebe que ela a prejudica e/ou limita. Então tire de você mesmo a energia que precisa.

Faça isso perguntando-se:

  • O que me deixa muito feliz?

  • O que eu faço que me dá prazer?

  • Quais são as emoções mais gostosas que já senti?

  • O que eu estava fazendo?

  • E com quem?

  • Que momento de minha vida que eu me orgulho muito?

  • Como eu era nesse momento?

Isso mesmo! Simples assim! É encontrar o gatilho fazendo perguntas sobre você, seus momentos bons, divertidos, alegres, poderosos, mesmo que você esteja numa pior. Duvido que nunca sentiu umas dessas emoções positivas.

Vai lá! Resgate -as. Elas são os seus gatilhos, que vai fazer com que você implemente ações positivas para acionar a emoção positiva que você precisa no momento.

Quer fortalecer esses gatilhos?

Então comece a treinar. Isso mesmo, o exercício emocional existe e permite que você se aprimore, crie músculos emocionais, para ser mais resistentes e fortalecidos no momento em que precisa convocar uma emoção ao seu favor.

Emoções, Desespero, Depressão, Dor De Cabeça, Homem

Comece treinando a sua paciência, provavelmente você odeia algo, como também ama. Então quero que você identifique a sua paciência.

  • Como é quando você fica impaciente?

  • Como você fica? Fisicamente, emocionalmente, intelectualmente e espiritualmente?

  • Agora pense em três situações, pessoas que você despreza muito.

  • Identifique as características que detesta nelas.

  • Pense também em três situações, pessoas que você ama muito.

  • Identifique as características que ama.

 Você tem aqui um lado que odeia e um lado que ama.

Cubo, Smilies, Vários, Engraçado, Sentimentos, Emoticon

Quer praticar a sua paciência?

Então, segue aqui um desafio.

Passe a tratar as situações, pessoas que odeia com as características e ações que você ama.

Como disse, desafio mesmo.

Como será ouvir com amor àquela pessoa que você nunca tem paciência e tempo pra ela?

Nesse treino prático, você vai identificar que muita falta de paciência está dento da gente mesmo, e provavelmente, aquilo que você odeia você faz, mesmo não querendo fazer. Você faz até em menor intensidade pode ser, mas admita você faz!

Hora de olhar para você e se reconhecer, para então mudar.

Não vai querer ficar com o que odeia dentro de você não é?

Então vamos lá, força para agir, coragem para enfrentar.

Você é maior do que as suas emoções.

Você é um verdadeiro vencedor.

Vamos juntos!

Coach Silmara

   

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
silmara on Bloggersilmara on Facebooksilmara on Googlesilmara on Instagramsilmara on Youtube
silmara
Silmara Regina Carlos - Educadora, Life Coaching ISOR®, Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Palestrante abordando os temas: Desenvolvimento Pessoal, Qualidade de Vida e Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional. Especialista em Gestão de Pessoas, graduada em Pedagogia, Letras e Coach - Instituto HOLOS - Certificação ICF International Coach Federation.