TRANSIÇÃO DE CARREIRA – VOCÊ JÁ PENSOU NISSO?

Não importa se tem 18, 40 ou 90 anos, sempre é tempo de se encontrar na vida e contribuir com os demais, compartilhando o melhor de você. Não tenha medo de investir em uma Transição de Carreira se for para ser feliz. Vai valer a pena!

Acredito piamente que não existe mau profissional e sim, pessoas trabalhando com a profissão errada.

Profissão Transtorno

Passei muitos anos da minha vida trabalhando com algo que até gostava, mais, que me deixava ansiosa, angustiada e que roubava toda a minha energia.

Apesar de me sentir privilegiada por lecionar, e por mais que, esta profissão contribua para a formação de tantas outras pessoas, mesmo assim, não me sentia feliz. Pelo contrário. A tristeza foi tomando conta de mim, não conseguia equilibrar vida pessoal com a profissional. 

Até que fiquei doente com transtorno de ansiedade e deprimida. Logo após o tratamento médico, quando já estava me sentindo melhor, no entanto, bastante perdida e sem saber o que fazer da minha vida, decidi passar por um processo de Coaching, e só então, em pouco mais de um mês, pude visualizar o que não consegui enxergar sozinha.

Processo de transição de carreira

Após um profundo trabalho de autoconhecimento, entendi que o problema estava na escolha errada da profissão. E apesar de fazer algo que gostava e ter conseguido sucesso profissional, tudo aquilo exigia muito de mim.

Foi então, que notei que a minha profissão não estava alinhada aos meus principais valores, aos meus talentos e habilidades Naturais.

Graças a total falta de conhecimento próprio e de planejamento, passei anos da minha vida exigindo mais de mim do que o necessário, me fazendo ficar doente de tanto “stress”.

Essa situação mudou, quando passei por um processo de Coaching. Nele, descobri o que estava acontecendo e fui orientada a planejar minha transição de Carreira, para algo que realmente estava alinhado aos meus valores, talentos e habilidades. Processo esse, que me aproximou da minha missão de vida.

Confesso que me apaixonei pelo Coaching e consequentemente, decidi fazer novos cursos na área do desenvolvimento humano e um deles foi o curso de Coaching e Mentoring do Instituto Holos.  

Mudança de profissão

Tive a coragem de deixei no passado a profissão de professora, a qual, me fazia tão mal.  Atualmente, trabalho no que realmente gosto. Sou uma Produtora de Conteúdo digital,  minha ferramenta principal é a criatividade e utilizo o Marketing Digital para dar o meu recado.

Fui ousada e corajosa. Não pense que joguei fora toda à bagagem que aprendi nas demais profissões e cursos que fiz anteriormente. Pelo contrário, juntei as minhas habilidades, experiências, conhecimentos, técnicas aprendidas no passado e apliquei-as na minha nova profissão.

Hoje, a minha missão é: desenvolver o ser humano, seus recursos emocionais, suas habilidades e capacidades comportamentais, através da produção de conteúdo digital educativo. E confesso a você, que valeu a pena cada esforço e investimento financeiro para concretizar essa Transição de Carreira.

Por que mudar de carreira?

Todos nascemos com talentos naturais, portanto, temos o dever de multiplicá-los, pelo menos é o que diz a bíblia. A parábola diz também que não devemos enterrar nossos talentos, e sim, colocá-los em ação, em nosso próprio benefício, como também, disponibilizando-os em prol de quem precisa.

Agora, se você:

– Se identificou com algum fato da minha história.

–  E sente que não está no lugar certo.

– Já acorda cansado só de pensar que precisa ir trabalhar.

– Está ansioso, angustiado (a), triste, deprimido (a) com a sua vida profissional.

– Não sabe mais o que gosta e o que não gosta.

– Até suspeita, mas não sabe como fazer essa transição de carreira.

 

Sugiro que repense sua vida profissional até aqui. Caso sinta dificuldade em fazer essas mudanças sozinho (a), procure um profissional Coach, peça ajuda. 

Com certeza, o seu processo de Transição de Carreira será menos doloroso, mais produtivo e assertivo. Você também pode optar por fazer o curso de Coaching e Mentoring do Instituto Holos, apenas para se autoconhecer, ou até mesmo, com o objetivo de trabalhar neste ramo. Eu utilizei para as duas finalidades. 

Descobrindo seus valores

Convido-lhe a um breve autoconhecimento a partir do start do ser humano.

Reserve alguns minutos sem interrupções e vivencie seus valore, respondendo as perguntas abaixo:

Nossos valores são tudo que acreditamos como certo, independente da ética que faz parte de um conjunto de valores da sociedade.

Finalize o exercício, preenchendo as lacunas com os seus dados, baseados no exercício anterior de valores:

Meu nome é ___________ gosto de estar ao lado de pessoas (adjetivos) __________, __________ e __________. Sou feliz quando posso (verbos) __________, __________ e __________. Geralmente costumo buscar motivação através de __________. Muitas pessoas me elogiam pela minha (habilidade principal) __________. Neste ano pretendo realizar três objetivos: __________, __________ e __________. Depois de alcançá-los serei mais__________, porque __________. Estou ciente que encontrarei alguns obstáculos como pessoas: (adjetivos) __________, __________ e __________. No entanto, manterei o meu equilíbrio e sabedoria para desviar e superar estes contratempos. O importante é alinhar os meus sonhos aos meus valores que são: ____________________________________________________.

Material de apoio: Livro Grandes Mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados extraordinários na sua vida pessoal e profissional – Coaching – Editora Ser Mais.

Parabéns! Acredito que após esta prática, algumas coisas podem ter passado em seu pensamento, e provavelmente, alguns questionamentos sobre: comportamento x valores vieram à tona.

Agora, que você teve a oportunidade de rever os seus valores e assumir a sua verdadeira essência como pessoa, permita-se ir além.

Até a próxima etapa da nossa evolução.

Compartilhe nos comentários seus “insights”, após a realização do exercício proposto, deixe também, algumas dicas que souber para ajudar mais pessoas.

Te  desejo excelentes resultados

Silmara

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira mais Artigos

Produção de Vídeos

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.

Open chat
1
Posso ajudar?
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On Instagram